DTA Flashcards
Cite 3 bactérias NÃO formadoras de ESPOROS
Campylobacter jejuni, Shigella flexneri e Staphylococcus aureus
Qual organismo Não é bom competidor com outras bactérias e por isso se tornou um baixo causador de doenças alimentares por ingestão de produtos crus.
Sthapylococcus aureus
Qual alimento tem maior probabilidade de causar a CISTICERCOSE, ALface ou carne de porco?
Alface
Qual microrganismo apresenta as características abaixo?
Coloração: Gram-Positivo pH: 4-10 Temperatura (Multiplicação): 7- 48ºC Atividade de água: 0,83-0,99 Produção de enterotoxina: SIM Produção de esporos: NÃO
Sthapylococcus aureus
Dos Bacillus cereus, qual tipo causa intoxicação e toxinfecção?
B.cereus toxina Emética - Intoxicação
B.cereus toxina Diarréica - Toxinfecção
Qual é o nome do processo de conservação de alimentos, na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com água gelada. Usa-se principalmente para carne, hortaliças ou frutas que pretendem congelar.
Branqueamento
Sobre Antibióticos, dê exemplos de Bactericidas e Bacteriostáticos
Bactericidas: Quinolonas, Vancomicina, cefalosporina, Rifamicina, Polimixina B
Bacteriostático: Macrolídeos, Tetraciclinas, Sulfas, Cloranfenicol
Cite 3 Bactérias produtoras de esporos
Bacilus cereus, C. perfringes, C.botullinum
Micotoxinas são metabolizadas no fígado por um processo chamado de:
Biotransformação, porém pode transformar em um composto mais tóxico- epóxido ativo, o qual pode causar câncer de fígado.
A flora intestinal adulta é composta de sobretudo por bactérias estritamente anaeróbicas
CERTO
E.coli é um cocos, gram-negativo, anaerobio facultativo, catalase positivo, oxidase negativo.
Errado.
E.coli é um bastonete, gram-negativo, anaerobio facultativo, catalase positivo, oxidase negativo.
A salmonella fermenta glicose, produzindo gás e ácido, porém é incapaz de metabolizar lactose e sacarose.
CERTO
Gênero Streptococcus e enterococcus, é definido por meio da combinação de quais características ?
É definido por meio da combinação de características ANTIGÊNICAS , HEMOLÌTICAS e FISIOLÓGICAS, no grupos A,B,C,D,F,G
Cite os fatores de Virulência e patogenicidade dos Staphylococcus aureus.
Estafiloquinase Hialuronidase fosfatase coagulases hemolisinas
Início dos sintomas dos S. aureus
1 a 7 horas
Há evidências de transmissão de E.coli O157:H7 pelo contato direto entre as pessoas.
CERTO
Somente a Yersinia enterocolitica causa gastrenterites
Errado. Y. enterocolitica e Y. pseudotuberculosis
A tuberculose bovina é adquirida pelo homem por meio da manipulação de carnes infectadas, por via aerógina e por via digestiva, particularmente por meio da ingestão de leite e de produtos lácteos pasteurizados.
Errado.
Não Pasteurizado.
A toxoplasmose é uma zoonose parasitária transmitida por protozoário encontrado em carnes bovina, suína, ovina e de aves pouco cozidas e tem como hospedeiros primários os gatos.
certo
A salmonelose é considerada uma das zoonoses de menor distribuição mundial, de ocorrência restrita aos países europeus, cuja transmissão envolve praticamente todos os vertebrados, e está associada a ingestão de alimentos.
Errado. MAIOR distribuição mundial
No Brasil, o Ministério da Saúde define surto de DTA como o evento no qual duas ou mais pessoas apresentam, em um determinado período de tempo, sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimento e(ou) água da mesma origem.
CERTO
Staphylococcus é Aeróbia estrita
Errado
Anaeróbia Facultativa
As salmonellas que causam Gastrinterites são: Tiphy e Paratphy
Errado
S. Enteretidis e S. Tiphymurium
Thyphi e Paratyphi: Febre entérica
S. cholesuis: oença Sistemica Invasiva
A resistência a antibióticos em Salmonella tem aumentado, e, em alguns países
asiáticos, mais de 90% das Salmonella isoladas são resistentes aos antibióticos mais
comumente utilizados. A combinação do aumento da resistência a antibióticos e a
vasta disseminação desses organismos têm resultado em cepas como a S. Pullorum DT104
errado
A resistência a antibióticos em Salmonella tem aumentado, e, em alguns países
asiáticos, mais de 90% das Salmonella isoladas são resistentes aos antibióticos mais
comumente utilizados. A combinação do aumento da resistência a antibióticos e a
vasta disseminação desses organismos têm resultado em cepas como a S. Typhimurium
DT104
A Salmonella possui uma estrutura complexa de lipopolissacarídeos (LPS), a qual origina o antígeno H. O número de repetições de unidades e a composição de açúcar variam de modo considerável no LPS da Salmonella e são de vital importância no que se refere aos estudos epidemiológicos.
ERRADO.
A Salmonella possui uma estrutura complexa de lipopolissacarídeos (LPS), a qual ORIGINA O ANTÍGENO O. O número de repetições de unidades e a composição de açúcar variam de modo considerável no LPS da Salmonella e são de vital importância no que se refere aos estudos epidemiológicos.
Em relação aos Campylobacter, o micro-organismo é secretado nas fezes em até 3 dias após os sintomas terem cessado.
ERRADO
O período de incubação é de 2 a 10 dias, com a maioria das pessoas apresentando sintomas aos 4 dias. A doença perdura por cerca de uma semana e costuma ser autolimitada depois de um período de repouso no leito. O micro-organismo é secretado nas fezes durante várias semanas após os sintomas terem cessado.
A E. coli é um bastonete curto Gram-negativo, catalase-positivo, oxidase-negativo, anaeróbio estrito, membro da família Enterobacteriaceae, e muitas das bactérias isoladas fermentam lactose.
errado
E. coli é um bastonete curto Gram-negativo, catalase-positivo, oxidase-negativo e anaeróbio FACULTATIVO. (igual a Staphylo).
obs>: são utilizados como organismos indicadores, como um dos “coliformes”, para indicar poluição fecal de água, matéria-prima e alimentos.
Entre outros, os sintomas típicos da doença alimentar causada por V. vulnificus são: febre, náuseas e diarreia com muco e sangue.
errado.
Os sintomas típicos da doença alimentar causada por V. vulnificus são: febre, tremores, náuseas e lesões na pele.
O Cl. perfringens causa dois tipos bem diferentes de doenças alimentares devido a produção de uma ou mais toxinas. O organismo pode produzir mais de 13 toxinas diferentes
certo
Os Campylobacter se multiplicam em temperaturas ambientes ou de refrigeração.
errado
Os Campylobacter são finos bastonetes Gram-negativos.
São microaerófilos (que requerem 3 a 5% de oxigênio e 2 a 10% de dióxido de carbono), entretanto sua tolerância ao oxigênio é dependente da espécie e da cepa. Sua multiplicação ótima ocorre entre 42 a 46 ºC, e não se multiplicam em temperaturas abaixo de 30 ºC.
A toxina botulínica é formada por duas proteínas, fragmento A (cadeia leve – LC) e fragmento B (cadeia pesada – HC), as quais são ligadas por uma ponte dissulfídica. A cadeia pesada é responsável pelo efeito da toxina nas células nervosas.
errado
A LC é responsável pelo efeito da toxina nas células nervosas. A HC contém o domínio de translocação na membrana e a estrutura de ligação receptora da toxina
A SEA é a toxina que costuma estar mais associada com intoxicações causadas por Staphylococcus (cerca de 77% dos surtos), e é codificada por um bacteriófago temperado. Outras toxinas comums são a SED (38%) e a SEB (10%). Essas toxinas são altamente termoestáveis e resistentes a cocção e a enzimas proteolíticas.
certo
As cepas de E. coli enteropatogênica (EPEC) não produzem qualquer enterotoxina ou citotoxina. Elas invadem, aderem e acabam com as vilosidades das células epiteliais.
certo
Os estreptococos do Grupo D causam dor de garganta séptica e febre escarlatina, além de outras infecções pirogênicas e septicêmicas. O organismo também pode causar “síndrome do choque tóxico”.
errado
estreptococos do Grupo A
O gênero Listeria é dividido em seis espécies, dentre as quais a L. monocytogenes é a que suscita maior preocupação no que concerne a enfermidades causadas por alimentos.
certo
A espécie L. monocytogenes é subdividida em 13 sorovares.
Os sorovares epidemiologicamente importantes são 1/2a (15 a 25% dos casos) 1/2b (10 a 35% dos casos) e 4b (37 a 64% dos casos).
Surtos provocados pelo sorovar 4b são bem mais frequentes em casos envolvendo gestantes, enquanto o sorovar 1/2b é mais comum em casos com mulheres não grávidas
A listeriose é clinicamente definida quando o micro-organismo é isolado a partir do alimento ingerido pela pessoa com sintomas compatíveis com essa enfermindade.
Errado
O micro-organismo é isolado a partir do sangue, do líquido cerebrospinal ou de qualquer outro local estéril, como a placenta e o feto.
Os sorovares de Salmonella são diferenciáveis por seus antígenos O, H e Vi.
certo
Uma vez que o Bacillus cereus sendo encontrado por todo o ambiente, baixos números em geral ocorrem em alimentos. Por isso, o principal mecanismo de controle é a prevenção da germinação de endósporos e da multiplicação em alimentos cozidos prontos para consumo.
certo
A Y. enterocolitica tem origem alimentar em produtos de suínos curados e não curados, leite e produtos lácteos.
certo
Em relação ao Bacillus cereus, as intoxicações alimentares ocorrem quando o alimento é sujeito a abusos de tempo-temperatura, propiciando que um nível baixo de organismos se multiplique até níveis significativos (>105UFC/g) necessários para a intoxicação.
certo
O Bacillus cereus é um bastonete Gram-positivo de células grandes, aeróbio facultativo e cujos endósporos não aumentam o esporângio.
certo
São exemplos de agentes causadores de infecção alimentar: Salmonella, Campylobacter e E. coli patogênicas.
certo
Exemplo de Intoxicantes: Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Clostridium botulinum.
certo
Alimentos que apresentam os menores riscos de causarem listeriose são os que foram processados ou têm fatores intrínsecos ou extrínsecos que previnem a multiplicação dessa bactéria. Por exemplo, se o pH do alimento for igual ou menor que 4,4, a atividade de água for igual ou menor que 0,92, ou se for congelado.
certo.
4.3.5 Listeria monocytogenes
A L. monocytogenes é bastante forte e resiste extraordinariamente bem, considerando que é uma bactéria não esporulada, aos efeitos deletérios do congelamento, da secagem e do calor. Sua capacidade multiplicação em temperaturas tão baixas quanto 3ºC propicia que se multiplique em alimentos refrigerados. Os alimentos que apresentam os maiores riscos são aqueles que permitem a multiplicação da L. monocytogenes. Ao contrário, alimentos que apresentam os menores riscos de causarem listeriose são os que foram processados ou têm fatores intrínsecos ou extrínsecos que previnem a multiplicação dessa bactéria. Por exemplo, se o pH do alimento for igual ou menor que 4,4, a atividade de água for igual ou menor que 0,92, ou se for congelado.
O método de Kjeldahl, por meio do qual se determina a matéria nitrogenada total de uma amostra, envolve a utilização de um fator de correção para indicar a quantidade de proteína de uma amostra.
certo
No teste da fosfatase alcalina, a coloração azul intensa indica que há atividade enzimática, logo o leite é cru ou não pasteurizado.
certo
Em amostras de carne, recomenda-se o uso de espectrometria de absorção atômica para a determinação de metais pesados, como cádmio e chumbo.
certo
Um dos princípios do programa de análise de perigos e pontos críticos de controle consiste na identificação dos pontos críticos de controle, definidos como pontos, etapas ou procedimentos em que se podem aplicar medidas de controle para prevenção, eliminação e redução, a níveis aceitáveis, de um perigo.
certo
Em caso de suspeita de botulismo de origem alimentar, se não houver restos de alimento efetivamente consumido para análise, pode-se utilizar, como amostra, a própria embalagem do alimento, uma vez que a toxina botulínica pode estar presente em suas paredes internas e, nesse caso, ser retirada mediante enxugadura. Em tal circunstância, o diagnóstico bromatológico deve ser feito por meio de diagnóstico in vivo ou in vitro.
certo
O gênero Streptococcus compreende cocos Gram-positivos microaerófilos, os quais não são móveis e apresentam-se em cadeias ou pares.
certo
A sobrevivência intracelular do Campylobacter jejuni no hospedeiro pode ser auxiliada pela produção de catalase, que protege contra o estresse oxidativo causado pelos lisossomos. O organismo pode, também, entrar em estado de células “viáveis mas não cultiváveis” (VNC), o qual pode ser importante na virulência do organismo.
certo
A resistência a antibióticos em Salmonella tem aumentado, e, em alguns países asiáticos, mais de 90% das Salmonella isoladas são resistentes aos antibióticos mais comumente utilizados. A combinação do aumento da resistência a antibióticos e a vasta disseminação desses organismos têm resultado em cepas como a S. Typhimurium DT104.
certo
Entre outras, as medidas de controle Listeria monocytogenes incluem o tratamento através de refrigeração isoladamente.
ERRADO
A refrigeração (por tempo limitado) deve ser seguida de reaquecimento completo.
Lembrando que a Listeria é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos. É móvel por meio de flagelos e multiplica-se entre 0 e 42 ºC.
Conforme Stephen J. Forsythe em seu livro Microbiologia da Segurança dos Alimentos:
…
- 3 Patógenos de origem alimentar: bactérias
- 3.5 Listeria monocytogenes
Medidas de controle:
- Tratamento térmico do leite (pasteurização, esterilização).
- Prevenção de contaminação cruzada.
- Refrigeração (por tempo limitado), seguida de reaquecimento completo.
- Evitar produtos de alto risco (p. ex., leite cru) por populações de alto risco (p. ex., mulheres grávidas).
O Clostridium perfringens tipo D apresenta α-toxina, ε-toxina e enterotoxina.
certo
e a Tipo C apresenta α-toxina, B-toxina e enterotoxina.
O Staphylococcus aureus multiplica-se em uma faixa de atividade de água de 0,83 a 0,99.
certo
mas produz toxina de 0,87 a 0,99
As enterites necróticas (pig-bel) causadas por Clostridium perfringens são quase sempre fatais. Essa doença inicia com a ingestão de grandes quantidades de Clostridium perfringens do tipo C em alimentos contaminados.
certo