PS2 Flashcards
Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional:
No caso da constatação do não cumprimento das normas aprovadas para o trânsito de suídeos, seus produtos e subprodutos, caberá à autoridade competente do serviço veterinário oficial impedir o trânsito e lavrar a ocorrência. Se interceptados nos limites da zona livre de PSC, determinar o seu retorno à origem, exceto os animais acometidos da doença, aplicando as sanções legais cabíveis.
certo
Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.
Na amostragem para o segundo teste de granjas em certificação e monitoramentos posteriores, considerando uma granja com mais de 5000 reprodutores no rebanho, a colheita de sangue e realização do Teste de Tuberculinização Comparada será em 59 animais
certo
+ 5000 - 59 animais
Em relação à Instrução Normativa nº 8,
O recenseamento populacional deverá ser realizado na zona de proteção e vigilância, na qual o SVO realizará um recenseamento da população suídea existente em todos os estabelecimentos situados na zona de proteção e vigilância, no período máximo de sete dias após o estabelecimento da mesma. Para isso, a equipe de rastreamento deverá visitar todas as propriedades situadas no raio estabelecido, realizando um levantamento epidemiológico, por meio da aplicação de um Questionário de Investigação Epidemiológica.
certo
Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:
A granja de reprodutores será considerada livre de disenteria suína se não for constatada a presença de Brachyspira hyodysenteriae em 3 exames consecutivos iniciais, com intervalo de 30 dias, através de exames laboratoriais, de um pool de fezes de 6 suínos por baia, colhidas de 6 diferentes baias de suínos em crescimento. As fezes serão submetidas ao exame de imunofluorescência direta e confirmada por PCR
certo
desinteria Sunina- Seis - Suinos
S-S-S
Em relação à Instrução Normativa nº 8,
Na zona de proteção e vigilância, o período de interdição de qualquer estabelecimento de criação será de, no mínimo, 30 (trinta) dias após a conclusão das operações de sacrifício sanitário de suídeos infectados pelo VDA, com exceção do trânsito com destino ao abate imediato, em veículo lacrado, sob controle do serviço veterinário oficial.
errado
21 dias
No foco de PSC serão aplicadas, pelo médico veterinário oficial, algumas medidas, como, por exemplo: vazio sanitário e introdução de sentinelas, além de desinsetização e desratização.
certo
M.V OFICIAL
Caso a ocorrência de PSC seja oficialmente confirmada por diagnóstico laboratorial, o serviço veterinário oficial delimitará uma zona interna de proteção, com um raio mínimo de três quilômetros em torno do local do foco e uma zona externa de vigilância com um raio mínimo de dez quilômetros a partir do foco.
certo
Em relação à Instrução Normativa nº 8,
Os suídeos em trânsito interestadual para a finalidade de engorda deverão estar acompanhados do documento de trânsito e de certificado emitido pelo serviço veterinário oficial, atestando que os animais são oriundos de estabelecimento de criação onde não houve a ocorrência de DA nos últimos 6 (seis) meses, exceto para Unidades da Federação reconhecidas como livres da DA pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Errado
Não deve ter tido ocorrência de DA nos últimos DOZE MESES
Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.
Após atendidas as condições sanitárias e de biossegurança, as granjas de reprodutores de suídeos certificadas serão avaliada para uma classificação inicial e reavaliadas semestralmente, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos.
errado
granjas de reprodutores de suídeos certificadas, cumpridos os itens anteriores, serão avaliadas para uma classificação inicial e reavaliadas ANUALMENTE, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos.
Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:
Para verificar a presença de Pasteurella multocida D toxigênica a fim de obter uma granja livre de Rinite Atrófica Progressiva, deverão ser coletados suabes nasais e de amídalas de 30 leitões com cinco a seis meses de idade e que não estejam sob regime de antibióticos.
ERRADO
Deverão ser coletados suabes nasais e de amídalas de 30 leitões com 8 semanas de idade que não estejam sob regime de antibióticos.
PS2/0149:
Amostras de animais vivos para diagnóstico de Peste Suína Clássica devem ser coletadas quando eles estiverem afebris.
Errado
Febris!
No foco de PSC serão aplicadas, pelo médico veterinário oficial, algumas medidas, como, por exemplo: desinfecção das instalações, equipamentos e veículos do estabelecimento.
CERTO
M.V OFICIAL
Tendo como base a Instrução Normativa nº 25, de 19 de julho de 2016:
O Estado do Rio de Janeiro é declarado como livre de Peste Suína Clássica, assim como São Paulo e Minas Gerais.
Certo
“Art. 1º Ficam declarados como livres de peste suína clássica (PSC):
I - uma zona composta pelos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina;
II - uma zona composta pelo Estado do Paraná;
III - uma zona composta pelos Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, pelo Distrito Federal, e por parte do Estado do Amazonas, representada pelos municípios de Guajará e Boca do Acre, parte sul do município de Canutama e parte sudoeste do município de Lábrea”.
Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:
Uma GRSC nível 4 é considerada livre das quatro doenças opcionais.
ERRADO
a) Nível 1: livre das quatro doenças opcionais;
b) Nível 2: livre de pelo menos duas doenças opcionais;
c) Nível 3: livre de uma doença opcional;
d) Nível 4: sem doença opcional certificada”
Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional:
A introdução de suídeos sentinelas no foco em processo de extinção somente poderá ser iniciada 30 dias após terem sido finalizadas as ações de limpeza e desinfecção e a aplicação de outras medidas previstas.
Errado
Poderá ser iniciada 10 dias após.
“Art. 12. A introdução de suídeos sentinelas no foco em processo de extinção somente poderá ser iniciada 10 dias após terem sido finalizadas as ações de limpeza e desinfecção e a aplicação de outras medidas previstas nesta Norma.
Art. 13. O repovoamento do estabelecimento de criação somente será autorizado após duas sorologias negativas dos suídeos sentinelas, com intervalo de 15 e 30 dias, respectivamente. Após este período, o estabelecimento de criação será desinterditado”.