Ponto 17 – Bloqueios Subaracnóideo e Peridural Flashcards
Uma incisão abdominal baixa para parto cesáreo é feita no dermátomo T11 a T12, mas um nível espinhal T4 é necessário. Por que?
Para prevenir a dor com a manipulação peritoneal
O que justifica os efeitos fisiológicos de uma anestesia de neuroeixo?
Os efeitos fisiológicos da anestesia neuroaxial (AN) são o resultado do bloqueio dos nervos simpáticos, motores e sensoriais, dos reflexos compensatórios e do tônus parassimpático sem oposição.
____________ e ____________ são os efeitos fisiológicos mais comuns e importantes da anestesia neuroaxial e são o resultado do bloqueio simpático e dos reflexos associados
Hipotensão e bradicardia
Com raquianestesia abaixo de __, a vasoconstrição acima do nível do bloqueio pode compensar e mitigar a diminuição da pressão arterial
T4
Níveis mais elevados de bloqueio simpático estão associados a um risco aumentado de _________________
hipotensão
Por que pode haver hipotensão após uma raquianestesia?
A hipotensão ocorre em até 47% dos anestésicos espinhais, como resultado de uma diminuição na resistência vascular sistêmica, acúmulo de sangue periférico com diminuição do retorno venoso ao coração
Quais os mecanismos diretos e indiretos que explicam a presença de bradicardia após bloqueio de neuroeixo
Os mecanismos de bradicardia são diretos (bloqueio das fibras cardioaceleradoras simpáticas - originárias das raízes T1-T4) e indiretos.
Os mecanismos indiretos incluem diminuição da produção das células do marcapasso miocárdico devido à diminuição do retorno venoso, estimulação de barorreceptores de baixa pressão no átrio direito e na veia cava e estimulação de mecanorreceptores no ventrículo esquerdo, resultando em bradicardia
Os pacientes submetidos a anestesia de neuroeixo muitas vezes parecem e sentem-se sedados. Qual a hipótese para isso?
A hipótese não comprovada para este fenômeno é que diminui a entrada aferente para o sistema de ativação reticular no cérebro, resultando em sedação.
O nível de sedação associado à raquianestesia pode aumentar ao longo dos primeiros 60 minutos após a injeção. Portanto, a medicação sedativa deve ser administrada em doses reduzidas e incrementais, e deve ser acompanhada por monitoramento contínuo da respiração e da consciência.
A inervação simpática para as vísceras abdominais origina-se dos níveis espinhais T6 a L1. A inervação parassimpática para as vísceras abdominais ocorre através do ___________, que não é bloqueado durante a anestesia neuroaxial.
Portanto, dependendo da extensão do bloqueio, a anestesia neuroaxial resulta em simpatólise, mantendo a inervação parassimpática, levando a um intestino contraído, esfíncteres relaxados e peristaltismo normal
nervo vago
Por que a raquianestesia causa retenção urinária?
A raquianestesia (e muitas vezes a anestesia peridural) bloqueia os sinais nervosos aferentes e eferentes para a bexiga (S2 a S4). Assim, a sensação de urgência de uma bexiga cheia é bloqueada, assim como a capacidade de esvaziar a bexiga (função detrusora).
A duração da disfunção vesical está diretamente relacionada à duração da raquianestesia
Baricidade refere-se à razão entre a densidade de uma solução e a densidade do líquido cefalorraquidiano (LCR). Soluções com a mesma densidade do LCR têm baricidade ___ e são chamadas de isobáricas.
1
Soluções mais densas que o LCR são chamadas _____________
hiperbáricas
A baricidade da solução anestésica, juntamente com a posição do paciente, podem ser utilizadas para aumentar a densidade e a duração da raquianestesia no local da cirurgia. Por exemplo, um bloqueio em sela (isto é, bloqueio dos nervos lombares e sacrais baixos) pode ser obtido injetando-se uma solução hiperbárica na posição sentada e ___________________________
mantendo o paciente sentado por vários minutos
As soluções de AL são tornadas hiperbáricas pela adição de _________- ao AL
dextrose
Uma solução hipobárica pode ser misturada adicionando ___________ a uma solução simples de AL (por exemplo, bupivacaína 0,5% em solução salina ). As soluções de AL em solução salina são ligeiramente hipobáricas, mas comportam-se e são utilizadas clinicamente como se fossem isobáricas.
água estéril
Soluções ____________ produzem maior disseminação cefálica de bloqueio em comparação com a droga hipobárica
hiperbáricas
Usamos soluções hiperbáricas quando o nível sensorial desejado é superior a T10 (parto cesáreo ou laqueadura tubária pós-parto), e usamos soluções ______________ quando um nível sensorial T10 é suficiente (artroplastias de joelho total ou quadril)
isobáricas (simples)
Por que a lidocaína intratecal caiu em desuso?
A lidocaína intratecal está associada a uma alta incidência de sintomas neurológicos transitórios; portanto, seu uso para raquianestesia caiu em desuso
A _____________ é aproximadamente 40% menos potente que a bupivacaína
ropivacaína
O tempo para a regressão de ______dermátomos é aproximadamente igual à duração da anestesia cirúrgica
dois
No momento em que a extensão cefálica do bloqueio sensorial regrediu dois dermátomos, a densidade do neurobloqueio no local da cirurgia é inadequada para a anestesia cirúrgica.
A ______________ é nosso AL de escolha para raquianestesia para parto cesáreo, artroplastia articular de membros inferiores e procedimentos pélvicos urológicos e ginecológicos.
bupivacaína
Embora bupivacaína em baixas doses (por exemplo, 4 a 6 mg) tenha sido descrita para anestesia ambulatorial, o tempo de recuperação prolongado em relação aos ALs de ação mais curta ou à anestesia geral torna a bupivacaína menos desejável para cirurgia ambulatorial.
Dose de bupivacaína para raqui
As doses de bupivacaína variam de 6 a 15 mg (por exemplo, parto cesáreo 12 mg; artroplastia articular de membros inferiores 12,5 a 15 mg)
Duração da anestesia cirúrgica – 1,5 a 2,5 horas