ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Flashcards

1
Q

“A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.” Ora, se o Município de Vitória integra o consórcio hipotético, faltou adesão do respectivo Estado (ES) para que a União

A

👍

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explica Hely Lopes Meirelles (2001, p. 327): “(…) a instituição das autarquias, ou seja, sua criação, faz-se por lei específica (art. 37, XIX), mas a organização se opera por decreto, que aprova o regulamento ou estatuto da entidade, e daí por diante sua implantação se completa por atos da diretoria, na forma regulamentar ou estatutária, independentemente de quaisquer registros públicos” (Cf. GASPARINI, 2002, p. 283-284).Os dirigentes das autarquias são investidos nos respectivos cargos na forma que a lei ou seu estatuto estabelecer, seus atos equiparam-se a atos administrativos e, por isso, devem observar os mesmos requisitos para sua expedição, com atendimento específico das normas regulamentares e estatutárias da instituição, sujeitando-se aos controles interno e ao exame de legalidade pelo Poder Judiciário, pelas vias comuns (ações ordinárias) ou especiais (mandado de segurança e ação popular).

A

👍

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A essência do regime jurídico das autarquias não se molda às suas respectivas áreas de atuação, mas sim segue um conjunto de normas e princípios do direito público que se aplica a todas as autarquias de maneira uniforme.São pessoas jurídicas de direito público criadas por lei para desempenhar funções típicas do Estado de forma descentralizada. Elas possuem autonomia administrativa e financeira, mas estão sujeitas a um regime jurídico de direito público que é uniformemente aplicável a todas, independentemente de sua área de atuação.

A

👍

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, em DA Descomplicado: “os dirigentes dessas entidades, quando não são empregados integrantes dos respectivos quadros de pessoal, não podem ser classificados como empregados públicos celetistas. Nessa situação o dirigente não está submetido nem a regime trabalhista nem a regime estatutário. O dirigente estranho aos quadros permanentes da entidade atua como uma espécie de representante da pessoa política que o nomeou…”.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É o contrato entre a Administração Pública e uma empresa particular, pelo qual o governo transfere ao segundo a execução de um serviço público, para que este o exerça em seu próprio nome e por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usuário, em regime de monopólio ou não.

Concessão:

• Predominância do interesse público;

• Por prazo determinado;

• Delega para pessoas jurídica ou consórcios;

• Não precário;

• Licitação: concorrência ou diálogo competitivo.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Para contratar o consórcio dispensa licitação

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Art. 14. A União poderá celebrar convênios com os consórcios públicos, com o objetivo de viabilizar a descentralização e a prestação de políticas públicas em escalas adequadas.

Parágrafo único. Para a celebração dos convênios de que trata ocaputdeste artigo, as exigências legais de regularidade aplicar-se-ão ao próprio consórcio público envolvido, e não aos entes federativos nele consorciados.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Afronta o princípio da separação dos poderes a anulação judicial de cláusula de contrato de concessão firmado por Agência Reguladora e prestadora de serviço de telefonia que, em observância aos marcos regulatórios estabelecidos pelo Legislador, autoriza a incidência de reajuste de alguns itens tarifários em percentual superior ao do índice inflacionário fixado, quando este não é superado pela média ponderada de todos os itens”. (RE 1.059.819-PE. Recurso Extraordinário. Repercussão Geral. Relator: Marco Aurélio. Julgamento: 18/02/2022. Publicação: 25/02/2022)

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Prerrogativas das Agências Reguladoras:

A

1) Poder normativo técnico;

2) Independência Administrativa (ausência de tutela ou subordinação hierárquica);

3) Autonomia decisória, funcional, administrativa;

4) Autonomia financeira (tem recursos próprios e recebem dotações orçamentárias para gestão por seus próprios órgãos, visando aos fins a que a lei as destinar);

• O controle externo das Agências Reguladoras será exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do TCU.

• Possuem poder normativo amplo (atos gerais e abstratos) em assuntos de natureza técnica, mas NÃO PODEM inovar a ordem jurídica com a edição de desses atos primários e regulamentos autônomos (somente o chefe do Executivo edita atos normativos)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Administração Pública Direta é composta pelos entes políticos: União, Estados, DF e Municípios. Estes POSSUEM personalidade jurídica própria.Os órgãos são os que NÃO possuem personalidade jurídica própria.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As fundações públicas não são órgãos despersonalizados; na verdade, elas têm personalidade jurídica própria. Enquanto entidades da administração indireta, as fundações públicas possuem autonomia administrativa e patrimonial, e seus atos não são considerados administrativos, mas sim jurídicos, uma vez que são criadas com o objetivo de realizar atividades de interesse público específicas, muitas vezes relacionadas à educação, cultura, saúde, entre outros campos.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

CONCENTRAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO

A

Havendo Desconcentração, as atividades administrativas são desempenhadas por órgãos da pessoa jurídica, hierarquicamente distribuídos e com sua competência definida em lei.

Concentração – Extinção de órgãos dentro da mesma pessoa jurídica, ou seja o Estado concentra e não distribui.

Concentração: Um único Órgão desempenha todas as funções

Desconcentração: Exercício da função administrativa por meio de vários órgãos

Centralização: A pessoa política desempenha a atividade por meio de seus órgãos, nesse caso a própria pessoa estatal (UNIÃO, ESTADO, DF) realiza diretamente a atividade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A administração centralizada é exercida por uma única pessoa jurídica e pode ser desempenhada por diversos órgãos internos.

A

Centralizada = 1 pessoa jurídica

Descentralizada = mais de uma pessoa jurídica.
Órgãos não são pessoas jurídicas. Distribuição de competências em órgãos é DESCONCENTRAÇÃO, uma vez que segue sendo apenas uma pessoa jurídica.

A administração centralizada é um modelo de gestão em que todas as decisões e ações são tomadas por uma única autoridade central

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A natureza especial conferida à agência reguladora é caracterizada pela ausência de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira e pela investidura a termo de seus dirigentes e estabilidade durante os mandatos, bem como pelas demais disposições constantes desta Lei ou de leis específicas voltadas à sua implementação.”

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O controle externo das agências reguladoras será exercido pelo Ministério Público, com auxílio do Tribunal de Contas da União.

CERTO OU ERRADO?

A

ERRADO

O controle externo das agências reguladoras será exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União, e não pelo Ministério Público. Essa informação consta do Art. 14. da LAR: “Art. 14. O controle externo das agências reguladoras será exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly