Modificações Gerais do Organismo Materno Flashcards

1
Q

Por que ocorrem as alterações fisiológicas no organismo materno?

A

Pela presença do embrião, sobrecarga hormonal ou ação mecânica desencadeada pelo útero gravídico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as alterações cutâneas da gestação?

A

Estrias gravídicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as alterações vasculares da gestação e por que ocorrem?

A

Ocorrem por vasodilatação imposta pelo padrão hormonal (especialmente pelo estrógeno). Eritema palmar, telangiectasias/angiomas/aranhas vasculares. Desaparecem após a gravidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as alterações pigmentares da gestação e por que ocorrem?

A

Ocorrem pelo aumento de estróge/progest -> maior estímulo sobre os melanócitos (de forma indireta pela hipófise). Linha nigrans (pigmentação na linha média do abdome), cloasma ou melasma gravídico (manchas acastanhadas na face).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Por que ocorrem as alterações osteoarticulares da gravidez?

A

Pelo peso adicional da gravidez desestabilizar o equilíbrio materno ao colocar o seu centro de gravidade para frente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são as alterações osteoarticulares da gravidez?

A

Acentua a lordose lombar (corrigir o eixo corporal e alterar o centro de gravidade -> lombalgia e compressão radicular), ampliação da base e afastamento dos pés (marcha anserina - manter equilíbrio latero-lateral), relaxamento dos ligamentos do sistema articular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como ocorre o preparo da mama para a lactação?

A

O estrogênio e a progesterona promovem aumento dos receptores de prolactina nas mamas, porém a progesterona impede a ligação da PRL com seus receptores, não havendo lactação durante a gravidez. Com o fim da gestação, cessam esses estímulos hormonais e a PRL passa a se ligar e exercer seu efeito (a apojadura ocorre cerca de 3d após o parto).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as alterações uterinas da gestação?

A

Crescimetno assimétrico (rotação para a direita), aumento da vascularização, adelgaçamento da parede uterina (chega até 1,5 cm), hipertrofia e hiperplasia dos ligamentos redondos, uterossacros e largos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a relação da IG e os locais de palpação do útero?

A

12s - sínfise púbica. 16s - meio do caminho entre sínfise púbica e cicatriz umbilical. 20s - cicatriz umbilical. 40s - apêndice xifoide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais as alterações no colo uterino que ocorrem na gravidez?

A

Torna-se amolecido e arroxeado. O muco torna-se espesso e viscoso. O colo é protegido pelo tampão mucoso que é eliminado nos dias que antecedem o parto. Pode haver eversão da ectocérvice, facilitando sangramentos por trauma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais as alterações vaginais da gravidez?

A

Torna-se violácea, aumenta de comprimento e largura, pH mais ácido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por que ocorrem e quais são as modificações respiratórias da gravidez?

A

Ocorrem pois a mãe precisa “respirar por dois”. Dispneia fisiológica, hiperventilação (aumento da expansão do tórax, do tempo de inspiração e alargamento dos EICs) -> aumento na paO2, diminuição da PCO2 (faz uma alcalose respiratória compensada), que favorece a difusão do CO2 do feto para o sangue materno.

Há, portanto um aumento no volume corrente e volume-minuto.

Porém, pela presença do útero, há elevação do diafragma promovendo menor complacência da parede torácica, diminuindo a capacidade residual funcional (mais risco na anestesia geral).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as alterações no equilíbrio AB na gestação?

A

A hiperventilação promove alcalose respiratória compensada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as alterações maternas na gravidez no que diz respeito à afinidade da Hb pelo O2?

A

O aumento no pH promove maior afinidade da Hb pelo O2, diminuindo a sua liberação para o feto. Para compensar isso, a mãe produz mais 2,3 difosfoglicerato que diminui a afinidade da Hb pelo O2 (efeito Bohr).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as alterações cardíacas na gestante?

A

Há uma síndrome hipercinética (aumento da FC em 10-15 bpm), aumento da silhueta cardíaca (útero desloca o coração), pode haver um derrame pericárdico pequeno, sopros sistólicos são frequentes (sd hipercinética), além de extrassístoles e desdobramento da 1a bulha. *SOPROS DIASTÓLICOS NÃO SÃO NORMAIS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais as alterações gestacionais sobre o débito cardíaco?

A

Há diminuição na RVP pois a placenta funciona como uma fístula AV. Para compensar essa queda na RVP e não haver uma queda tão acentuada na PA (a PA cai um pouco, principalmente no 2° tri e a diastólica), há aumento no DC de 40-50%, sendo máximo entre 20-24s.

17
Q

Comente BREVEMENTE sobre a pré-eclâmpsia.

A

Como na pré-eclâmpsia não houve a 2a onda de migração trofoblástica, não há essa queda na RVP, fazendo com que o DC aumente e a paciente fique hipertensa.

18
Q

Quais as alterações gravídicas sobre a pressão venosa?

A

O útero em crescimento comprime a VCI e as veias pélvicas, dificultando o retorno venoso dessas regiões, aumentando a pressão venosa e favorecendo o edema de MMII, varicosidades vulvares e hemorroidas.

19
Q

Como a postura materna afeta a sua hemodinâmica?

A

A posição supina promove uma significativa hipotensão pela compressão da VCI, reduzindo a pré-carga e promovendo a síndrome de hipotensão supina: bradicardia, hipotensão e lipotímia.

20
Q

Quais as alterações hematológicas da gravidez?

A

Aumento do volume plasmático em 40-50% (hipervolemia com hemodiluição), aumento de 20-30% dos eritrócitos (pode haver reticulocitose leve após 20s), leucocitose por neutrofilia (aceitável até 15 mil e SEM bastões), aumento de VHS, aumento discreto de PCR, aumento de complemento, plaquetopenia (acima de 100mil é normal), estado PRÓ-COAGULANTE (combater o risco de hemorragia -> o problema é quando a gestante fecha a tríade trombogênica com estase sanguínea e lesão endotelial, que pode ocorrer no puerpério, por exemplo). **Após o parto, a leucocitose pode alcançar níveis maiores que 25 mil sem significado patológico.

21
Q

Quanto de volume a gestante pode perder durante o parto sem acarretar queda significativa da Hb?

A

Até 1L.

22
Q

Comente sobre a relação entre o aumento do volume plasmático e dos eritrócitos durante a gravidez.

A

Apesar do aumento tanto da série vermelha quanto do volume plasmático, este aumenta muito mais, produzindo uma anemia fisiológica e dilucional. Por isso devo repor ferro na gestação.

23
Q

Quais as modificações no peso corporal durante a gravidez?

A

Há um ganho ponderal em média de 12,5 kg.

24
Q

Quais as modificações no metabolismo hídrico durante a gravidez?

A

Há retenção de água, sendo comum edema de MMII.

25
Q

Quais as modificações no metabolismo proteico durante a gravidez?

A

Há redução dos aminoácidos e aumento nas proteínas totais, porém a concentração plasmática de proteínas está diminuída pela hemodiluição da gestante. Há queda na concentração de albumina e de gamaglobulinas por esse mecanismo.

26
Q

Quais as modificações no metabolismo de carboidratos durante a gravidez?

A

A gestação é um estado potencialmente diabetogênico, havendo leve insulinemia, hipoglicemia de jejum e hiperglicemia pós-prandial. Essas alterações ocorrem pois no jejum a glicose é destinada ao feto e há uma leve RI para que no pós-prandial boa parte da glicose vá para o feto também. O problema ocorre em gestantes que já possuiam algum grau de RI (favorece a diabetes gestacional).

27
Q

Quais as modificações no metabolismo de lipídeos durante a gravidez?

A

Aumento de TGC, LDL e HDL.

28
Q

Quais as modificações no metabolismo eletrolítico durante a gravidez?

A

Sódio: retenção. Cálcio e Mg: diminuição. Ferro: aumento na necessidade de ferro (suplementar 30-60 mg/dia com sulfato ferroso diariamente no 2°, 3° tri e durante toda a lactação). Iodo: diminuição.

29
Q

Quais as modificações endócrinas durante a gravidez?

A

Aumento de PRL, aumento na TBG (globulina carreadora de hormônios tireoidianos) e estímulo da tireoide pelo hCG -> hipertireoidismo subclínico (hCG ~ TSH estimulando a tireoide).

30
Q

Quais as modificações GI na gravidez?

A

Lentificação do esvaziamento gástrico e trânsito intestinal por estímulo da progesterona -> constipação intestinal e aumento na incidência de hemorroidas. Pode haver pirose ou refluxo GE por diminuição do tônus do esfíncter esofagiano inferior, deslocamento do estômago e aumento na PIA. Há relaxamento da vesícula biliar (tendência a formar cálculos e aumento na FA) e redução na secreção ácida.

31
Q

Quais as modificações urinárias durante a gestação?

A

Como a mãe tem que “filtrar por 2”, há um aumento na TFG em até 50%, promovendo perda de alguns nutrientes (glicosúria, aminoácidos, vitaminas), além da redução de Ur e Cr. Pode haver compressão ureteral, principalmente à direita (útero é cresce de forma assimétrica e roda para a direita), podendo haver leve dilatação pielocalicial. Há elevação no trígono vesical e diminuição do tônus vesical.