Modificações Gerais do Organismo Materno Flashcards
Por que ocorrem as alterações fisiológicas no organismo materno?
Pela presença do embrião, sobrecarga hormonal ou ação mecânica desencadeada pelo útero gravídico.
Quais as alterações cutâneas da gestação?
Estrias gravídicas.
Quais as alterações vasculares da gestação e por que ocorrem?
Ocorrem por vasodilatação imposta pelo padrão hormonal (especialmente pelo estrógeno). Eritema palmar, telangiectasias/angiomas/aranhas vasculares. Desaparecem após a gravidez.
Quais as alterações pigmentares da gestação e por que ocorrem?
Ocorrem pelo aumento de estróge/progest -> maior estímulo sobre os melanócitos (de forma indireta pela hipófise). Linha nigrans (pigmentação na linha média do abdome), cloasma ou melasma gravídico (manchas acastanhadas na face).
Por que ocorrem as alterações osteoarticulares da gravidez?
Pelo peso adicional da gravidez desestabilizar o equilíbrio materno ao colocar o seu centro de gravidade para frente.
Quais são as alterações osteoarticulares da gravidez?
Acentua a lordose lombar (corrigir o eixo corporal e alterar o centro de gravidade -> lombalgia e compressão radicular), ampliação da base e afastamento dos pés (marcha anserina - manter equilíbrio latero-lateral), relaxamento dos ligamentos do sistema articular.
Como ocorre o preparo da mama para a lactação?
O estrogênio e a progesterona promovem aumento dos receptores de prolactina nas mamas, porém a progesterona impede a ligação da PRL com seus receptores, não havendo lactação durante a gravidez. Com o fim da gestação, cessam esses estímulos hormonais e a PRL passa a se ligar e exercer seu efeito (a apojadura ocorre cerca de 3d após o parto).
Quais as alterações uterinas da gestação?
Crescimetno assimétrico (rotação para a direita), aumento da vascularização, adelgaçamento da parede uterina (chega até 1,5 cm), hipertrofia e hiperplasia dos ligamentos redondos, uterossacros e largos.
Qual a relação da IG e os locais de palpação do útero?
12s - sínfise púbica. 16s - meio do caminho entre sínfise púbica e cicatriz umbilical. 20s - cicatriz umbilical. 40s - apêndice xifoide.
Quais as alterações no colo uterino que ocorrem na gravidez?
Torna-se amolecido e arroxeado. O muco torna-se espesso e viscoso. O colo é protegido pelo tampão mucoso que é eliminado nos dias que antecedem o parto. Pode haver eversão da ectocérvice, facilitando sangramentos por trauma.
Quais as alterações vaginais da gravidez?
Torna-se violácea, aumenta de comprimento e largura, pH mais ácido.
Por que ocorrem e quais são as modificações respiratórias da gravidez?
Ocorrem pois a mãe precisa “respirar por dois”. Dispneia fisiológica, hiperventilação (aumento da expansão do tórax, do tempo de inspiração e alargamento dos EICs) -> aumento na paO2, diminuição da PCO2 (faz uma alcalose respiratória compensada), que favorece a difusão do CO2 do feto para o sangue materno.
Há, portanto um aumento no volume corrente e volume-minuto.
Porém, pela presença do útero, há elevação do diafragma promovendo menor complacência da parede torácica, diminuindo a capacidade residual funcional (mais risco na anestesia geral).
Quais as alterações no equilíbrio AB na gestação?
A hiperventilação promove alcalose respiratória compensada.
Quais as alterações maternas na gravidez no que diz respeito à afinidade da Hb pelo O2?
O aumento no pH promove maior afinidade da Hb pelo O2, diminuindo a sua liberação para o feto. Para compensar isso, a mãe produz mais 2,3 difosfoglicerato que diminui a afinidade da Hb pelo O2 (efeito Bohr).
Quais as alterações cardíacas na gestante?
Há uma síndrome hipercinética (aumento da FC em 10-15 bpm), aumento da silhueta cardíaca (útero desloca o coração), pode haver um derrame pericárdico pequeno, sopros sistólicos são frequentes (sd hipercinética), além de extrassístoles e desdobramento da 1a bulha. *SOPROS DIASTÓLICOS NÃO SÃO NORMAIS.