Estática Fetal Flashcards
O que é a estática fetal?
É a relação com feto com sigo mesmo, com o útero e com a pelve.
Quais as orientações fetais?
Atitude/postura, situação, posição, apresentação, variedade de apresentação e variedade de posição.
Explique a atitute e a situação fetal.
Atitude: é a relação do feto com si próprio. No geral é uma flexão generalizada (ovoide fetal). Situação: é a relação entre o maior eixo fetal (CN) e o maior eixo uterino (canal cervical - corpo uterino). Pode ser longitudinal, transversal ou oblíquo (fase de transição entre transversão e longitudinal).
O que é a posição fetal?
É a relação do dorso do feto com os pontos de referência do abdome materno. Longitudinal (99%): direita ou esquerda; transversal: anterior ou posterior (em relação à coluna vertebral materna).
O que é a apresentação fetal?
É a relação do polo fetal e o estreito superior da pelve (púbis, linha terminal e promontório/asa do sacro). Longitudinal: cefálica ou pélvica; transversão: córmica (acrômio).
O que é a variação da apresentação fetal?
Apresentação cefálica: há relação com o grau de deflexão do polo cefálico –> fletida (fontanela posterior - lambda), deflexão 1° grau (bregma), 2° grau (glabela) e 3° grau (mento).
O que é a variação da posição fetal?
É a relação dos pontos de referência acima (lambda, bregma, glabela e mento) com os pontos de referência da pelve materna (púbis e sacro).
Quais os principais diâmetros do polo cefálico fetal?
Occipitofrontal: 12 cm. Occipitomentoniano: é o maior diâmetro do polo cefálico fetal - 13,5 cm. Suboccipitobregmático: é o menor diâmetro do polo cefálico - 9,5 cm.
Comente sobre as suturas do crânio do feto/RN.
Interfrontal/metópica: separa os ossos frontais. Sagital: separa os parietais. Coronal: entre os frontais e parietais. Lambdoide: entre os parietais e occipital. Temporal: entre os parietais e temporais.
Quais fatores podem se relacionar com a situação transversal?
Multiparidade, placenta prévia, anomalias uterinas e leiomiomatose (submucoso).
Qual termo eu uso no caso de outras partes fetais (fora cabeça e pelve) no estreito superior da pelve?
Procidência. Ex: mão, cordão umbilical, pé.
Como a apresentação fetal varia conforme a IG?
Até a 28a semana de gestação (6° mês), a apresentação geralmente é pélvica. Porém, após essa IG, há rotação fetal em seu eixo havendo versão/mutação de sua apresentação para cefálica.
Qual classificação pode ser feita em relação à apresentação cefálica? Explique.
Classificar de acordo com a atitude do polo cefálico, tanto no eixo AP (flexão ou deflexão) quanto no eixo laterolateral (sinclitismo ou assinclitismo).
Qual a principal forma de atitude fetal em relação à apresentação cefálica? Comente.
A forma de flexão, em que o mento fetal está o mais próximo da face anterior do tórax –> apresentação de vértice ou occipital. Ocorre na enorme maioria das gestações à termo (95%).
Qual a importância da apresentação de vértice (em flexão)?
Pois ela permite o menor diâmetro de insinuação (insinuação é o diâmetro máximo do polo cefálico apresentado no estreito superior), que é o diâmetro suboccipitobregmático (9,5 cm).