Diagnóstico de Gravidez e Data Provável do Parto Flashcards
Qual a diferença entre feto e embrião?
Embrião: até 10s (9s e 6d). Feto: à partir de 10s.
Qual fase do embrião é implatada no útero?
O blastocisto.
O que compõe o blastocisto e o que cada parte originará?
Embrioblasto ou polo embrionário: originará o embrião, vesícula amniótica, vitelina e alantoide. Trofoblasto: originará a placenta.

Quando se inicia a gestação?
Se inicia com a nidação.
Quando o diagnóstico clínico passa a ter importância na gravidez?
Quando o atraso menstrual for maior que 12 semanas, fazendo com que a investigação laboratorial torne-se desnecessária.
Qual a divisão do dx clínico da gravidez?
Presunção, probabilidade e certeza.
Do que consiste o dx clínico de presunção?
São as queixas maternas, sistêmicas e mamárias, LEMBRANDO uma gravidez porém não podemos confirmar.
Quais são as alterações clínicas de presunção de gravidez?
Queixas maternas: náuseas, polaciúria, mastalgia, sialorreia, distensão abdominal, constipação, PICA (perversão do apetite), percepção MATERNA dos movimentos fetais, … Alterações sistêmicas: cloasma, melasma. Mamárias: tubérculo de Montgomery, Sinal de Hunter, Rede de Haller. Ou seja, são alterações INESPECÍFICAS que lembram gravidez porém podem não ser por isso.
Comente sobre a náusea na gravidez.
Sintoma da gestação inicial, podendo ter início entre 6-14s. Geralmente ocorre no período da manhã e melhora no decorrer do dia, estando relacionada com o olfago e o gosto. Não é comum aparecer após 12 semanas de gestação.
Quando vou considerar a náusea como não decorrente da gravidez?
Quando vier acompanhada de febre, vertigem, diarreia, cefaleia ou distensão abdominal, além do aparecimento após 12s.
Comente sobre a polaciúria na gestação.
Ocorre geralmente por crescimento e anteversão uterina, promovendo compressão da bexiga. A tendência é desaparecer no 2° tri por crescimento do útero em direção à cavidade abdominal e voltar no fim da gestação.
Comente sobre a constipação e distenção abdominal.
Progesterona -> reduz a motilidade intestinal.
Comente sobre as tonteiras na gestação.
Queda na RVP. Ocorre em ortostase e melhora em decúbito lateral esquerdo.
Quais outros sintomas pode ocorrer porém que não são usados no dx clínico da gravidez? Comente sobre cada um deles.
Dispneia e lombalgia. A primeira é gradual e leve, não estando associado a outras manifestações pulmonares (tosse, esforço respiratório) e pode ocorrer em decúbito dorsal (síndrome do decúbito dorsal). Caso esteja associada a taquicardia, dor torácica, hemoptise ou TVP, pensar em TEP. Lombalgia: modificação no centro de gravidade materno.
O que é a hiperêmese gravídica?
É uma sd em que há persistência de naúsea e vômitos associada a perda de peso (> 5%), desidratação, distúrbio hidroeletrolítico, cetose e cetonúria, sendo mais comum aparecer entre 6-14s.
Qual a epidemiologia da hiperêmese gravídica?
Acomete até 2% das gestantes, sendo mais comum em primigestas jovens, gemelaridade, doença trofoblástica gestacional, enxaqueca ou história pregressa de hiperêmese gravídica.
Qual a etiopatogenia da hiperêmese gravídica?
Fatores endócrinos: pico de hCG Orgânicos: redução da motilidade gástrica e relaxamento do esfíncter esofagiano. Psicossomáticos: rejeição à gravidez, …
Quais as formas clínicas da hiperêmese gravídica?
Pode ser média ou grave, sendo que a grave vai haver um componente maior de desidratação, podendo haver aumento da FC e sinais de desidratação e até mesmo alterações nutricionais.

Qual o tto da hiperêmese gravídica? Tabela dos exames laboratoriais.
Medidas gerais de jejum e evolução progressiva para dieta, hidratação com Ringer, reposição vitamínica. Medicamentos: se persistirem os sintomas após cuidados gerais -> antieméticos (metoclopramida), anti-histamínicos (dimenidrinato).

Quais as possíveis complicações da hiperêmese gravídica?
Encefalopatia de Wernicke (espoliação de B1 pelos vômitos), síndrome de Korsakoff (encefalopatia inicial evolui para crônica, podendo ser irreversível), Sd de Mallory-Weiss (laceração da JEG pelos vômitos -> hematêmese).
O que é o sinal de Hartman?
É um sangramento escasso e discreto que ocorre após a nidação, sendo mais comum em multíparas. Pode ser confundido com menstruação.
Quais alterações cutâneas podem estar presentes na gravidez?
Estrias, cloasma gravídico (hiperpigmentação da face), linha nigra (concentração de melanina na linha alba), sinal de Halban (aumento da lanugem nos limites do couro cabeludo).

Comente sobre os tubérculos de Montgomery, a rede de Haller e o sinal de Hunter.
Tubérculos de Montgomery: são glândulas mamárias acessórias e sebáceas hipertrofiadas. 8a semana. Rede de Haller: aumento da vascularização venosa nas mamas. 16a semana. Sinal de Hunter: aumento da pigmentação dos mamilos e areola mamária com limites impreciso. 20a semana.

Alterações em quais compartimentos maternos contribuem para o dx clínico de possibilidade da gravidez?
Na vagina, útero e vulva.







