Mioma Flashcards
(UNIFESP 2017 ACESSO DIRETO) - Mulher de 68 anos de idade relata dor em região pélvica e episódios de sangramento vaginal em pequena quantidade há 3 meses. É nuligesta e refere ter feito miomectomia aos 36 anos de idade. Traz exame ultrassonográfico do ano anterior mostrando útero discretamente aumentado com nódulo hipoecóico intramural de 4 cm e ovários normais. O exame abdominal mostra massa endurecida e pouco móvel que atinge 5 cm acima da pube. No toque vaginal, ao se mobilizar a massa, o colo uterino também se move. Não é possível identificar os anexos. A ultrassonografia mostra volumoso tumor pélvico hipoecóico com 20 cm sem plano de clivagem com o útero. Eco endometrial 3 mm. Ovários não identificados. O PROVÁVEL diagnóstico é:
A) Tumor sólido de ovário B) Ademomiose C) Leiomioma com degeneração cística D) Sarcoma uterino E) Adenocarcinoma endometrial
Letra “D” - Sarcoma uterino
IDOSA + NÓDULO UTERINO QUE CRESCEU MUITO
ADENOCARCINOMA ENDOMETRIAL: ECO ENDOMETRIAL >5MM
MIOMATOSE: MENACME
ADENOMIOSE: ÚTERO AMOLECIDO + MENACME
Questão que aborda paciente idosa, com história de nódulo uterino intramural, que apresentou crescimento bastante importante em um período, relativamente curto, de um ano. O toque vaginal é bastante sugestivo de alteração uterina, visto que, ao se mobilizar a massa, também é notada a mobilização do colo. Dessa forma, seguem as assertivas. ALTERNATIVA A – INCORRETA: O toque vaginal e o exame ultrassonográfico afastam a hipótese de alterações anexiais, sendo mais provável o acometimento uterino. ALTERNATIVA B – INCORRETA: A adenomiose é caracterizada pelo amolecimento uterino, que não costuma aumentar, além de ser comum em pacientes na menacme. ALTERNATIVA C – INCORRETA: Como a paciente já se encontra na menopausa, o diagnóstico de miomatose não é o mais indicado. ALTERNATIVA D – CORRETA: O sarcoma uterino é um tumor maligno, de rápida evolução e alta agressividade, que se origina no miométrio e apresenta um prognóstico obscuro. Pela história clínica e evolução descrita na questão, é o diagnóstico mais provável para a paciente. ALTERNATIVA E – INCORRETA: Como o próprio nome sugere, o adenocarcinoma endometrial se origina no endométrio, o que leva a um aumento dessa camada uterina. Contudo, na questão é referida espessura endometrial normal.