CA Colo Flashcards
(SES-PE 2020 R4 GO) - Mulher de 35 anos procurou o ambulatório de ginecologia com história de ter realizado o citológico há seis meses, tendo o resultado sido compatível com células escamosas, de significado indeterminado, provavelmente não neoplásicas. Repetiu a citologia que apresentou o mesmo resultado. Realizou a colposcopia que não revelou achados mais graves ou invasão, embora a JEC não tenha sido totalmente visível. De acordo com o quadro acima, qual a conduta mais adequada?
A) Repetir a colposcopia com seis meses. B) Avaliar o canal endocervical. C) Realizar cauterização da JEC. D) Repetir a citologia com três meses. E) Realizar biópsia da nova JEC.
Letra “B” - Avaliar o canal endocervical.
- CITOLOGIA: ASCUS - <=30a REPETIR COM 6M
- CITOLOGIA: ASCUS - REALIZAR COLPOSCOPIA
- COLPOSCOPIA - JEC (ZONA DE TRANSFORMAÇÃO) NÃO TOTALMENTE VISÍVEL: O QUE EU TÔ VANDO TÁ OK, MAS EU NÃO TÔ VENDO TUDO - PRECISO AVALIAR CANAL ENDOCERVICAL!
Segundo as Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do Câncer de Colo do Útero mais atuais (2016), paciente que recebe laudo de exame citopatológico apresentando lesão de células escamosas possivelmente não neoplásicas (ASC-US) deve ter seu segmento baseado na idade. Caso tenha entre 25 e 29 anos, o exame deve ser repetido após um ano. Caso possua 30 anos ou mais, o exame deve ser repetido com seis meses. Para paciente que não apresenta idade de rastreio, mínimo de 25 anos, o exame deve ser repetido a cada três anos ou até que entre em grupo de rastreamento. Como a questão traz paciente de 35 anos, que realizou dois citopatológicos com intervalo de seis meses, mantendo o resultado de ASC-US, a conduta seria a indicação para colposcopia. Após realização do procedimento, não foram encontrados achados mais graves ou invasão, entretanto, também não se obteve visualização da junção escamocolunar (JEC), que delimita a zona de transformação. Como não foi possível avaliar a JEC, a presença de lesões não pode ser descartada com segurança. Dessa forma, o canal endocervical deve ser avaliado, seja através de escovação mais minuciosa, de mini cureta ou, até mesmo, de histeroscopia.