IST Flashcards

1
Q

(SES-RJ 2018 ACESSO DIRETO) - A Sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica que apresenta um crescimento alarmante nos últimos anos em nosso país. Utilizamos vários métodos laboratoriais para seu diagnóstico. Dentre os abaixo, indique qual destes testes é treponêmico?

A) VDRL (Veneral Disease Research Laboratory)
B) FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody-absorption)
C) RPR (Rapid Plasma Reagin USR)
D) TRUST (Toluidine Red Unheated Serum Test)

A

Letra “B” - FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody-absorption)

+ primeiro e fica pro resto da vida

VDRL/RPR/TRUST: Não treponêmico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(SES-PE 2019 ACESSO DIRETO) - Paciente, 24 anos, G0P0, vai ao consultório de ginecologia para realizar exames de rotina. Assintomática. Ao realizar o exame especular, é detectada uma úlcera em colo de útero, com bordos salientes e endurecidos, não sangrante e de fundo limpo. Também é percebida uma adenite satélite indolor. Perguntada sobre relações sexuais desprotegidas, a paciente revelou um episódio há um mês. Retornou com duas semanas para realizar colposcopia e biópsia, no entanto a lesão havia desaparecido. De acordo com o caso acima, qual o provável diagnóstico?

 A) Donovanose
 B) Úlcera de Rollet
 C) Haemophyllus ducrey
 D) Estiomênio
 E) Protossifiloma
A

Letra “E” - ProtoSSIfILoma (Cancro duro)
Úlcera única
Não sangrante

P: Pedra - bordas endurecidas
S: Saliente - bordos elevados
S: Some espontaneamente
I: Indolor  (Úlcera)
I: Indolor (adenopatia)
L: Limpo (Fundo)

Úlceras:

  • Sífilis
  • Herpes
  • Haemophyllus ducrey (Cancróide): feia, suja, fedorenta e dolorosa; Fístula por orifício único; alto risco de contágio.
  • DoNOVANOsE: lesão em espelho - úlcera indolor - evolução lenta e progressiva para lesão ulcero vegetante; ausência de adenopatia; não trata parceria; forma elefantiásica
  • Cancro misto de Rollet: cancro mole (Ducrey) + Cancro duro (Protossifiloma)
  • Linfogranuloma venéreo: Bico de regador; Complicação: Estiomênio (elefantíase da vulva)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(SES-PE 2019.2 R4 GO) - Gestante de 30 anos, G2P1, encontra-se na 37a semana de gravidez, procura maternidade por se queixar de ardor e queimação em região vulvar com aparecimento de bolhas há quatro dias. Ao exame, observam-se vesículas agrupadas em vulva e intensa reação inflamatória. Considerando o quadro acima, qual a melhor orientação?

A) O tratamento inclui, apenas, medidas locais e gerais para alívio da sintomatologia
B) O tratamento só deve ser realizado nas gestantes que apresentem desconforto vaginal ou vulvar importante
C) O aciclovir é o antiviral de escolha, sendo indicado e seguro em todas as fases de gravidez
D) Nas gestantes de termo, o tratamento de escolha é o aciclovir tópico
E) O tratamento com aciclovir deve ser evitado no período da amamentação

A

Letra “C” - O aciclovir é o antiviral de escolha, sendo indicado e seguro em todas as fases de gravidez

VESÍCULAS COM BORDAS HIPEREMIADAS: TRATAR COM ACICLOVIR VO (CATEGORIA B) EM QUALQUER FASE DA GESTAÇÃO E NA AMAMENTAÇÃO

O quadro de surgimento de vesículas agrupadas em região vulvar, com intensa reação inflamatória, causando ardor e queimação, é bastante característico da infecção por HERPES GENITAL. Vale lembrar que a redução da imunidade celular, típica da gestação, torna a infecção por esse vírus comum em gestantes. O tratamento sistêmico (via oral) deve ser realizado em todas as gestantes, que apresentem episódio da doença, a fim de evitar a presença de herpes genital ativa durante o trabalho de parto, pelo aumento na chance de transmissão ao RN. O aciclovir é a droga de escolha para a terapia, sendo indicado e seguro em todas as fases da gravidez, inclusive no puerpério, durante a amamentação. Esse antiviral representa categoria B no tratamento de herpes na gestação, significando que foi eficaz em estudos com animais, porém não foi utilizado em gestantes (o que validaria a categoria A). Entretanto, é importante frisar que não foram realizados estudos em pacientes grávidas, pois esse método científico é considerado antiético e evitado, preservando-se o respeito pela autonomia do RN. ALTERNATIVA C – CORRETA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly