Dismenorreia Flashcards
(USP-SP 2018 ACESSO DIRETO) -Paciente de 30 anos de idade queixa-se de dismenorreia há 4 meses. É nuligesta e uso de preservativo para contracepção. Exame especular normal; toque vaginal com útero de volume normal, móvel, indolor, presença de tumoração anexial direita, consistência cística, dolorosa à mobilização, região anexial esquerda sem achados significativos. Realizou ultrassonografia transvaginal, cuja imagem de ovário direito está mostrada a seguir. O ovário esquerdo é normal e não há outras alterações na ultrassonografia. Qual é o tratamento mais adequado para o caso? A) exérese do ovário que apresenta o cisto B) punção esvaziadora por via transvaginal C) exérese do cisto com preservação do ovário D) análogo do GnRH e controle ultrassonográfico do cisto
Letra “C” - exérese do cisto com preservação do ovário
ENDOMETRIOMA: DISMENORREIA SECUNDÁRIA PROGRESSIVA - CISTO EM VIDRO FOSCO ~TV ANTIGA - EXERESE DO CISTO (TENDO O CUIDADO DE TIRAR A CÁPSULA)
Questão que aborda paciente jovem, com quadro de dismenorreia secundária progressiva, há quatro meses, com presença de massa anexial direita, dolorosa à mobilização e de consistência cística. À ultrassonografia transvaginal, é possível observar a presença de imagem cística, com acúmulo de sangue (imagem em vidro fosco), originado a partir de tecido endometrial ectópico, caracterizando a imagem de endometrioma. Vale lembrar que a evolução da endometriose não é linear, ou seja, não é a extensão da doença que define a sintomatologia da paciente. Dessa forma, pacientes com quadros muito profundos podem apresentar pouca dor, enquanto pacientes com endometriose mínima podem ser levemente sintomáticas. Sendo assim, sobre o tratamento de pacientes com endometriose, que evoluem com o surgimento de endometrioma, seguem as assertivas. ALTERNATIVA A – INCORRETA: Não há necessidade de extração ovariana, principalmente, ao se considerar que a paciente é jovem e nuligesta. ALTERNATIVA B – INCORRETA: Punções de endometriomas podem cursar com implantes no local da punção, por isso, devem ser evitadas. ALTERNATIVA C – CORRETA: Deve-se promover a remoção do cisto, sempre visando retirar também a cápsula, a fim de diminuir o risco de recidiva e tentando sempre preservar o ovário. ALTERNATIVA D – INCORRETA: O endometrioma não apresenta resposta a tratamentos medicamentosos.