MENINGITE - MENINGITE AGUDA - TRATAMENTO Flashcards
Meningococemia
tratamento de escolha é com
Ceftriaxone por 7 dias
A vancomicina deve ser utilizada empiricamente em casos de infecções nosocomiais relacionadas a
procedimentos neurocirúrgicos, ou ainda guiada por cultura em pacientes com infecção por pneumococo e MIC para penicilina >0,12µg/ml.
A quimioprofilaxia está indicada para os contatos próximas da criança acometida com meningite, o que inclui: co-habitantes do domicílio (pais, irmãos etc.), colegas de creche/escola e profissionais de saúde que manusearam possíveis secreções da criança sem a devida paramentação. O esquema ideal é
Rifampicina 10mg/kg/dose(máximo 600mg) 2x ao dia por 2 dias e iniciada até 48h da exposição.
Letalidade da Meningite
A letalidade é alta, varia de 7 a 70%.
O isolamento deve ser mantido por
24h após início do tratamento eficaz.
V ou F
Crianças menores de nove meses poderão apresentar os sinais clássicos de irritação meníngea, sendo comum observar também nesse grupo etário vômitos, convulsões, sinais neurológicos focais e coma.
Falso
Crianças menores de 1 ano apresentam comumente a fontanela anterior aberta, o que permite o “extravasamento” pressórico da hipertensão intracraniana na meningite bacteriana nessa faixa etária, logo sinais de irritação meníngea são pouco frequentes. O abaulamento da fontanela, por outro lado, pode ser percebido.
V ou F
A análise do líquor evidencia hiperproteinorraquia, hipoglicorraquia e aumento do número de leucócitos com predomínio posterior de linfócitos.
Na meningite bacteriana o perfil bioquímico do líquor envolve hiperproteinorraquia, hipoglicorraquia, aumento da celularidade às custas de POLIMORFONUCLEARES, especialmente se coletado prévio ao início da antibioticoterapia.
Em um caso de meningite bacteriana aguda por Streptococcus pneumoniae (com concentração inibitória mínima de betalactâmicos muito elevada), o esquema terapêutico de escolha, dentre os abaixo, é
Vancomicina.
A resistência crescente aos beta-lactâmicos é endêmica, e em se tratando de meningite, não temos tempo a perder. Em muitos países, na suspeita de infecção por pneumococo, o uso da Vancomicina já é obrigatório. No Brasil, embora alguns serviços já usem a Vancomicina rotineiramente, frequentemente esse fármaco é associado após o resultado da cultura evidenciando o MIC >0,12µg/ml para penicilina.
Pulso de metilprednisolona seria indicado para
meningite asséptica
um achado que praticamente fecha o diagnóstico de meningoencefalite herpética:
exame de imagem com alteração em região temporal.