HIV - DIAGNÓSTICO Flashcards
O diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV é realizado com
pelo menos dois testes, um inicial (com alta sensibilidade - geralmente ELISA) e um segundo (mais específico - como o western blot ou imunoblot, ou mesmo teste molecular) para complementar o resultado do teste inicial.
Ao utilizar um teste de 4a geração
aumenta-se a chance de um diagnóstico precoce de HIV (até mesmo Síndrome Retroviral Aguda), já que consegue detectar os anticorpos a partir de 15 dias após a infecção.
Considerando-se a aids, os principais exames voltados especificamente para o controle evolutivo da doença e progressão imunológica são:
Apenas o valor do CD4 e a carga viral (CV) têm papel no controle evolutivo da doença.
Embora vários exames (como hemograma, função hepática e renal, lipidograma, etc) sejam solicitados para acompanhamento do paciente em uso de TARV,
A reação cruzada, que pode gerar resultados falso-positivos ou indeterminados, pode acontecer em virtude ________
de várias doenças autoimunes, ou mesmo na gravidez, dentre outras situações.
V / F
Após a transmissão do vírus, ocorre a fase de eclipse, que corresponde ao período de replicação local do patógeno e em que o RNA viral é detectável no plasma
Falso
Na fase eclipse (período de aproximadamente dez dias após a transmissão do vírus), o RNA viral ainda não é detectável no plasma.
V/ F
No paciente HIV+, a presença da IgM não permite diferenciar uma infecção recente de uma infecção crônica, tendo em vista que a IgM pode reaparecer em outros momentos durante o curso da infecção.
Como em qualquer outra infecção viral, a primeira classe de anticorpo produzida durante uma resposta imune primária é o IgM. Devido à persistência do HIV, nosso organismo é continuamente exposto aos mesmos antígenos e a produção inicial de IgM é substituída pela produção de IgG. Entretanto, ao contrário de outras doenças infecciosas, a presença da IgM não permite diferenciar uma infecção recente de uma infecção crônica, uma vez que a IgM pode reaparecer em outros momentos durante o curso da infecção. A IgG anti-HIV atinge níveis séricos elevados e persiste por anos, enquanto os níveis séricos de IgM tendem a desaparecer com o tempo ou apresentar padrão de intermitência.
V / F
Os testes complementares convencionais, como western blot e imunoblot rápido, são menos sensíveis que os imunoensaios de 3ª e 4ª gerações, podendo produzir resultados falso não reagentes.
Verdadeiro
Os testes complementares convencionais (western blot, imunoblot ou imunoblot rápido) são menos sensíveis que os imunoensaios de 3ª e 4ª gerações, podendo produzir resultados falso-negativos. Por eta razão, são considerados inadequados para a detecção de infecções recentes, além de elevar o custo do diagnóstico.
Na constatação da infecção pelo vírus do HIV, para detectar todos os casos presentes em uma população, deve-se realizar um teste diagnóstico com:
A) Valor preditivo positivo. B) Alta especificidade. C) Alta sensibilidade. D) Boa acurácia.
Alta sensibilidade
COMENTÁRIO DO PROFESSOR
O melhor exame para rastreio diagnóstico, visto que almeja - se mapear, dentro da população, a maior quantidade possível de pessoas efetivamente doentes (com poucos falsos negativos, mesmo que, para isso, surjam alguns falsos positivos) é um exame com alta sensibilidade. A especificidade, por sua vez, seria a capacidade de um teste diagnóstico identificar os verdadeiramente negativos nos indivíduos que realmente não estão doentes, dificilmente dizendo que um indivíduo sadio é doente (poucos falsos positivos), porém estando sujeito a mapear os falsos negativos (indivíduos com teste negativo, porém que, na verdade, possuem a doença). Já o valor preditivo positivo avalia a proporção de pessoas verdadeiramente doentes (“positivas”) entre aquelas que tiveram um resultado positivo no teste realizado. Por fim, a acurácia é a proporção de acertos (tanto os verdadeiramente positivos, quanto os verdadeiramente negativos) em relação à amostra do estudo. Sendo assim, alternativa correta: letra C.
De acordo com o Ministério da Saúde, os seguintes exames devem ser solicitados na primeira consulta após o diagnóstico de HIV:
contagem linfócitos CD4+, carga viral HIV, genotipagem pré-tratamento, hemograma, glicemia de jejum, lipidograma, avaliação hepática e renal, testagem de sífilis e hepatites virais, IgG para toxoplasmose, sorologia para HTLV I e II e Chagas (de acordo com situação epidemiológica local), prova tuberculínica e radiografia de tórax.