Lesão celular Flashcards
Quando ocorre lesão celular?
A lesão ocorre na falta de adaptação a um estímulo nocivo ou à uma alteração intrínseca.
Quais os tipos de lesão e o que determina a transformação de um tipo para outro?
A lesão pode ser reversível, que regride quando o estímulo é cessado, e irreversível, que resulta em morte celular; não se tem um momento certo onde a lesão reversível passa a ser irreversível.
Causas de lesão celular
Privação de oxigênio (por isquemia ou anóxia), agentes físicos, químicos, infecciosos, reações imunes (contra agente externos ou autoimunes), e deficiências ou excessos de nutrientes.
Quais são as principais características da lesão reversível?
Redução da fosforilação oxidativa, depleção do armazenamento de ATP, tumefação celular secundária à edema, alterações em organelas e degeneração gordurosa.
Características da necrose?
Na necrose a célula tem suas proteínas desnaturadas e seus conteúdos digeridos por enzimas, oriundas dos próprios lisossomos e de leucócitos recrutados pela reação inflamatória. A membrana se desintegra e há extravasamento dos conteúdos celulares.
Cite três aspectos morfológicos da necrose.
Eosinofilia (perda do RNA e desnaturação proteica), figuras de mielina (precipitados de fosfolipídeos espiralados) e alterações nucleares (cariólise, picnose e cariorrexe).
Características na necrose isquêmica ou coagulativa.
Persistência de células necróticas eosinofílicas por alguns dias; a isquemia desnatura até mesmo as enzimas.
Características da necrose liquefativa.
Digestão enzimática da célula, resultando na formação de pus.
O que é necrose gangrenosa?
É um termo usado na prática clínica para definir necrose em extremidades; quando há infecção do tecido, ele passa a ser chamado de gangrena úmida, com formação de pus e bolhas.
Características da necrose caseosa.
Equilíbrio entre a desnaturação e a digestão enzimática de proteínas; aspecto de queijo, chamado de “granuloma”.
Onde comumente ocorre a esteatonecrose e qual seu padrão de apresentação?
A esteatonecrose ocorre principalmente no tecido adiposo em pacientes com pancreatites; o tecido fica com um aspecto de “pingo de vela” devido à destruição pelas lipases. Também pode haver calcificação por conta da saponificação da gordura.
Características da necrose fibrinóide.
Deposição de complexos antígenos-anticorpos nas paredes dos vasos, combinados com fibrina. Ocorre nas vasculites imunologicamente mediadas.
Características na necrose isquêmica ou coagulativa.
Persistência de células necróticas eosinófilas por alguns dias; a isquemia desnatura até mesmo as enzimas.
Quais são os princípios básicos da lesão?
Tipo, duração e agressividade do estímulo; tipo, estado e adaptabilidade da célula; alterações em sistemas bioquímicos.
Qual o primeiro sistema bioquímico afetado e qual a consequência disso?
O primeiro sistema afetado é a mitocôndria, havendo redução da fosforilação oxidativa, com aumento da glicólise e depleção da produção de ATP. Isso faz com que a membrana celular da célula, incluindo seus canais iônicos, sofra alterações, aumentando o efluxo de potássio e o influxo de cálcio, sódio e água. A célula fica edemaciada, há a formação de bolhas, e o cálcio ativa as enzimas lisossomass que começam o processo de degradação. O acúmulo de ácido lático proveniente da glicólise também contribui para a agregação da cromatina nuclear. A síntese proteica, decorrente da tumefação do RE e destacamento de ribossomos, faz com que haja o depósito de lipídeos.