Depósitos celulares Flashcards
O que são depósitos celulares?
São alterações metabólicas que acontecem na célula e geram acúmulo de substâncias, endógenas ou não. Podem ser permanentes ou temporais.
OU: Acúmulo anormal de substâncias dentro ou fora da célula
Quais são as causas de depósitos celulares?
Substância endógena produzida de forma normal que o organismo não consegue eliminar; substância endógena produzida de forma anormal, que o organismo também não consegue eliminar; deficiência de enzimas; acúmulo de substâncias exógenas que o organismo não tem meios de metabolizar.
Quais são as três formas de lipídeos que podem se acumular?
Triglicerídeos (pequenos), colesterol e esfingolipídios (lipídios de superfície).
Corante usado para identificar os acúmulos de lipídeos.
Os lipídios são retirados de dentro das células com a técnica de coloração HE; vê-se só a membrana celular dos adipócitos. Usa-se Sudan III e IV (vermelho e preto, respectivamente) ou Red oil (perícia de embolia gordurosa).
O que é a esteatose, onde ela ocorre com mais frequência e por quê?
A esteatose é o acúmulo de triglicerídeos que ocorre principalmente no fígado podendo resultar da entrada excessiva de lipídeos ou defeitos na sua exportação, como, por exemplo, na formação de lipoproteínas.
Causas comuns de esteatose hepática?
Alcoolismo (alteração das funções mitocondriais), sobrepeso, medicamentos, toxinas, desnutrição proteica/anorexia, DM e hipóxia.
Por que as toxinas causam esteatose?
Diminuição da produção de apoproteínas.
Por que desnutrição proteica/anorexia causam esteatose?
Diminuição da síntese de apoproteínas e mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo.
Por que DM causa esteatose?
Mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo por consequência da ativação da lipase hormônio sensível.
Por que a hipóxia causa esteatose?
Diminuição da oxidação de ácidos graxos.
Como o desenvolvimento da esteatose se dá no fígado, do ponto de vista morfológico?
Formação de lipossomas no RE, que formam vacúolos ao redor do núcleo; com o rompimento da célula, os vacúolos coalescem e formam os cistos gordurosos.
Quais os dois tipos de esteatose que podem ocorrer no coração?
No coração, há dois padrões de esteatose: um de aspecto tigróide, causado por hipóxia moderada e prolongada (anemias) e outro mais uniforme causado por hipóxias mais profundas e algumas formas de miocardite.
O que é lipidose? Dê exemplos.
É o acúmulo de colesterol e de ésteres de colesterol no interior de macrófagos; ocorre nos vasos, formando as placas ateroscleróticas, na pele, formando os xantomas, e na vesícula biliar, chamada de colesterolose (aspecto de morango).
O que é a doença de Niemann-Pick tipo C?
É uma doença de depósito lisossômico causada por mutações que afetam uma enzima envolvida no transporte do colesterol, resultando em acúmulo de colesterol em múltiplos órgãos.
O que é esfingolipidose?
É o acúmulo de esfingolipídios dentro da célula, que são constituintes da membrana plasmática produzidos no meio intracelular; problemas no transporte dessas substâncias causam a esfingolipidose.
O que é a doença de Tay Sachs?
É uma esfingolipidose comum em pessoas de origem judia; casos de homozigose tem prognóstico muito pior. É causada pela ausência de hexosaminidase A e tem como consequência a destruição das células nervosas do cérebro e da medula espinhal.
Corantes usados para identificar acúmulos de glicogênio.
PAS, carmim de best e vermelho congo (+).
Em quais doenças o acúmulo de glicogênio aparece?
Na diabetes mellitus e nas glicogenoses de origem genética.
Aspecto do acúmulo de proteínas do ponto de vista microscópico.
Aparecem como gotículas eosinofílicas arredondadas, vacúolos, ou agregados no citoplasma. À microscopia eletrônica, podem ter aparência amorfa, fibrilar ou cristalina.
Causas de acúmulos de proteínas?
Proteinúria (forma gotículas de reabsorção nos túbulos proximais renais); produção anormal de proteínas normais, defeitos no transporte, agregação de proteínas anormais ou acúmulo de proteínas do citoesqueleto.
O que é a amiloidose?
É um excesso de proteínas complexado com substância P que se acumula fora das células, também chamado de “lixo extracelular”.
Por que na maioria dos indivíduos não ocorre amiloidose?
Por conta da integridade do sistema proteolítico.
O que é usado para identificar amiloidose e por quê?
Essas substâncias não são fáceis de serem vistas no HE; usa-se PAS e vermelho congo, e na luz polarizada apresenta-se como um verde metálico.
Exemplos de amiloidose sistêmica.
Primária (mieloma que produz proteínas anormais), secundária (processos inflamatórios graves e consequente produção de proteínas pelo fígado), hemodiálise crônica e amiloidose familiar (portugueses).