Inflamação crônica Flashcards
O que caracteriza a inflamação crônica?
É um processo de tempo mais longo, mais reparativo que destrutivo.
Tipos de inflamação crônica?
Inespecífica e específica.
O que é inflamação crônica inespecífica? Quais são suas características?
É uma inflamação crônica comum a vários agentes; apresenta exsudato de mononucleados, áreas de alteração ao lado de áreas de regeneração ou reparação; há intensa multiplicação de fibroblastos e angioblastos. Dependendo da causa, linfócitos T podem adquirir aspectos de linfoblastos e linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos.
O que é inflamação crônica específica?
É um tipo de inflamação crônica que acontece em um número pequeno de patologias; sua característica principal é a formação de um granuloma.
Características dos granulomas.
(1) cerca de 1 mm; (2) presentes em superfícies serosas ou no interior de órgãos; (3) macrófagos são o componente mais importante, diferenciando-se em células epitelióides e células gigantes; (4) colar de linfócitos ao redor. Além disso, tem os elementos alternativos (que podem ou não aparecem): necrose, neutrófilos, plasmócitos.
Quais são os dois tipos de células gigantes e qual a diferença entre eles?
Langhans, com núcleo na periferia, formadas quando o indutor do processo for imunológico; corpo estranho, quando o indutor for um corpo inerte.
Substâncias importantes no processo de formação de granulomas.
Fator Estimulador de Colônias de Granulócitos e Macrófagos (GM-CSF) e IL-6.
A que se deve a necrose caseosa nos granulomas?
À apoptose de macrófagos epitelióides, além da ação de linfotoxinas e de produtos excretados por macrófagos; dessa forma, há presença de componente apoptótico e necrótico.
Os granulomas evoluem para a cura por…
Fibrose.
Quais os tipos de granulomas de acordo com a diferenciação de linfócitos? Qual a diferença entre eles?
Th1 e Th2. No Th1, as citocinas IFN-ܓ e IL-12 e as quimiocinas CXC comandam o processo; no Th2, esse papel é das IL-4, IL-10, IL-13 e as quimiocinas do grupo CC. A gênese de granulomas portanto depende da imunidade celular e variam seu padrão morfológico de acordo com essa resposta.
Qual o papel das alarminas?
Emitir sinais para que fatores flogísticos sejam liberados na circulação, resultando em fenômenos vasculares, exsudativos, resolutivos e reparativos.
Características dos granulomas por corpos inertes.
Dispersão de núcleos, poucas células epitelióides, gigantócitos irregulares.
Quais são os padrões morfológicos de inflamação?
Seroso (exsudato aquoso); fibrinoso (placas de fibrina); purulento (abcesso, empiema ou fleimão); e úlceras (escavações profundas em superfícies epiteliais).
Diferença entre abcesso, empiema e fleimão.
Abcesso: formação de neocavidade; empiema: pus em cavidade já existente; fleimão: o pus se infiltra entre os tecidos mas não forma neocavidade.
Placas de amigdalite têm padrão morfológico de inflamação…
Fibrinosa.