Biologia do crescimento neoplásico Flashcards
Quais são os aspectos epidemiológicos do desenvolvimento do câncer?
Geográficos; idade (maioria aparece depois dos 55 anos); sexo; fatores genéticos; e fatores predisponentes
O que são os cânceres familiares?
São neoplasias que tem história familiar significante, mas não se conhece o gene - é o oposto das síndromes neoplásicas hereditárias, que são minoria.
O que são tumores?
Os tumores são entendidos como agressões ambientais em indivíduos geneticamente suscetíveis. É o produto final de um processo complexo que se desenvolve em múltiplos estágios.
Qual a base molecular do câncer?
É uma mutação no DNA com consequências não-letais; podem ser ambientais ou espontâneas. Tem caráter de monoclonalidade - pois surgem a partir da expansão clonal de uma única célula.
Progressão tumoral é o crescimento da neoplasia. V ou F?
F. São mutações adicionais que geram subclones com capacidades de crescimento, metástase, invasão e resposta ao tratamento diferentes
O que é o efeito Warbug, típico das neoplasias?
O efeito Warburg ou glicólise aeróbica é o fenômeno em que células tumorais convertem a glicose a ácido lático mesmo na presença de oxigênio, diferentemente das células normais do organismo que realizam o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
Neoplasias têm potencial replicativo irrestrito, ou seja, não há senescência. V ou F?
V.
Qual é geralmente a primeira manifestação do câncer?
É a caquexia, caracterizada por perda ponderal, anorexia, anemia e fraqueza. Não está relacionada à demanda metabólica do tumor.
A síndrome paraneoplásica é explicada diretamente pelo crescimento local do tumor ou pela elaboração hormonal do próprio tumor. V ou F?
F.
O que é a síndrome paraneoplásica?
São manifestações distintas que ocorrem em 10% dos casos e podem ser o primeiro sinal da neoplasia; podem ser importantes ou até mesmo grave, simulando metástases.
No que é baseado o estadiamento?
Tamanho do tumor e grau de disseminação; varia conforme cada tipo de câncer.
Exemplos de efeitos locais e hormonais dos tumores.
Destruição de glândula endócrina; obstrução ou intussuscepção do TGI; produção hormonal; infecção secundária; e sangramentos.