Lei de Tortura de 1997 Flashcards
Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da __________ e __________.
Vítima ou de terceira pessoa;
Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão de natureza __________.
Criminosa.
Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação __________ ou __________.
Racial ou religiosa.
Constitui crime de tortura submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.
Errada. Nesse caso o sofrimento deverá ser INTENSO.
Quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal comete crime de tortura.
Certo.
Aquele que se omite em face dos crimes de tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre nas mesmas penas?
Não. A pena será de detenção de um a quatro anos.
A padrão será reclusão, de dois a oito anos.
O que configura a tortura qualificada?
Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima ou morte.
Quais são as três causas que aumentam a pena do crime de tortura de 1/6 a 1/3? (3)
Se o crime é cometido por agente público.
Se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos.
Se o crime é cometido mediante sequestro.
A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício por quanto tempo?
Pelo dobro do prazo da pena aplicada.
O efeito extrapenal, de perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício é efeito automático da condenação?
Sim. Entendimento do STJ e STF.
O crime de tortura é inafiançável e imprescritível?
Não. Ele é inafiançável e insuscetível de graça e anistia. (O racismo e a ação de grupos armados são imprescritíveis).
Quais são as duas hipóteses em que o disposto na lei de tortura será aplicado mesmo que o crime não tenha ocorrido em território nacional?
Sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
Os Tribunais Superiores entendem ser cabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos no caso do crime de tortura?
NÃO. O STJ entende incabível a substituição, já que não é satisfeito o artigo 44, inciso I, do CP, em razão da violência contida no crime de tortura.
A majorante dos crimes de tortura aumentará a pena em quanto?
de 1/6 a 1/3
Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: (3)
a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;
b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;
c) em razão de discriminação racial ou religiosa;