Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de MG - Lei Estadual nº 869/1952 Flashcards
Os cargos são de carreira ou isolados. São de carreira os que se integram em classes e correspondem a uma profissão; isolados, os que não se podem integrar em classes e correspondem a certa e determinada função.
Certo.
Defina “Classe”.
Classe é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento.
Defina “carreira”
Carreira é um conjunto de classes da mesma profissão, escalonadas segundo os padrões de vencimentos.
Defina “quadro”
Quadro é um conjunto de carreiras, de cargos isolados e de funções gratificadas.
Haverá equivalência entre as diferentes carreiras, entre cargos isolados ou funções gratificadas.
Errada. Não haverá.
Compete ao __________ prover, na forma da lei e com as ressalvas estatuídas na Constituição, os cargos públicos estaduais.
Governador do Estado
As nomeações serão feitas em caráter efetivo, quando se tratar de cargo de carreira ou isolado que, por lei, assim deva ser provido.
Certo.
Os concursos deverão realizar-se dentro dos dois meses seguintes ao encerramento das respectivas inscrições.
Errada. 6 meses.
Estágio probatório é o período de __ anos de efetivo exercício do funcionário nomeado em virtude de concurso, e de __ anos para os demais casos.
2 e 5
(CF/88: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público).
Ficará sujeito a novo estágio probatório, ainda que o funcionário já tenha adquirido estabilidade em virtude de qualquer prescrição legal.
Errada. Não ficará sujeito a novo estágio probatório o funcionário que, nomeado para outro cargo público, já houver adquirido estabilidade em virtude de qualquer prescrição legal.
O substituto perderá, durante o tempo da substituição, o vencimento ou remuneração do cargo de que for ocupante efetivo, salvo no caso de função gratificada e opção.
Certo.
A transferência a pedido para o cargo de carreira só poderá ser feita para vaga que tenha de ser provida mediante promoção por merecimento.
Certo.
As transferências para cargos de carreira não poderão exceder de __ dos cargos de cada classe e só poderão ser efetuadas no mês seguinte ao fixado para as promoções
1/3
O interstício para a transferência será de 2 anos na classe e no cargo isolado.
Errada. 365 dias.
A reversão, que decorrerá de decisão administrativa ou sentença judiciária passada em julgado, é o ato pelo qual o funcionário demitido reingressa no serviço público, com ressarcimento dos prejuízos decorrentes do afastamento.
Errada. REINTEGRAÇÃO.
__________ é o ato pelo qual o aposentado reingresse no serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.
Reversão
A reversão far-se-á exclusivamente “ex-officio”.
Errada. A reversão far-se-á a pedido ou “ex-officio”.
O aposentado não poderá reverter à atividade se contar mais de __ anos de idade.
55
Aproveitamento é o reingresso no serviço público do funcionário em disponibilidade.
Certo.
No provimento por aproveitamento, havendo mais de um concorrente à mesma vaga, qual terá preferência?
O de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de serviço público.
Posse é o ato que investe o cidadão em cargo ou em função gratificada.
Certo.
A posse deverá verificar-se no prazo de __ dias, contados da data da publicação do decreto no órgão oficial.
30
(Esse prazo poderá ser prorrogado, por outros trinta dias, mediante solicitação escrita e fundamentada do interessado e despacho da autoridade competente para dar posse.)
O exercício do cargo ou da função terá início dentro do prazo de __ dias.
30
(Os prazos previstos neste artigo poderão ser prorrogados, por solicitação do interessado e a juízo da autoridade competente, desde que a prorrogação não exceda a trinta dias).
(Lei 8.112: É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse).
O número de dias que o funcionário gastar em viagem para entrar em exercício será considerado, para todos os efeitos, como de efetivo exercício.
Certo.
Nenhum funcionário, com exceção ao Ministério Público, poderá ausentar-se do Estado, para estudo ou missão de qualquer natureza, com ou sem ônus para os cofres públicos, sem autorização ou designação expressa do Governador do Estado.
Errada. Não existe a exceção.
O funcionário designado para estudo ou aperfeiçoamento fora do Estado, com ou sem ônus para os cofres deste, ficará obrigado a prestar serviços pelo menos por mais três anos.
Errada. Somente se COM ônus.
O funcionário designado para estudo ou aperfeiçoamento fora do Estado, com ônus para os cofres deste, ficará obrigado a prestar serviços pelo menos por mais __ anos.
3
Salvo casos de absoluta conveniência, a juízo do Governador do Estado, nenhum funcionário poderá permanecer por mais de __ anos em missão fora do Estado, nem exercer outra senão depois de corridos __ anos de serviço efetivo no Estado, contados da data do regresso.
4 e 4
No caso de condenação, e se esta não for de natureza que determine a demissão, será o funcionário afastado, na forma deste artigo, a partir da decisão definitiva, até o cumprimento total da pena, com direito, apenas, a __ do vencimento ou remuneração.
1/3 do vencimento
Para efeito de promoção por antigüidade, computar-se-á, como de efetivo exercício, o período de licença para tratamento de saúde.
Certo.
É possível a acumulação de tempo de serviço simultaneamente prestado, em dois ou mais cargos ou funções, à União, ao Estado, aos Municípios e às autarquias.
Errada. É vedado.
Para nenhum efeito será computado o tempo de serviço gratuito, salvo o prestado a título de aprendizado em serviço público.
Certo.
Nos dias úteis, em nenhum caso poderão deixar de funcionar as repartições públicas, ou ser suspensos os seus trabalhos, em todo ou em parte.
Errada. Só por determinação do Governador do Estado.
O funcionário perderá __ do vencimento ou remuneração, quando comparecer depois da hora marcada para início do expediente, até 55 minutos;
1/5
O funcionário perderá o vencimento ou remuneração do dia, quando comparecer na repartição sem a observância do limite de 55 minutos da hora marcada para o início do expediente.
Certo.
O funcionário perderá __ do vencimento ou remuneração, quando se retirar da repartição no fim da segunda hora do expediente;
4/5
O funcionário perderá __ do vencimento ou remuneração, quando se retirar no período compreendido entre o princípio e o fim da terceira hora do expediente;
3/5
O funcionário perderá __ do vencimento ou remuneração, quando se retirar no período compreendido entre o princípio e o fim da quarta hora;
2/5
O funcionário perderá __ do vencimento ou remuneração, quando se retirar do princípio da quinta hora em diante.
1/5
O funcionário pederá 1/5 do vencimento em duas situações, quais sejam:
Quando comparecer depois da hora marcada para início do expediente, até 55 minutos.
Quando se retirar do princípio da quinta hora em diante.
No caso de faltas sucessivas, serão computados, para efeito de descontos, os domingos e feriados intercalados.
Certo.
A demissão será aplicada como penalidade.
Certo.
O funcionário, ocupante de cargo de provimento efetivo, será aposentado compulsoriamente, aos __ anos de idade;
70
Será aposentado, se o requerer, o funcionário que contar __ anos de efetivo exercício no magistério.
25
As professoras primárias têm direito à aposentadoria, desde que contem sessenta anos de idade.
Certo.
Os vencimentos da aposentadoria não poderão ser superiores ao vencimento ou remuneração da atividade, nem inferiores a __
1/3
Remuneração é a retribuição paga ao funcionário pelo efetivo exercício do cargo correspondente ao padrão fixado em lei.
Errada. Vencimento.
Remuneração é a retribuição paga ao funcionário pelo efetivo exercício do cargo correspondente ao padrão de vencimento e mais as quotas ou porcentagens, que, por lei, lhe tenham sido atribuídas.
Certo.
O vencimento ou a remuneração dos funcionários não poderão ser objeto de arresto, seqüestro ou penhora, salvo quando se tratar: (2)
I – de prestação de alimentos, na forma da lei civil;
II – de dívida à Fazenda Pública.
O abono de família não será pago nos casos em que o funcionário ativo ou inativo deixar de perceber vencimento, remuneração ou provento.
Errada. O abono de família será pago, ainda nos casos em que o funcionário ativo ou inativo deixar de perceber vencimento, remuneração ou provento.