Lei de Improbidade Administrativa - Lei 8.429/92 Flashcards
O ato de improbidade administrativa constitui crime?
Não. O ato de improbidade administrativa é ilícito de natureza civil e política, inclusive as sanções previstas na Lei de Improbidade possuem natureza civil (perda de bens, ressarcimento de dano
ao erário e multa), administrativa (perda da função pública, proibição de contratar e de receber incentivos do Poder Público) e política (suspensão dos direitos políticos).
Poderá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito de ato de improbidade que gere enriquecimento ilícito impor medida cautelar de indisponibilidade de bens do acusado, comunicando-a imediatamente o Ministério Público?
Não. “caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado”.
A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Certo.
(A autoridade judicial competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, do emprego ou da função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida for necessária à instrução processual ou para evitar a iminente prática de novos ilícitos. O afastamento será de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis uma única vez por igual prazo, mediante decisão motivada.)
Sanções do Enriquecimento ilícito:
Suspensão 8 a 10 anos
Multa 3x valor acrescido
Proibido de contratar e receber benefícios por 10 anos.
Sanções Prejuízo ao erário:
Suspensão 5 a 8 anos
Multa 2x valor acrescido
Proibido de contratar e receber benefícios por 5 anos.
Sanções do ato contra princípios da administração pública:
Suspensão de direitos políticos de 3 a 5 anos
Multa 100x valor da remuneração
Proibido de contratar e receber benefícios por 3 anos.
Sanções da Concessão indevida benefício financeiro ou tributário:
Suspensão 5 a 8 anos
Multa 3x valor do benefício
A declaração de bens será __________ (semestralmente /anualmente) atualizada.
Anualmente.
Será punido com a pena de __________, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.
Demissão
Quem poderá representar à autoridade administrativa contra ato de improbidade?
Qualquer pessoa.
Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.
Certo.
A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de __ dias da efetivação da medida cautelar.
30
As ações de que trata este artigo não admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.
Errada. Admitem.
Havendo a possibilidade de solução consensual, poderão as partes requerer ao juiz a interrupção do prazo para a contestação, por prazo não superior a __ dias.
90
A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Certo.