Insuficiência Cardíaca e Valvopatias Flashcards
A … é decorrente de alteração cardíaca estrutural e/ou funcional que vai levar a diminuição do débito cardíaco e/ou elevação das pressões intracardíacas em repouso ou no esforço.
Insuficiência cardíaca
A … é a via final comum de qualquer agressão cardíaca.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca com fração de ejeção … pode ser por sobrecarga hemodinâmica, por injúria cardíaca direta ou ainda por ativação neuro-hormonal.
Reduzida
Na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida ocorre um dano inicial que dará início à mecanismos compensatórios que irão ser benéficos a curto prazo, porém se tornam maléficos ao longo do tempo, por promoverem … cardíaco.
Remodelamento
No tratamento da IC, atuamos nos … promovendo assim melhoria do quadro.
Mecanismos compensatórios
No tratamento da IC, pode-se usar … para bloquear a ação do sistema nervoso simpático.
Beta-bloqueadores
No tratamento da IC, pode-se usar hidralazina + nitrato para bloquear o aumento da …
Resistência vascular
No tratamento da IC, pode-se usar … para inibir a enzima conversora de angiotensina.
IECA
No tratamento da IC, pode-se usar … para inibir a angiotensina II.
BRA
No tratamento da IC, pode-se usar … para inibir a secreção de aldosterona.
Espironolactona
Temos 5 tipos de peptídeos natriuréticos, destes o … é produzido primariamente pelos átrios.
ANP
Temos 5 tipos de peptídeos natriuréticos, destes o … é produzido primariamente pelos ventrículos.
BNP
O mais importante peptídeo natriurético é o … em que pode ser medido através do seu pró-hormônio, e que é excretado quando há um estiramento das paredes, com a ação de diminuição do tônus vascular, da retenção de Na, e diminuição da fibrose e hipertrofia no coração.
BNP
O sacubitril inibe a neprilisina que é a responsável em transformar os peptídeos endógenos em metabólitos inativos, assim se tem como efeito benéfico a maior produção de …
Peptídeos natriuréticos
Na fisiopatologia da insuficiência cardíaca com fração de ejeção … já existem comorbidades e estado pró-inflamatório.
Preservada
Na fisiopatologia da insuficiência cardíaca com fração de ejeção … há baixa tolerância a variações de pré e pós carga.
Preservada
Quanto à classificação da IC, pode ser por tipo de disfunção na fração de ejeção do ventrículo esquerdo, sendo FE (1) quando maior ou igual à 50% e sendo fração de ejeção (2).
(1) Preservada ; (2) Diastólica
Quanto à classificação da IC, pode ser por tipo de disfunção na fração de ejeção do ventrículo esquerdo, sendo FE (1) quando menor ou igual à 40% e sendo fração de ejeção (2).
(1) Reduzida ; (2) Sistólica
Quanto à classificação da IC, pode ser quanto ao débito, sendo de … débito quando o problema não é no coração, tendo uma demanda metabólica aumentada e o coração não consegue dar conta.
Alto
Quanto à classificação da IC, pode ser quanto ao débito, sendo de … débito quando o problema é no coração.
Baixo
Quanto à classificação da IC, pode ser de acordo com as câmaras prioritariamente acometidas, sendo IC … quando cursa com congestão pulmonar.
Esquerda
Quanto à classificação da IC, pode ser de acordo com as câmaras prioritariamente acometidas, sendo IC … quando cursa com congestão sistêmica.
Direita
A principal causa de IC direita é a …
IC esquerda
Quanto à classificação evolutiva (AHA), o estágio … são pacientes com risco de IC, com HAS, DAC, etilismo, doença reumática, e o tratamento é com base na prevenção da lesão.
A
Quanto à classificação evolutiva (AHA), o estágio … são pacientes com lesão estrutural, HVE, FE reduzida, fibrose, infarto ou valvopatias, e o tratamento é específico.
B
Quanto à classificação evolutiva (AHA), o estágio … são pacientes com lesão estrutural + sintomas de IC, e o tratamento é específico.
C
Quanto à classificação evolutiva (AHA), o estágio … são pacientes com IC refratária a despeito de tratamento adequado, com sintomas refratários de IC e o tratamento é transplante, os “corações artificiais” (dispositivos de assistência ventricular), ou cuidados paliativos.
D
Na classificação evolutiva, conforme …, a classificação se dá de forma progressiva, não permitindo a regressão classificatória de um estágio maior para o menor do paciente.
AHA
Quanto à classificação funcional … é uma avaliação diária do paciente, podendo o paciente ser classificado em estágios maiores ou menores a depender do dia.
NYHA
Quanto à classificação funcional (NYHA), NYHA … é o paciente que não apresenta limitação à atividade física, com dispneia aos grandes esforços.
I
Quanto à classificação funcional (NYHA), NYHA … é o paciente que apresenta limitação leve à atividade física é uma dispneia aos moderados esforços.
II
Quanto à classificação funcional (NYHA), NYHA … é o paciente que apresenta limitação moderada à atividade física, é uma dispneia aos pequenos esforços.
III
Quanto à classificação funcional (NYHA), NYHA … é o paciente que apresenta limitação grande à atividade física, com dispneia aos mínimos esforços, como trocar de roupa, ou ainda no repouso.
IV
Quanto aos exames complementares, em todos os pacientes com suspeita de IC devem realizar …
ECG
Paciente em que estou suspeitando de IC, se ECG …. isso praticamente afasta a ICFER.
Normal
Pacientes com IC com bloqueio de ramo … apresentam mau prognóstico.
Esquerdo
O derrame pleural da IC é …
Bilateral