Diabetes Mellitus Flashcards
A célula … é a única responsável pela produção e secreção da insulina.
þ-pancreática
Na célula … ocorre a despolarização pelo fechamento dos canais de K+ após a entrada da glicose, a repolarização ocorre a partir da entrada de Ca+2 na célula, o que promove a secreção da insulina.
þ-pancreática
Os grânulos de insulina saem “casados” com o … que possui uma maior meia-vida, podendo ser utilizado como marcador da função pancreática.
Peptídeo C
O … pode ser utilizado como marcador de função pancreática, tendo utilidade na investigação do paciente com hipoglicemia em não diabéticos ou em dúvidas diagnósticas.
Peptídeo C
Paciente com LADA, a forma autoimune, o peptídeo C estará ….
Diminuído
Como um efeito tardio da insulina, há a passagem da glicose do meio (1) para o meio (2) para ser utilizada como fonte de energia.
(1) Extracelular ; (2) Intracelular
A insulina tem uma ação anabólica, levando à uma economia, (1) glicólise, proteólise e lipólise, e (2) gliconeogênse, proteogênse e lipogênese.
(1) Inibindo ; (2) Favorecendo
O diabetes é uma condição caracterizada por …
Hiperglicemia
No diabetes mellitus tipo … ocorre uma resistência à ação da insulina.
1
No diabetes mellitus tipo … ocorre uma deficiência na secreção da insulina.
2
Em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 de longa data com falência na secreção das células þ-pancreáticas, ou ainda nos pacientes diabetes mellitus tipo 1 obesos que ganham uma resistência à insulina associada, haverá uma … dos dois fatores que levam à diabetes.
Combinação
Como as principais etiologias do diabetes mellitus, a tipo … é responsável por cerca de 90-95% dos casos.
Tipo 2
Como as principais etiologias do diabetes mellius, a tipo … é responsável por cerca de 5-10% dos casos.
Tipo 1
Dentre as classificações do Diabetes, o … são aqueles pacientes que desenvolveram Diabetes após adultos, que apresentam anticorpos associados a dano pancreático positivos, que conseguiram manter os antidiabéticos via oral por pelo menos 6 meses, mas que se tornarão insulinodependentes.
LADA
No DM tipo … é imunomediado, com anticorpos positivos, acomete normalmente pacientes jovens e magros, com um início agudo e os sintomas clássicos.
1
No DM tipo … é multifatorial, com anticorpos negativos, acomete normalmente pacientes adultos (>40 anos) e obesos, geralmente com um início insidioso, sendo pacientes assintomáticos ou oligossintomáticos.
2
Os sintomas clássicos da Diabetes Mellitus são os 4P’s, quais são?
Polifagia, polidipsia, poliúria e perda ponderal (perda de peso)
Pacientes com Diabetes Mellitus tipo … apresentam em cerca de 80% dos casos uma história familiar positiva.
2
No diagnóstico do Diabetes Mellitus tipo 1 os … são importantes, porque eles vão preceder a hiperglicemia em meses a anos, e quanto mais tipos positivos, maior o risco de DM.
Anticorpos
Dentre os anticorpos utilizados no diagnóstico do DM tipo 1, está o anti-… que estará presente em até 80% dos casos.
Ilhota
Dentre os anticorpos utilizados no diagnóstico do DM tipo 1, está o anti-GAD que será mais ….
Duradouro
Dentre os anticorpos utilizados no diagnóstico do DM tipo 1, está o anti-… que estará presente principalmente na primeira infância.
Insulina
Dentre os anticorpos utilizados no diagnóstico do DM tipo 1, quando todos os anticorpos negativos, é importante dosar o antitransportador de … 8, que pode ser o único positivo.
Zinco
Quanto aos exames mais utilizados para o diagnóstico de DM, estão …
Glicemia de jejum e hemoglobina glicada (HBA1C)
Dentre os exames utilizados para o diagnóstico de DM, o … é o mais sensível de todos, tendo como desvantagem ser oneroso, o que não o torna tão prático.
TOTG
Quanto ao diagnóstico de DM, deverá ser confirmado por 2 testes iguais em amostras diferentes, ou 2 testes diferentes na mesma amostra, sendo confirmatório para DM, nos testes de glicemia em jejum quando valores iguais ou maiores a …
126
Quanto ao diagnóstico de DM, deverá ser confirmado por 2 testes iguais em amostras diferentes, ou 2 testes diferentes na mesma amostra, sendo confirmatório para DM, nos testes de hemoglobina glicada quando valores iguais ou maiores a …
6,5
Quanto ao diagnóstico de DM, deverá ser confirmado por 2 testes iguais em amostras diferentes, ou 2 testes diferentes na mesma amostra, sendo confirmatório para DM, nos testes de TOTG quando valores iguais ou maiores a …
200
Quanto aos exames diagnósticos de DM, considera-se normal, nos testes de glicemia em jejum quando encontrado valores inferiores a …
100
Quanto aos exames diagnósticos de DM, considera-se normal, nos testes de hemoglobina glicada quando encontrado valores inferiores a …
5,7
Quanto aos exames diagnósticos de DM, considera-se normal, nos testes de TOTG quando encontrado valores inferiores a …
140
Uma exceção ao diagnóstico de DM, são os pacientes com sintomas clássicos, associados à uma glicemia casual com valores maiores ou igual à … esses já podem ter o diagnóstico de DM.
200
O rastreio do DM deve ser feito em todos os pacientes … com 45 anos ou mais.
Assintomáticos
A … é útil tanto para o diagnóstico quanto para o seguimento do DM, porque demonstra uma média da glicose do paciente nos últimos 3-4 meses, e é considerado o melhor preditor de complicações crônicas.
Hemoglobina glicada
Quanto às metas do controle glicêmico, para … deve-se manter uma glicemia pré-prandial entre 80-130, pós prandial (1-2h) < 180, HbA1c <7,0% e ao se deitar entre 90-150.
População em geral
Quanto às metas do controle glicêmico, para … deve-se manter uma glicemia pré-prandial entre 90-150, pós prandial (1-2h) < 180, HbA1c <8,5% e ao se deitar entre 100-180.
Idosos comprometidos
Quanto às metas do controle glicêmico, para os … podemos ser mais permissivos, mantendo níveis mais elevados de glicose para evitar a hipoglicemia e complicações agudas da doença.
Idosos comprometidos
Nos pacientes pré-diabéticos a … com perda ponderal é a melhor medida de impacto para a redução do risco de tornar-se diabético.
Mudança no estilo de vida
Deve-se considerar o uso de … em pacientes pré-diabéticos menores de 60 anos, com IMC igual ou maior a 35 (obesidade grau 2), mulheres com história de DMG, síndrome metabólica, HAS ou GJ maior à 110.
Metformina
A … é um conjunto de alterações metabólicas que resultam em maior risco de DM, de eventos CV e maior risco de mortalidade, é uma situação pró-inflamatória e pró-trombótica.
Síndrome metabólica
Para o diagnóstico de síndrome metabólica deve-se ter pelo menos … critérios NCEP ATP III.
Três
Dentre os critérios para diagnóstico da … estão obesidade central, triglicerídeos, HDL, HAS, glicemia de jejum alterada, tendo como o diagnóstico a presença de pelo menos 3 alterações.
Síndrome metabólica
A … é uma alteração dermatológica, com espessamento cutâneo com hiperpigmentação de aspecto aveludado e marcação dos sulcos cutâneos, e apresenta uma correlação à resistência à insulina.
Acantose nigricans
A … é pedra fundamental no tratamento do DM tipo 2 e na ausência de contraindicações, DEVE ser empregada em monoterapia ou em associação.
Metformina
Quanto ao tratamento do DM, o principal efeito da metformina é a redução da …. em até 75%.
Gliconeogênese
Quanto aos efeitos colaterais da … estão os efeitos no trato gastrointestinal em 20-30% dos casos, uma deficiência de vitamina B12 que deve ser monitorizada principalmente após 4 anos de uso, além de uma associação rara à acidose lática.
Metformina
A dose plena de metformina é de .. g/dia.
2
A metformina está … em paciente com clearance de creatinina menor a 30.
Contraindicada
Pacientes com clearance de creatinina entre 30-45 devem utilizar como dose máxima … g/dia.
1