DPOC Flashcards
Qual a definição de DPOC?
Sintomas respiratórios persistentes + limitação (ou obstrução) ao fluxo aéreo
Por definição, a … é caracterizada por sintomas respiratórios persistentes + limitação (ou obstrução) ao fluxo aéreo.
DPOC
Quanto à fisiopatologia do DPOC, três componentes se interligam para favoreceram à doença, quais são?
Ambiente (tabagismo e poluentes), genética (fatores do hospedeiro) e o tempo.
Quanto à fisiopatologia do DPOC, o brônquio estará (1) o que diminui o diâmetro dele, haverá presença de (2) prejudicando as trocas gasosas, além de (3) que é a diminuição da força axial ao redor dos brônquios prejudicando a elasticidade, e causando dificuldade respiratória principalmente à (4).
(1) Edemaciado; (2) Secreção mucóide; (3) Enfisema; (4) Expiração
A inflamação ocorrente na DPOC é de forma (1), às custas de linfócitos (2).
(1) Neutrofílica ; (2) CD8
Na DPOC, o estreitamento das vias aéreas é …
Progressivo
O …. é o principal fator de risco à DPOC.
Tabagismo
Quanto ao DPOC a idade é um dos fatores de risco, sendo mais comum em indivíduos com mais de … anos.
40
Quanto aos fatores de risco para DPOC, pacientes jovens (< 45 anos), sem fatores de risco, com um enfisema panacinal, basal, com presença de vasculite C-ANCA + e história familiar, devo suspeitar de …
Deficiência de Alfa 1 Antitripsina
A OMS recomenda pesquisar a enzima Alfa 1 Antitripsina em …
Todos os pacientes com DPOC
O enfisema comum ao quadro clássico de DPOC associado ao tabagismo que costuma ter uma característica (1) e em regiões de lóbulos (2), diferentemente do encontrado nos quadros de DPOC por deficiência da Alfa 1 Antitripsina.
(1) Centrolobular ; (2) Superiores
Devo pensar em DPOC frente à pacientes com dispneia (1) e aos (2), com presença de tosse (3) associada ou não à (4), com quadros de (5), e presença de fatores de risco ou fatores genéticos.
(1) Progressiva ; (2) Esforços ; (3) Crônica ; (4) Expectoração ; (5) Infecção respiratória de repetição
Quanto ao exame físico do paciente com DPOC, a sibilância, cianose, pletora facial, edema de membros inferiores e o aumento do diâmetro anteroposterior do tórax são alterações …
Tardias
O sinal de Pemberton positivo ocorre quando há … quando os membros superiores são elevados, o que pode ocorrer nos quadros graves de DPOC.
Pletora facial
Nos quadros graves e tardios de DPOC, podemos encontrar o tórax em (1), que ocorre por (2).
(1) Tonel ; (2) Hiperinsuflação pulmonar
Nos exames complementares nos quadros de DPOC, pode-se lançar mão da …, que pode ser normal nos quadros leves de DPOC.
Radiografia de tórax
Nos exames complementares nos quadros de DPOC, pode-se lançar mão da radiografia de tórax, que pode apresentar sinais indiretos como a visualização de mais (1) (geralmente de 9 a 10) demonstrando a hiperinsuflação, presença de coração em (2), aumento ou retificação dos (3), além de retificação do (4).
(1) Arcos costais ; (2) Gota ; (3) Espaços Intercostais ; (4) Diafragma
Nos exames complementares nos quadros de DPOC, pode-se lançar mão da tomografia de tórax que demonstrada sinais de .., com presença de áreas mais escurecidas demonstrando a destruição do parênquima pulmonar.
Enfisema pulmonar
Nos exames complementares nos quadros de DPOC, pode-se lançar mão da (1), para pacientes que já se observam uma saturação baixa, normalmente igual ou menor à (2), ou até no manejo da exacerbação do quadro.
(1) gasometria arterial ; (2) 92
O exame que fecha o diagnóstico para DPOC é a …, que avalia a função pulmonar.
Espirometria
Quanto à interpretação da Espirometria, um paciente com DPOC é aquele em que há a diminuição (1) entre a relação de VEF1 e CVF, apresentando um quadro (2)
(1) Desproporcional ; (2) Obstrutivo
Quanto à interpretação da Espirometria, um paciente em que há a diminuição proporcional entre a relação de VEF1 e CVF, apresenta um quadro …
Restritivo
Quanto à interpretação da Espirometria, um paciente com um quadro …, é aquele que apresenta relação VEF1/CVF menor a 70% com uma CVF muito reduzida.
Misto ou Combinado
Quanto ao diagnóstico de DPOC através da espirometria, é um padrão (1) após a prova de (2), o que faz o diagnóstico diferencial da (3) que é reversível após o seu uso.
(1) Obstrutivo ; (2) Broncodilatador ; (3) Asma
Conforme atualizações, os pacientes com sintomas respiratórios ou tomografia de tórax demonstrando enfisema pulmonar, mas com espirometria normal, são classificados como …
Pré-DPOC
Quanto à espirometria, quanto maior a redução do VEF1 maior a ….
Gravidade
Quanto aos diagnósticos diferenciais do DPOC está …, com sintomas mais comuns desde o início da infância, com sintomas atópicos (presença de dermatite, rinites), além de serem sintomas mais variáveis e não com característica progressiva.
Asma
Quanto aos diagnósticos diferenciais do DPOC está …, com presença de cardiomegalia, edema, e com padrão de restrição na espirometria.
Insuficiência Cardíaca
Quanto aos diagnósticos diferenciais do DPOC está …, com presença de febre, perda de peso, e presença de escavação do raio-x de tórax.
Tuberculose
Quanto aos diagnósticos diferenciais do DPOC está (1), em que há a presença de alto volume de escarro, com a presença de (2).
(1) Bronquiectasia ; (2) Vômica