Dermatologia 1 e 2 Flashcards
A epiderme é …
Avascular
Com relação às lesões elementares, são padrões de alteração do tegumento que podem levar a hipóteses diagnósticas, podendo ser primárias ou secundárias. Verdadeiro ou Falso?
VERDADEIRO
A … são modificações da cor, podendo ser hipo/hipercrômicas, ou até acrômicas (melanina), ou ainda por pigmentos exógenos (ex: caroteno).
Mácula
A … é uma lesão elevada, com diâmetro <1cm.
Pápula
A … é uma lesão elevada, com diâmentro >1cm.
Placa
O … é uma lesão elevada, com diâmetro >1cm, mas com acometimento mais profundo, atingindo derme + tecido celular subcutâneo.
Nódulo
A … é uma elevação transitória por edema, e é caracterizada por apresentar palidez central.
Urtica
A … é uma lesão elevada, com diâmetro <1cm, com conteúdo líquido.
Vesícula
A … é uma lesão elevada, com diâmetro >1cm, com conteúdo líquido.
Bolha
A … é uma lesão elevada, com diâmetro <1cm, com conteúdo líquido purulento.
Pústula
O … é uma lesão elevada, com diâmetro >1cm, com conteúdo líquido purulento.
Abscesso
O … são lesões vasculossanguíneas que desaparecem à digitopressão.
Eritema
O eritema se acomete a mucosa é chamado de …
Enantema
O eritema se acomete a pele e superfícies maiores é chamado de …
Exantema
A … são lesões vasculossanguíneas que não desaparecem à digitopressão.
Púrpura
Com relação à púrpura, se for <1cm é chamada de …
Petéquias
Com relação à púrpura, se for >1cm é chamada de …
Equimose
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo A é para lembrar de …?
Amoxicilina (penicilinas)
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo B é para lembrar de …?
Bactrim (sulfas)
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo C é para lembrar de …?
Cefalosporinas
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo D é para lembrar de …?
Diclofenaco (AINES)
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo E é para lembrar de …?
Enalapril (IECAS)
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo F é para lembrar de …?
Fenitoína
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo G é para lembrar de …?
Gota (halopurinol)
Qualquer fármaco pode causar reações cutâneas, até 6 semanas de uso, mas usamos o mnemônico ABCDEFGH para lembrar os principais grupos. O grupo H é para lembrar de …?
Hidralazina
A … e o angioedema são lesões eritematoedematosas com palidez central, a conduta é suspender a droga (se for por uso), e uso de anti-histamínicos, e em casos de edema de glote utilizar a adrenalina (epinefrina) IM.
Urtica
O … pigmentar fixo pode ser único ou múltiplo, ocorre “toda vez no mesmo lugar”, inicia-se com uma lesão eritematosa após o uso de alguma medicação e evolui com uma hiperpigmentação residual.
Eritema
O eritema … ou multiforme ou ainda minor, pode ocorrer por uso de fármaco ou ainda por infecção herpética (na sua reativação), é simétrico, atingindo mãos, pés e mucosa oral, apresenta lesões em alvo ou íris e pode ser bolhoso, seu curso é autolimitado.
Polimorfo
Dentre as farmacodermias mais graves, temos duas principais entidades que representam, e são graves por apresentarem uma morte por sepse secundária, ambas apresentam uma história clínica igual, mas podemos diferenciá-las pela superfície corporal acometida, sendo uma Síndrome de Stevens-Johnson quando acometer uma superfície corporal …
<10%.
Dentre as farmacodermias mais graves, são reações de hipersensibilidade, temos duas principais entidades que representam, e são graves por apresentarem uma morte por sepse secundária, ambas apresentam uma história clínica igual, mas podemos diferenciá-las pela superfície corporal acometida, sendo uma Necrólise Epidérmica Tóxica ou Síndrome de Lyell quando acometer uma superfície corporal …
> 30%
O sinal de Nikolsky é comum nos quadros de SSJ e NET, e é positivo ao friccionar a pele peri-lesão com o dedo ou um objeto rombo, e há o … parcial ou total da epiderme.
Deslocamento
Nos quadros de (1) e (2) há a presença de pródromos cerca de 14 dias com febre, mialgia e artralgia, o quadro clínico é de um exantema doloroso (devido ao desprendimento da epiderme necrótica), além de um acometimento mucoso (oral, genital e oftalmológico).
(1) SSJ ; (2) NET
Nos quadros de SSJ e NET o uso de antibióticos e corticoides é …
Contraindicado
A síndrome da pele … ocorre pela exotoxina do Staphylococcus aureus, acomete principalmente crianças, apresenta rápida evolução e as mucosas são poupadas, o tratamento consiste em antibioticoterapia.
Escaldada
No quadro clínico do … há um exantema + eosinofilia + acometimento sistêmico, com adenopatia e envolvimento hepático em 60% dos casos.
DRESS
A … é uma entidade ocasionada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.
Hanseníase
O Mycobacterium leprae, agente da hanseníase é um BAAR, intracelular obrigatório que apresenta uma preferência …
Neurotrópica
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória …
Semanal
Nos quadros de transmissão da hanseníase, o portador multibacilar vai eliminar o bacilo através das vias aéreas superiores e vai atingir a pessoa suscetível, a doença irá se desenvolver em … dos casos.
10%
O mitsuda é um teste prognóstico para a hanseníase, e se for … apresenta um bom prognóstico.
Positivo
Frente a infecção pelo bacilo Mycobacterium leprae, o paciente pode ser hiperérgico, apresentando um mitsuda positivo, com macrófagos positivos e resposta humoral reduzida, se tornando assim um …
Paucibacilar
Frente a infecção pelo bacilo Mycobacterium leprae, o paciente pode ser anérgico, apresentando um mitsuda negativo, com supressão dos macrófagos e resposta celular reduzida, se tornando assim um …
Multibacilar
Em um indivíduo sadio, cerca de 10% adoecem frente a uma infecção por Mycobacterium leprae, e podem ter um período de incubação de até 20 anos, após isso irá apresentar uma forma indeterminada, podendo tender à forma Vichowiana, onde o bacilo está infiltrando em todo canto, se resposta Th…
2
Em um indivíduo sadio, cerca de 10% adoecem frente a uma infecção por Mycobacterium leprae, e podem ter um período de incubação de até 20 anos, após isso irá apresentar uma forma indeterminada, podendo tender à forma Tuberculoide, uma forma paucibacilar, se resposta Th…
1
O … induzido por drogas é a farmacodermia mais comum, e o tratamento é a suspensão da droga com resolução em 1-2 semanas, e uso de anti-histamínicos ou corticoide.
Exantema
Conforme a classificação operacional da OMS para os quadros de hanseníase, um paciente … é aquele que apresenta até 5 lesões.
Paucibacilar
Conforme a classificação operacional da OMS para os quadros de hanseníase, um paciente … é aquele que apresenta mais que 5 lesões.
Multibacilar