Arboviroses Flashcards
As arboviroses são doenças virais transmitidas por ….
Vetores
O vírus da dengue é transmitido pela (1) do Aedes aegypti, que apresenta hábitos (2) e .(3).
- Fêmea
- Diurnos
- Vespertinos
Em uma primo-infecção da dengue, há a formação de anticorpos homólogos e heretólogos, destes os …. ficarão para o resto da vida.
Homólogos
Em uma primo-infecção da dengue, há a formação de anticorpos homólogos e heretólogos, destes os …. ficarão por cerca de 2-3 meses.
Heterólogos
Em uma reinfecção da dengue, os anticorpos (1) facilitam a penetração do vírus, e se a reinfecção for pelo sorotipo DENV (2), é de maior gravidade.
- Heterólogos
- 2
Quanto à fisiopatologia da dengue, a atuação do vírus nos macrófagos e monócitos promove a liberação de citocinas (IL-6) e TNF-alfa, que vai produzir os sintomas (1) e a (2)
- Cardinais
- Plaquetopenia
Quanto à fisiopatologia da dengue, a atuação do vírus nos macrófagos e monócitos promove a liberação de citocinas (IL-6) e TNF-alfa, que vai produzir os sintomas (1) e a (2), e quando há a liberação de (3) esta promove um aumento da permeabilidade vascular, que promove os sintomas da dengue.
- Cardinais
- Plaquetopenia
- Histamina
Quanto à fisiopatologia da dengue, a atuação do vírus nos … promove os sintomas de mialgia e dor retrorbitária.
Miócitos
Na prova, falou em … pensar em dengue para diagnóstico diferencial.
Dor retrorbitária
Quanto à fisiopatologia da dengue, as alterações hematológicas mais importantes são, um (1) do hematócrito, e (2) das plaquetas.
- Aumento
- Diminuição
Quanto à fisiopatologia da dengue, a liberação da histamina, provoca um …. dos líquidos intravasculares.
Extravasamento
Quanto às fases da dengue, na fase … é onde há febre alta súbita (2-7 dias), somado há pelo menos dois sintomas: dor retrorbitária, mialgia, exantema maculopapular, linfadenopatia, diarreia, prova do laço positiva, irritabilidade, choro persistente (crianças).
Fase febril
Como realiza-se a prova do laço?
Pressão média (PAS + PAS /2/), insuflar até alcançar PA média, e em adultos manter por 5 minutos, e em crianças por 3 minutos. Positivo se tiver quantidade maior ou igual à 20 em adultos e à 10 em crianças
O exantema maculopapular é comum na fase de …. da febre.
Defeverscência
Quanto às fases da dengue, na fase … ocorre por volta do 3-7 dia, ocorre a redução da febre e deve-se atentar para os sinais de alarme.
Crítica
Quanto às fases da dengue, na fase … é onde ocorre a recuperação dos sintomas, e há o risco de infecção secundária.
Recuperação
Não se deve realizar a …. se paciente já tiver sangramento espontâneo
Prova do laço
Prova do laço … não é sinal de alarme.
Positiva
Quanto à classificação da dengue, a forma … é aquela em que há presença de febre alta, cefaleia, mialgia, dor retro-orbitária, diarreia, rash, leucopenia, prova do laço positiva, TGO e TGP elevado (até 3x), plaquetopenia leve (>100.000).
Clássica
Quanto à classificação da dengue, os … são derrames cavitários, dor abdominal intensa, hepatomegalia (>2 cm), hipotensão postural, sangramento mucoso, aumento do hematócrito, letargia, vômitos incoercíveis, e (para alguns autores) a queda abrupta de plaquetas.
Sinais de alarme
Quanto à classificação da dengue, a forma … é aquela em que há sinais de choque (hipotensão, má perfusão, oligúria, confusão mental), sangramento grave (hematêmese, melena, hemorragia no SNC), disfunção orgânica grave (encefalite, hepatite – AST ou ALT >1000 U/L, e miocardite).
Grave
Cite 3 fatores de risco que podem levar à uma dengue grave.
Dengue prévia (DENV 2), lactentes, crianças <12 anos e idosos >60
Cite 3 sintomas de dengue clássica.
Febre alta, dor retrorbitária, mialgia, cefaleia
Cite 3 sinais de alarme da dengue.
Hepatomegalia >2cm, hipotensão postural, derrames cavitários, dor abdominal intensa
Cite 3 sintomas de dengue grave.
Choque (hipotensão, má perfusão, oligúria, confusão mental), sangramento grave, disfunção orgânica grave
Quanto ao diagnóstico da dengue, do 1º ao 5º dia devo procurar o …., solicitando assim um isolamento viral, antígeno NS1 ou PCR viral.
Vírus
Quanto ao diagnóstico da dengue, a partir do 5º dia devo procurar o …., solicitando assim um MAC-ELISA IGM.
Anticorpo
Quando solicitar exames diagnósticos para dengue em lugares sem epidemia?
Todos os pacientes
Quando solicitar exames diagnósticos para dengue em lugares com epidemia?
Quadros de dengue C e D (B se possível)
Quanto ao manejo da dengue, um indivíduo classificado como … é aquele sem sangramento ou sinais de alarme, sem risco social e sem comorbidade. Para estes devo indicar hidratação domiciliar: VO 60-80ml/kg/dia (1/3 SRO e 2/3 de outros líquidos), sendo 1/3 nas primeiras 4-6 horas e o restante nas outras horas do dia. O retorno no 3º-5º dia ou no período de defervescência, e não há a necessidade de solicitar exames.
Grupo A
Quanto ao manejo da dengue, um indivíduo classificado como (1) é aquele com petéquias ou prova do laço positiva, ou comorbidades (HAS, DM, risco social, gestantes, <2 anos ou >65 anos). Para estes devo solicitar hemograma para todos + hidratação oral + observação até sair o hemograma. Se hematócrito normal (M = 40% e H = 45%), deve se realizar manejo ambulatorial, como classificação (2)
- Grupo B
- Grupo A
Quanto ao manejo da dengue, um indivíduo classificado como (1) é aquele com petéquias ou prova do laço positiva, ou comorbidades (HAS, DM, risco social, gestantes, <2 anos ou >65 anos). Para estes devo solicitar hemograma para todos + hidratação oral + observação até sair o hemograma. Se hemoconcentração (hematócrito acima de 10%; M =>44% e H > 50%), deve se realizar internação, e classificar como (2)
- Grupo B
- Grupo C
Quanto ao manejo da dengue, um indivíduo classificado como (1) é aquele do tipo B que apresentou hemoconcentração ou paciente que apresentou sinais de alarme. Para estes deve-se solicitar hemograma + alb + transaminases + RC/USG + exame confirmatório. A hidratação deve ser EV 10-20mL/kg/h em 2h. Deve-se internar por 48h, reavaliação clínica 1/1h, e do HT 2/2h. Manutenção 25mL/kg a cada 6-8h, e se não melhorar, classificar como grupo (2)
- Grupo C
- Grupo D
Quanto ao manejo da dengue, um indivíduo classificado como … é aquele com choque ou disfunção orgânica. Para estes deve-se solicitar hemograma + alb + transaminases + RC/USG + exame confirmatório e interná-lo na UTI. Deve ser realizada expansão volêmica EV 20mL/kg/20min até 3x + uso de drogas vasoativas (noradrenalina, epinefrina), reavaliação clínica a cada 15-30 min, e do HT 2/2h, a depender da gravidade, suporte com hemoderivados.
Grupo D
O tratamento da dengue é de …
Suporte
Quanto à dengue deve-se evitar o uso de (1) e (2)
- AINES
- AAS (salicilatos)
A notificação dos quadros de dengue é (1) devendo ser feita (2)
- Obrigatória
- Semanalmente.