Gestão De Riscos Flashcards
O que significa a gestão de riscos?
De acordo com a norma ISO 31000/2018 o que é gerenciar riscos ?
A gestão de riscos evoluiu de práticas antigas para uma disciplina complexa e crucial nas
organizações modernas. A ISO 31000 de 2018 (segunda edição) representa o ápice dessa
evolução, oferecendo um ———abrangente para identificar, analisar e mitigar riscos em
diferentes setores.
Guia
Descreva um resumo histórico sobre a gestão de riscos :
O que foi o Orange Book 2001?
Foi uma publicação adotada pelo governo do Reino Unido,que ofereceu uma abordagem simples e abrangente à gestão de riscos, alinhada com padrões internacionais.
Qual era o objetivo da Leis Sarbanes-Oxley(2002):
Nos EUA,após o escândalo da Enron,está lei visou mitigar e evitar fraudes,estabelecendo requisitos rigorosos de governança corporativa.
Descreve outros trabalhos e assuntos que influenciaram na evolução histórica da gestão de riscos :
Como a norma ABNT NBR ISO 31000 contribui para a gestão de riscos ?
A norma ABNT NBR ISO 31000 estabelece alguns princípios para tornar eficaz a gestão de riscos. Além disso, ela recomenda que as organizações desenvolvam, implementem e melhorem continuamente uma estrutura cuja finalidade é integrar o processo para gerenciar riscos na governança, estratégia e planejamento, gestão, processos de reportar dados e resultados, políticas, valores e cultura em toda a organização.
Quem pode usar a ABNT NBR ISO 31000 ?
A norma em estudo pode ser utilizada por qualquer empresa pública, privada ou comunitária, associação, grupo ou indivíduo, podendo ser aplicada ao longo da vida de uma organização e a uma ampla gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.
Uma importante característica desta norma é a inclusão do estabelecimento do contexto como uma atividade no início do processo de gestão de riscos. E o que seria o estabelecimento do contexto?
Contexto é a captura dos objetivos da organização, do ambiente em que ela persegue esses objetivos, das suas partes interessadas e da diversidade de critérios de risco para que, portanto, possa ajudar na revelação e na avaliação da natureza e da complexidade de seus riscos.
A norma ABNT NBR ISO 31000 dispõe que a gestão de riscos, quando implementada e mantida conforme seus preceitos, possibilita a uma organização, por exemplo:
➢ Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos e a resiliência da organização;
➢ Encorajar uma gestão proativa;
➢ Atentar para a necessidade de identificar e tratar os riscos através de toda a
organização,
➢ Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças e a aprendizagem
organizacional.
➢ Atender às normas internacionais e aos requisitos legais e regulatórios pertinentes,
➢ Melhorar o reporte das informações financeiras e a governança;
➢ Melhorar a confiança das partes interessadas e os controles;
➢ Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;
➢ Melhorar a eficácia e a eficiência operacional,o desempenho em saúde e segurança,bem como a proteção do meio ambiente e a prevenção de perdas e a gestão de acidentes .
➢ Minimizar perdas.
De acordo com a norma, para que a gestão de riscos seja eficaz, convém que todos os níveis de uma organização atendam aos seguintes princípios:
A estrutura, portanto, garante que a informação sobre riscos proveniente desse processo seja reportada e utilizada como base para a tomada de decisões e a responsabilização em todos os níveis organizacionais aplicáveis.Os componentes necessários da estrutura para gerenciar riscos:
O processo de gestão de riscos deve ser parte integrante da gestão, além de estar incorporado na cultura e nas práticas, e adaptado aos processos de negócios da organização. O processo de gestão de risco compreende diversas atividades:
O que é o processo de avaliação de riscos ?
O processo de avaliação de riscos é o processo global de identificação de riscos, análise de riscos e avaliação de riscos.
A organização deve identificar as fontes de risco, áreas de impactos, eventos (incluindo mudanças nas circunstâncias) e suas causas e consequências potenciais.Qual é a finalidade dessa etapa?
A finalidade desta etapa é gerar uma lista abrangente de riscos baseada nestes eventos que possam criar, aumentar, evitar, reduzir, acelerar ou atrasar a realização dos objetivos.
A identificação deve incluir todos os riscos, estando suas fontes sob o controle da organização ou não, mesmo que as fontes ou causas dos riscos possam não ser evidentes.
Além de identificar o que pode acontecer, é necessário considerar todas as possíveis causas e cenários que mostrem quais —————————- podem ocorrer.
Por fim, a organização deve aplicar ferramentas e técnicas de identificação de riscos adequadas aos seus objetivos e capacidades e aos riscos enfrentados, além de envolver pessoas com um conhecimento adequado na identificação dos riscos.
Consequências