GESTÃO DE CONFLITOS Flashcards
O que é Conflito?
Pode- se dizer que o Conflito é um “processo” que se inicia quando uma das partes (indivíduo, grupo, etc.) percebe que a outra parte poderá afetá-la de forma negativa. Portanto, o conflito surge em decorrência de uma divergência de interesses. Ou seja, ele surge de uma oposição real (ou potencial) de interesses.
O conflito sempre irá trazer resultados negativos (disfuncionais).
Verdadeiro ou falso?
Falso . O conflito poderá trazer resultados negativos (disfuncionais) ou resultados positivos (funcionais), de acordo com a forma com que ele for administrado.
Quais são os 3 tipos de Visões dos Conflitos;
Visão tradicional,
visão interacionista e
visão de resolução de conflitos (ou relações humanas).
Faça uma comparação entre os 3 tipos de visão dos conflitos :
Em suma, a visão tradicional é limitada ao supor que todos os conflitos devem ser eliminados. A visão interacionista, por sua vez, é incompleta ao pensar que o conflito pode estimular uma discussão ativa sem ser negativo e destruidor. Por fim, a visão de resolução de conflitos reconhece que o conflito é inevitável na maioria dos grupos e das organizações e foca na resolução produtiva de conflitos.
Quais são os 2 tipos de conflitos ?
Conflitos funcionais: são conflitos construtivos, que melhoram o desempenho do grupo. Ou seja, são conflitos que apoiam os objetivos do grupo (isto é, são conflitos que ajudam o grupo a alcançar seus objetivos). São conflitos que geram criatividade e inovação.
Conflitos disfuncionais: são os conflitos destrutivos, que atrapalham o desempenho do grupo.
O ideal é que a organização consiga manter um nível —————-de conflitos dentro das equipes, com o objetivo de incentivar a inovação, a criatividade e o melhor desempenho das equipes.
Moderado
Todos os conflitos dentro da organização deverão ser eliminados ou suprimidos .
Verdadeiro ou falso?
Falso. O ideal é que a organização gerencie seus conflitos, em busca de manter um nível moderado de conflitos, com o objetivo de incentivar a inovação, a criatividade e o melhor desempenho das equipes.
Em outras palavras, o que se busca são os conflitos funcionais, os quais podem contribuir positivamente para o desempenho da organização.
De acordo com Robbins, os conflitos podem ser de tarefa, de relacionamento ou de processo.Faça um resumo de cada um deles :
Conflito de tarefa: O conflito de tarefa está relacionado ao conteúdo, às metas e aos objetivos do trabalho. Ou seja, ocorrem discordâncias com relação ao conteúdo, às metas e aos objetivos do trabalho. Níveis baixos ou moderados de conflito de tarefa podem ser funcionais, uma vez que estimulam a discussão de ideias, a criatividade e a inovação.
Conflito de relacionamento: O conflito de relacionamento está relacionado as relações interpessoais. Ou seja, ocorrem incompatibilidades nas relações interpessoais. Esses conflitos tendem a ser quase sempre disfuncionais, uma vez que estão relacionados à personalidade e a aspectos pessoais dos indivíduos (o que acaba causando hostilidade e reduzindo a compreensão mútua).
Conflito de processo: O conflito de processo está relacionado à maneira como o trabalho é realizado. Ou seja, ocorrem divergências sobre como o trabalho deve ser realizado. Os conflitos de processo, normalmente, são tão destrutivos quanto os conflitos de relacionamento (ou seja, geralmente são disfuncionais).Contudo, em casos muito específicos, níveis baixos (reduzidos) de conflitos de processo podem ser funcionais.
Tabela comparativa entre os tipos de conflitos segundo Robbins :
De acordo com Maximiano, os conflitos podem ser divididos em substantivos e emocionais.Fale sobre isso :
Conflitos Substantivos: Trata-se dos conflitos que decorrem de “disputas” (especialmente em decorrência da “escassez” de recursos) ou de desentendimentos a respeito de recursos, objetivos, divisão de responsabilidades e autoridade, salários e outros problemas ou propriedades objetivas da organização. São conflitos provenientes das relações diárias de trabalho.
Por exemplo: um conflito decorrente do fato de o funcionário discordar do seu gestor, que o delegou uma tarefa que não estava dentro de sua rotina diária e escopo de trabalho. Ou então, um conflito que decorre da “disputa” de dois colegas de trabalho, que “disputam” o único novo computador de última geração que foi comprado para o setor.
Conflitos Emocionais: Trata-se de conflitos que envolvem sentimentos de ódio, medo, vingança, raiva, antipatia, ressentimento, etc. Esses sentimentos decorrem de diferenças de valores, crenças e opiniões, ou então de ressentimentos provocados por conflitos anteriores.
Por exemplo: o funcionário entra em conflito com um colega por questões políticas. Ou então, João das Neves entra em conflito com um colega de trabalho pois tem ressentimento desse colega que, há 02 anos, ganhou a promoção que João tanto esperava (situação esta que havia causado um conflito à época).
O que é conflito intrapessoal ?
É um conflito interno, que ocorre dentro da pessoa. Conforme explica Schermerhon Jr, os conflitos interpessoais normalmente envolvem pressões reais ou percebidas de objetivos ou expectativas incompatíveis dos seguintes tipos:
1-Conflito aproximação-aproximação: ocorre quando uma pessoa precisa escolher entre duas alternativas positivas e igualmente atraentes. Por exemplo: o funcionário tem que escolher entre uma promoção dentro da organização ou um novo emprego interessante em outra empresa.
2- Conflito evitação-evitação: ocorre quando uma pessoa precisa escolher entre duas alternativas negativas e igualmente desagradáveis. Por exemplo: o funcionário tem que escolher entre uma diminuição salarial, ou a mudança para um local de trabalho muito mais distante de sua casa.
3- Conflito aproximação-evitação: ocorre quando o indivíduo tem de decidir sobre tomar determinada atitude que tem, ao mesmo tempo, consequências positivas e negativas. Por exemplo: o funcionário tem que escolher se aceita a promoção que irá aumentar o seu salário em 50%; contudo, nesse novo cargo terá que trabalhar em outra cidade, longe de sua família.
Defina conflito interpessoal :
Conflito interpessoal é o conflito que acontece entre duas ou mais pessoas que estão em lados “opostos“ (divergentes). Ou seja, os conflitos interpessoais decorrem de divergências entre duas ou mais pessoas.
Por exemplo: quando dois funcionários entram em desacordo sobre a forma de realizar determinada atividade.
Defina conflito intraorganizacional :
Conflito intraorganizacional: trata-se dos conflitos que ocorrem dentro da organização. O conflito intraorganizacional pode ser:
Vertical: é o conflito que envolve a hierarquia e cadeia de comando. Por exemplo: o conflito entre um supervisor (chefe) e o operário (subordinado).
Horizontal: é o conflito que ocorre entre unidades do mesmo nível hierárquico. Por exemplo: o conflito entre dois operários.
Além disso, o conflito intraorganizacional pode ser:
Intragrupal(Intragrupo): é o conflito que ocorre entre membros de um mesmo grupo.
Intergrupal (Intergrupo): é o conflito que ocorre entre dois ou mais grupos. Esse tipo de conflito tende a dificultar muito a coordenação e integração das atividades organizacionais.
O que é conflito interorganizacional ?
É o conflito que acontece entre duas ou mais organizações. É importante destacar que conflito interorganizacional e “concorrência” não são a mesma coisa.
O conflito interorganizacional ocorre, por exemplo, quando duas empresas competem pelo mesmo fornecedor (que fornece as melhores matérias primas do mercado), ou então quando uma empresa “rouba” da outra empresa seus melhores funcionários. Perceba que duas organizações podem ser grandes “concorrentes” do mercado sem nunca terem entrado em conflito.
Quais são as Causas dos conflitos segundo Chiavenato: