Direção/Liderança Flashcards
Defina o que é direção:
•É conduzir os trabalhos para que seja colocado em prática tudo aquilo que foi organizado e planejado.
•Usar a influência para orientar e motivar as pessoas.
•Está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos organizacionais propostos.
Elabore um quadro comparativo com as diferenças entre chefia e Liderança:
Liste quais são os 7 tipos de poder com as suas principais características:
Existem diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderança. As teorias da liderança podem ser agrupadas em 03 diferentes abordagens:
- Teoria de traços de personalidade (Teoria de Traços): O foco está nos traços (características) pessoais do líder. Isto é, as características inatas de personalidade que o líder possui.
- Teorias dos estilos de liderança (Teorias Comportamentais): Essas teorias analisam os estilos do líder e as suas maneiras de se comportar.
- Teorias Situacionais (Teorias Contingenciais): Tratam-se das teorias que levam em consideração os fatores ambientais, ou seja, de que forma o líder se adapta às diversas situações.
Quais são as principais características da Teoria de Traços de Personalidade?
Na Teoria dos Estilos de Liderança (Comportamentais) é definido que a liderança decorre do comportamento dos líderes e, portanto, esses comportamentos podem ser aprendidos.Liste as principais características dessa teoria :
O que diz a Teoria Contingencial de Liderança (Situacionais)?
Considera que para cada tipo de situação, existirá um estilo de liderança adequado.
Quais são as principais características da Teoria da Contingência de Fiedler?
Faça um gráfico comparando o desempenho do Líder Orientado para Tarefa e o
Líder Orientado para Relacionamentos:
De acordo com a Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler quais as características que devem predominar em um líder quando ele estiver submetido a a uma situação complexa e quando é submetido a uma situação de elevado estresse ?
O que é a Teoria do Caminho-Meta de House?
A Teoria do Caminho-Meta, desenvolvida por Robert House, é uma abordagem de liderança que se concentra em como os líderes podem motivar e orientar seus subordinados para alcançar metas organizacionais. A teoria sugere que os líderes devem ajudar a esclarecer o caminho para as metas, removendo obstáculos e fornecendo apoio, além de adaptar seu estilo de liderança às necessidades e características individuais dos membros da equipe. O objetivo é aumentar a satisfação no trabalho, a motivação e o desempenho, oferecendo direção, suporte e incentivos adequados.
Como a teoria do caminho-meta de House classificou os tipos de líder ?
Qual é o foco principal da Teoria Situacional de Hersey e Blanchard ?
O foco principal está nos liderados (e não nos líderes). A escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade (ou nível de prontidão) dos liderados.
A ideia central da Teoria Situacional é avaliar o nível de maturidade do liderado para, posteriormente, definir qual o melhor estilo de liderança a ser adotado com este subordinado. Demonstre graficamente :
De um exemplo prático para entender o gráfico abaixo :
Imaginemos que o líder de uma empresa tenha um funcionário chamado João. João é extremamente competente, trabalha na empresa há 18 anos, e possui bastante experiência. Contudo, o líder percebe que, embora seja um funcionário que tem bastante capacidade para a realização da tarefa, João está bastante desmotivado. Logo de cara, percebemos que se trata de um subordinado com o nível de maturidade M3 (baixa motivação e alta capacidade). Procure, na figura abaixo , onde está o nível de maturidade M3. (…) Encontrou? Beleza! Continuemos… Agora, a pergunta que fazemos é a seguinte: Qual estilo de liderança esse líder deve adotar com João? Resposta: O líder deve adotar, com João, o estilo “Compartilhar” (E3). Nesse estilo, há uma baixa preocupação com a tarefa (o líder não precisa se preocupar com a tarefa; afinal, João é extremamente capacitado para desenvolver as tarefas que lhe são designadas). Por outro lado, há uma alta preocupação com o relacionamento (o líder precisa motivar João). Então, o líder começa a incentivar que João compartilhe suas ideias, fazendo com que ele participe da tomada de decisões. Com essa atitude, o líder espera que João se sinta mais “valorizado” e mais “importante” e, consequentemente, a sua motivação aumente. Agora, meu amigo, ponha o seu dedo no nível de maturidade M3 (na figura) e vá subindo bem devagar, em linha reta. BINGO! Ao encontrar o nível de maturidade (M3), consequentemente (subindo o seu dedo na figura, em linha reta), você encontrou o estilo de liderança adequado a este nível de maturidade, qual seja: o Estilo Compartilhar (E3). Na mesma hora (observando os eixos do gráfico), você já notou que trata-se de um estilo que tem alta preocupação com o relacionamento e baixa preocupação com a tarefa.