Estrutura Programatica E Classificações Orçamentarias Flashcards
Tem o propósito de atender às exigências de informação demandadas por todos os interessados nas questões de finanças públicas, como os poderes públicos, as organizações públicas e privadas e a sociedade em geral.
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA
Estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.
PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATUAL do orçamento público
Programação orçamentária composta dos seguintes blocos de informação:
classificação por esfera,
classificação institucional,
classificação funcional,
estrutura programática
e principais informações do Programa e da Ação
PROGRAMAÇÃO QUALITATIVA
Programação orçamentária que tem duas dimensões: a física e a financeira.
PROGRAMAÇÃO QUANTITATIVA
Dimensão, dentro da programação quantitativa, que define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.
DIMENSÃO FÍSICA
Dimensão, inclusa na qualificação quantitativa, que estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária
DIMENSÃO FINANCEIRA
Classificação que tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I)
CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA POR ESFERA ORÇAMENTÁRIA
Classificação que reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
A classificação formada por funções e subfunções e que em cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DA DESPESA
Meio que estrutura e orienta ação do Governo para a realização dos objetivos estratégicos definidos para o período do PPA, ou seja, quatro anos.
PROGRAMA
Programa que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade;
PROGRAMA TEMÁTICO
Programa que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.
PROGRAMA DE GESTÃO, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS DO ESTADO.
Operação da qual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa.
Incluem- se também as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas.
É o conceito de ?
AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo CONTÍNUO E PERMANENTE, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo.
ATIVIDADE
Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, LIMITADAS NO TEMPO, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo
PROJETO
Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
OPERAÇÕES ESPECIAIS
As ações que expandem a produção pública ou criam infraestrutura para novas atividades, ou, ainda, implementam ações inéditas num prazo determinado.
AÇÕES DO TIPO PROJETO
As operações que se caracterizam por não retratar a atividade produtiva no âmbito federal, podendo, entretanto, contribuir para a produção de bens ou serviços à sociedade, quando caracterizada por transferências a outros entes.
OPERAÇÕES ESPECIAIS
É uma identificação orçamentária, de caráter gerencial (não constante da LOA), vinculada à ação orçamentária, que tem por finalidade permitir que, tanto a elaboração do orçamento quanto o acompanhamento físico e financeiro da execução, ocorram num nível mais detalhado do que o do subtítulo/localizador de gasto.
PLANO ORÇAMENTÁRIO
São detalhadas atividades, os projetos e as operações especiais através de…
SUBTÍTULOS