Despesas De Exercicios Anteriores Flashcards
a) Despesas que não se tenham processado na época própria: aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação;
b) Restos a Pagar com prescrição interrompida: a despesa cuja inscrição como Restos a Pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;
c) Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício: a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.
São casos que configuram a inscrição em DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
Obs. Restos a pagar com prescrição interrompida foi revogado por lei
Despesas de exercícios encerrados, para os quais o orçamento consignava crédito próprio, com saldo insuficiente para atende-las que não se tenham processado na época própria.
Despesas de restos a pagar com prescrição interrompida, desde que o crédito respectivo tenha sido convertido em renda.
Compromissos reconhecidos pela autoridade competente, ainda que não tenha sido prevista a dotação orçamentária própria ou não tenha esta deixado saldo no exercício respectivo, mas que pudessem ser atendidos em face da legislação vigente.
São casos de inscrição em
DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
I - Quando o valor a ser pago for superior ao valor inscrito: a diferença deverá ser paga como DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES.
II – Quando o valor a pagar for inferior ao valor inscrito: a diferença deverá ser cancelada.
São motivos para o pagamento…
DE EMPENHOS ESTIMATIVOS EM RESTOS A PAGAR
Obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.
Despesas de exercícios anteriores - COMPROMISSOS RECONHECIDOS APÓS O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO
Despesa cuja inscrição como Restos a Pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;
Despesas de exercícios anteriores - RESTOS A PAGAR COM PRESCRIÇÃO INTERROMPIDA.
Despesas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
Despesas de exercícios anteriores - DESPESAS QUE NÃO SE TENHAM PROCESSADO NA ÉPOCA PRÓPRIA
Só podem ser escritas na conta das despesas anteriores aquelas cuja classificação por categoria econômica seja referente às despesas correntes.
ERRADO, tanto as despesas correntes ou de capital podem ser pagas através do DEA para saudar a obrigação
Despesas, para as quais o orçamento respectivo CONSIGNAVA CRÉDITO PRÓPRIO, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria,
bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida
e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente
poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, OBEDECIDA, sempre que possível, A ORDEM CRONOLÓGICA . Tal descrição corresponde…
AO DEA
Após o cancelamento da inscrição da despesa como resto a pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poderá ser atendido através…
de dotação destinada a DEA
Despesas de exercícios anteriores são pagas de acordo com a conta dos créditos do exercício em que tenha ocorrido o fato gerador.
ERRADO, a DEA é paga com a dotação específica consignada do orçamento do exercício corrente