Doença Vascular Isquêmica dos Rins Flashcards
Quais as principais causas de doença vascular dos rins?
Estenose da a. renal, infarto renal, ateroembolismo renal, trombose da veia renal.
Quais as principais causas de estenose de artéria renal?
Aterosclerose (p) e displasia fibromuscular.
Qual a epidemiologia da aterosclerose causando estenose de artéria renal?
Acima dos 50 anos.
Onde ocorre a aterosclerose da artéria renal? Justifique.
Ocorre principalmente próxima ao óstio da artéria renal, mas também até o terço proximal dela. Isso pois as regiões de maior deposição de ateroma são naquelas com fluxo turbilhonado do sangue (ramificação da a. renal da aorta).
O que é a displasia fibromuscular?
É um espessamento muscular ou fibromuscular de alguma camada da artéria renal ou de seus ramos.
Qual a epidemilogia da displasia fibromuscular?
Adultos jovens e sexo feminino (5:1).
Onde ocorre a displasia fibromuscular da artéria renal? Justifique.
Ocorre principalmente na porção distal
Como é o aspecto da artéria renal com displasia fibromuscular na angiografia?
Colar de contas.
Por que o hipofluxo renal causado pela estenose não promove necrose no rim?
Pois a nutrição e oxigenação dos rins são feitas pela arteríola eferente e vasos peritubulares. Apenas 10% de todo o sangue que chega aos rins é suficiente para promover perfusão adequada dele. Isso nos ajuda a entender porque é necessário uma PAM bem baixa e por longo período de tempo para produzir NTA.
Qual a fisiopatologia da estenose unilateral?
Há hipofluxo renal com redução na taxa de filtração glomerular no rim acometido. Porém, pelo outro rim ser funcionante, não há IR. O hipofluxo estimula o SRAA: a AT II é um potente vasoconstrictor e a aldosterona estimula a reabsorção de sódio e água -> hipertensão arterial sistêmica renina dependente, que é a hipertensão renovascular.
A hipertensão é curada após o tratamento da estenose?
Quando a causa é a displasia fibromuscular, sim, porém no caso da aterosclerose é raro ter cura, pois a maioria desses pacientes apresentam também um componente primário também na gênese da HAS. Além disso, a própria HRN promove alterações vasculares que favorecem o desenvolvimento da HAS primária, persistindo esta após o tratamento.
Qual a fisiopatologia na estenose bilateral ou em rim único?
Além da hipertensão renovascular, pode haver nefropatia isquêmica (IRC) por esclerose glomerular global, fibrose intersticial e atrofia tubular irreversível
Quando devo suspeitar de estenose de artéria renal?
Paciente com HAS inesperada (< 30 anos ou início após os 50 anos), com sopro abdominal ou com hipocalemia (pelo aumento da aldosterona), assimetria no tamanho renal, hipertensão resistente.
Quais dados são extremamente sugestivos de nefropatia isquêmica?
Idoso hipertenso com aterosclerose que evolui com IR inexplicadamente, hipertenso evoluindo com IRA oligúrica inexplicada, hipertenso evoluindo com IRA após uso de IECA/BRA e EAP de repetição apesar da terapia anti-hipertensiva regular.
Como é a avaliação diagnóstica de um paciente com suspeita de estenose renal?
Como a HAS é uma doença extremamente prevalente na população, eu não posso investigar todo paciente com HAS para HRN. Portando devo lançar mão de exames inespecíficos que sugerem e reforçam esse dx.