Introdução às doenças dos rins e vias urinárias (N1 - C1) Flashcards
Qual a origem das escórias nitrogenadas excretadas pelos rins?
São originadas do metabolismo proteico.
Explique, na imagem, os aspectos da anatomia renal.
O parênquima renal é dividido em córtex e medula, sendo envolvido pela cápsula renal e esta é envolta pela gordura perirrenal (fáscia de Gerota). A urina é formada no parênquima renal e despejada nos cálices (menores -> maiores) e, então, na pelve renal
Imagem microscópica da papila renal.
Onde estão localizados os glomérulos renais?
No córtex renal, fazendo com que este seja resposável pela depuração do sangue.
O que compõe a medula renal?
É composta pelas pirâmides de Malpighi, sendo que a ponta da pirâmide faz saliência no cálice renal (papila renal). Nas regiões laterais, fazem contato com tecido cortical que adentra na meudla (colunas de Bertin).
O que são os lobos renais?
1 pirâmide de Malpighi + tecido cortical adjacente. Todas as estruturas do néfron estão localizadas nesses lobos. A vascularização renal segue os lobos.
O que compõe um néfron?
É formado pelo corpúsculo de Malpighi (tufo glomerular - córtex) mais o sistema tubular (túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor). O corpúsculo de Malpighi, o contorcido proximal e distal se localizam no córtex, enquanto que a alça de Henle e a maior parte dos coletores se localizam na medula.
O que compõe o corpúsculo de Malpighi?
Tufo glomerular + cápsula de Bowman.
Comente sobre a formação do glomérulo.
A artéria renal se ramifica e se direciona ao córtex renal, onde dá origem às várias arteríolas aferentes, que se ramificam em uma rede de capilares que se enovelam, formando o glomérulo. Essa rede se conflui novamente para formar a arteríola eferente.
Qual a importância fisiológica da arteríola eferente?
É ela que controla a pressão hidrostática no glomérulo, sendo responsável, portanto, pelo principal fator da filtração glomerular. É na musculatura lisa dessa arteríola que atua a AT II.
O que forma a cápsula de Bowman? Comente sobre sua anatomia e função.
É formada por 2 folhetos: um aderido intimamente aos capilares do glomérulo e outro que delimita externamente o corpúsculo de Malpighi (folhetos visceral e parietal, respectivamente). Entre os folhetos está o espaço capsular, que recebe o filtrado glomerular.
Imagem corpúsculo de Malpighi.
Comente sobre a estrutura do folheto visceral da cápsula de Bowman.
Não é uma estrutura de células contínuas, como no parietal, mas sim células especiais chamadas de podócitos, que emitem prolongamentos (1ário e 2ário) que delimitam as fendas de filtração.
O que separa o sangue glomerular do espaço de Bowman?
Como o folheto visceral da cápsula de Bowman é descontínuo (podócitos) e o endotélio capilar é fenestrado, a única barreira entre esses 2 compartimentos é a membrana basal do endotélio capilar glomerular.
O que compõe a membrana Glomérulo-capilar e qual a sua função?
É composta pelo endotélio glomerular + membrana basal desse endotélio + fendas de filtração (podócitos). É por essa estrutura que o plasma é filtrado e origina o fluido tubular (futura urina). Vale ressaltar que a membrana basal pode revestir um CONJUNTO de alças capilares, não necessariamente apenas uma.
O que é o mesângio, onde está localizado e qual sua função?
É um tecido conjuntivo de sustentação localizado entre as alças glomerulares (dentro do conjunto tufo glomerular), também composto pelas células mesangiais. É responsável, além da sustentação, por eliminar resíduos aprisionados no processo de filtração.
Imagem tufo glomerular.
O que compõe o sistema tubular? Qual a função dele?
Túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor. O fluido tubular, formado pela filtração pelas alças capilares e que cai na cápsula de Bowman, segue para o sistema tubular, que irá processar esse fluido, formando a urina, e conduzí-lo aos cálices renais.
O que é, o que compõe e qual a função do aparelho justaglomerular?
É uma estrutura formada pela mácula densa e pelas células justaglomerulares. Estas células são localizadas na arteríola aferente que, antes de formar o glomérulo, local em que o túbulo distal se aproxima dessa arteríola do mesmo néfron. Portanto há uma relação entre o túbulo distal e a arteríola aferente do mesmo néfron nesse local, sendo que as células justaglomerulares estão na camada média da arteríola e a mácula densa é a parede modificada do túbulo quando encontra a arteríola. Funciona como um meio de comunicação entrei o fluido tubular e a arteríola aferente = feedback túbuloglomerular, sendo importante na filtração glomerular.