Cirrose parte 2 Flashcards

1
Q

Assim que o paciente chega, deve manda-lo para endoscopia?

A

Não, tem que fazer estabilização, vamos ver como está a função renal, vamos hidratar um pouquinho e ai sim manda para endoscopia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

E se não for possível estabilizar o paciente pois ele não para de sangrar?

A

Eu vou comprimir o sangramento.
Como? Não é endoscopia ainda, eu passo o balão de Sengstaken Blakenmore. A técnica de passagem do balão é simples, é como se passa uma sonda nasogastrica, apesar de ser mais calibroso. O balão mais bolinha fica dentro do estômago e o balão mais salsicha fica dentro do esôfago. Então a gente passa o balão, checa que esta na posição correta com as mesmas técnicas nasogastricas e então vamos encher os balões de soro, sendo o do estomago para segurar no lugar e o esofágico para comprimir dentro da luz a parede do esôfago para parar de sangrar as varizes. O balão não resolve o problema, ele é um dedo no sangramento e se deixar tempo demais pode necrosar. O balão é para poucas horas, não deve ficar um dia é apenas para conseguir fazer a endoscopia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como fazer o tratamento de um paciente que continua sangrando?

A

O tratamento definitivo é igual a terapia endoscópica, ligadura elástica e escleroterapia. Esse paciente chega sangrando e tem ascite? Ele vai fazer PBE. Então se o paciente chega sangrando e tem ascite eu preciso iniciar a profilaxia antibiótica (ceftriaxona) numa dose menor do que a de tratamento para evitar que o paciente faça PBE. Em último caso também, pode ser indicado fazer o TIPS de emergência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é o principal componente da Encefalopatia Hepática?

A

A amônia, pois ela é produzida no metabolismo intermediário e tem que ser eliminada. pois ela é toxica. Uma das coisas que o fígado faz é metabolização da amônia, por tanto se o fígado está cirrótico vai ter acumulo de amônia e o que a amônia faz? Faz dano cerebral, estresse oxidativo, disfunção neuronal, quebra da comunicação entre os neurônios e a célula da glia, ou seja, quadro neurológico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é feito o diagnóstico da Encefalopatia Hepática?

A

A encefalopatia a gente diagnostica através do exame clinico dos testes psicométricos e tem vezes que só o eletroencefalograma consegue diagnosticar. A manifestação clinica da encefalopatia mais clássica é o flapping (você pede para ele colocar o cotovelo apoiado ou a mão apoiada e faz a hiperextensão). Se estou na duvida que o paciente tem encefalopatia, eu posso lançar mão dos testes psicométricos. Eu peço para ele desenhar uma estrela, saem coisas esquisitas e o paciente jura que desenhou uma estrela, ou pede pra desenhar uma bola que é mais simples e também não sai ou assinar o próprio nome e também não sai.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é desenvolvida a Encefalopatia tipo B?

A
  • O sangue tenta passar no fígado, mas esta muito hipertenso
  • O sangue pega o caminho
    alternativo, vai pela gástrica esquerda
  • Da gástrica esquerda ela chega no esôfago, cai na ázigo e vai direto para cava, - Ele Bypassou o fígado (Tipo B).
  • Ocorre com pacientes com Hipertensão Portal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como é desenvolvida a Encefalopatia tipo C?

A
  • A encefalopatia pode existir simplesmente pois o fígado não esta mais funcionando
  • Talvez a hipertensão portal não esteja nem tão grande, mas se não tem hepatócito funcionando, o sangue que chega no fígado nem pegou o caminho alternativo nem nada, o fígado deixou ele passar sem metabolizar a amônia.
  • Essa é a encefalopatia da cirrose, esse é o mecanismo clássico da cirrose, tipo C, do paciente com doença hepática CRÔNICA.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como é desenvolvida a Encefalopatia tipo A?

A

A encefalopatia que acontece na hepatite hepática fulminante ou aguda que é a encefalopatia tipo A.

Obs: A de aguda, B de bypass e C de cirrose e crônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a diferença entre a Encefalopatia tipo A e C?

A

Tipo A é como se fosse a tipo C, pois nas duas o hepatócito não está funcionando. O que difere é que A é aguda e C é crônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual a diferença entre a encefalopatia Overt e Covert?

A
  • Encefalopatia Overt: encefalopatia que o médico consegue diagnosticar mesmo que seja discreta, mesmo que seja mínima, mesmo que só consiga ver com um encefalograma, se você consegue ver, ela é overt
  • Encefalopatia Covert: Encefalopatia mínima, ela não é vista, mas existe um transtorno metabólico que pode a qualquer momento abrir o quadro de encefalopatia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais as características da classificação de Weste Haven?

A

Ela classifica a encefalopatia clinicamente manifesta em 4 grupos clínicos, 1 ao 4, sendo 1 o mais leve e 4 o mais grave.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais as características da Classificação de Weste Haven tipo 1?

A

Paciente com encefalopatia muito discreta. O medico muitas vezes na primeira consulta não percebe, quem diz é o familiar, pq? Pq o paciente tem discretas alterações de personalidade, paciente tem irritabilidade, pode estar com o estado um pouco depressivo, tem alterações cognitivas leves é muito discreto. O paciente pode ter certo grau de tremor e de incoordenação e aí a gente ver no teste psicométrico, a gente pede pra ele fazer a linha e não sai.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as características da Classificação de Weste Haven tipo 2?

A

Marcado pela clássica inversão do sono vigília. Paciente que fica acordado de noite, tocando o terror na enfermaria, não deixa ninguém dormir e dorme o dia todo. Pode ter letargia, têm alterações de humor e alterações comportamentais, as disfunções cognitivas ficam mais marcadas, surge o flapping. O flapping marca a encefalopatia tipo 2, aqui também classicamente aparece a ataxia, marcha atáxica (paciente abre a base para poder se equilibrar e vai), surge anormalidade de fala, não é afasia é mais uma fala lentificada e embolada, como se o paciente estivesse bêbado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as características da Classificação de Weste Haven tipo 3?

A

Esse dificilmente vai ficar em casa, pois aqui já tem alteração do nível de consciência, marcadamente sonolência diurna e noturna, o paciente fica largado dormindo, tem confusão mental, tem desorientação, tem amnesia, o flapping pode desaparecer e surge outras coisas como rigidez muscular, nistagmo, clonus, sinal de babinski, hiporreflexia ate chegar no nível 4 que é um paciente em coma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as características da Classificação de Weste Haven tipo 4?

A

Paciente em coma não responsivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os fatores que precipitam a encefalopatia (ex: de grau 1 para grau 3 rapidamente)?

A
  • A principal delas é a infecção, infecção precipita muito encefalopatia.
  • Obstipação é tão simples, mas precipita a encefalopatia, pois o único jeito de excretar amônia é nas fezes e se você tem obstipação, gera encefalopatia.
  • Distúrbio eletrolítico, distúrbio de glicemia, paciente que sangra, paciente com PBE, ou seja, qualquer dessas coisas precipita encefalopatia e o mais importante é saber porquê sangrou.
17
Q

O que fazer com um paciente com encefalopatia em um evento agudo?

A

Eu posso fazer um enema de lactulose por via retal (dissacarídeo não absorvível com efeito laxante por efeito osmótica faz diarreia osmótica). Ele não é absorvido, fica na luz e faz diarreia, já ajuda a encefalopatia, mas o mais importante é que ele altera o Ph intestinal criando um ambiente não favorável a bactérias produtoras de urease, portanto diminui a produção de amônia.

18
Q

Encefalopatia que não melhora é critério para o que?

A

Transplante

19
Q

Quais são os critérios criados pelo MELD para transplante hepático?

A

Bilirrubina, creatinina, TPRNI e sódio.

20
Q

E no caso de pacientes com Encefalopatia e ascite, que não estão incluídos no MELD, como é liberado o transplante?

A

São consideradas situações especiais. É um paciente cuja função hepática não está nem tão ruim assim, mas a vida dele está inviável pois ele tem outros problemas por conta da doença hepática e uma vez que você consiga provar isso para Brasília, você ganha o direito de seu paciente ser transplantado pelo MELD.

21
Q

Quais são as principais causas de carcinoma hepatocelular (CHC)?

A

A principal causa é cirrose, depois Vírus da hepatite B e Esteatohepatite não alcoólica (NASH).

22
Q

Quais são os pacientes que devem fazer rastreio para CHC?

A

A população de risco que são os cirróticos, portador de vírus cirrótico ou não e portador de NASH cirrótico ou não, devem fazer ultrassom a cada 6 meses.
Obs: Também pode ser usada a alfafetoproteina no sangue como rastreio.

23
Q

Como é feito o tratamento do Carcinoma Hepatocelular (CHC)?

A

Uma vez que eu diagnostico câncer de fígado no paciente, eu preciso tratar e
geralmente o tratamento é transplante. Se for um câncer pequeno eu posso tentar tirar o pedaço do fígado, fazendo uma segmentectomia.

24
Q

O CHC precisa de uma biópsia para ser diagnosticada?

A

Não, CHC é o único câncer da medicina que não precisa de biopsia diagnosticada, se o paciente é cirrótico a tomografia faz o diagnostico do câncer pq descreve as características típicas de um CHC.

Obs: Ele sofre uma coisa chamada washout que é lavagem precoce do contraste, ele fica branco brilhante e fica preto bem rápido. Se tem um paciente cirrótico e tem isso descrito no exame, captação precoce com washout, isso é um CHC , está feito o diagnostico.

25
Q

O que é o Child Pugh?

A

Child dá o grau da doença, child A melhor que B, que é melhor que C. Quanto pior o child, pior a chance de morte.

26
Q

Como é classificado o Child Pugh?

A
BEATA
Bilirrubina
Encefalopatia
Ascite
TP
Albumina