CAPÍTULO X DA INSTRUÇÃO Flashcards
Quais são as formas de realização das atividades de instrução conforme o Art. 29?
As atividades de instrução podem ser realizadas de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
O que deve constar nos autos em relação à instrução do processo, de acordo com o Art. 29, § 1o?
O órgão competente para a instrução deve fazer constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.
Em que situação as provas obtidas por meios ilícitos são consideradas inadmissíveis no processo administrativo, conforme o Art. 30?
As provas obtidas por meios ilícitos são consideradas inadmissíveis no processo administrativo, em conformidade com o Art. 30.
Quando o órgão competente pode abrir período de consulta pública, de acordo com o Art. 31?
O órgão competente pode abrir período de consulta pública, mediante despacho motivado, quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, desde que não haja prejuízo para a parte interessada.
O que confere o comparecimento à consulta pública, de acordo com o Art. 31, § 2o?
O comparecimento à consulta pública não confere a condição de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada, que poderá ser comum a todas as alegações substancialmente iguais.
Quando pode ser realizada uma audiência pública conforme o Art. 32?
A audiência pública pode ser realizada antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão.
Quais são os meios de participação de administrados que os órgãos e entidades administrativas podem estabelecer, segundo o Art. 33?
Os órgãos e entidades administrativas podem estabelecer outros meios de participação de administrados, diretamente ou por meio de organizações e associações legalmente reconhecidas, em matéria relevante.
O que deve ser apresentado após a consulta pública, audiência pública e outros meios de participação de administrados, de acordo com o Art. 34?
Os resultados da consulta pública e audiência pública, bem como de outros meios de participação de administrados, devem ser apresentados com a indicação do procedimento adotado.
Quem tem a responsabilidade de provar os fatos alegados pelo interessado, de acordo com o Art. 36?
Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução e do disposto no Art. 37 desta Lei.
Quais são os elementos que podem ser recusados, mediante decisão fundamentada, de acordo com o Art. 38, § 2o?
Somente podem ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias.
O que acontece se o interessado não atender à intimação para prestar informações ou apresentar provas, conforme o Art. 39?
Se o interessado não atender à intimação, o órgão competente, se entender relevante a matéria, poderá suprir de ofício a omissão, não se eximindo de proferir a decisão.
Qual é a consequência do não atendimento, pelo interessado, do prazo fixado pela Administração para a apresentação de dados, atuações ou documentos solicitados, conforme o Art. 40?
O não atendimento no prazo fixado pela Administração para a apresentação de dados, atuações ou documentos solicitados implicará o arquivamento do processo.
Qual o prazo mínimo de antecedência para a intimação de prova ou diligência ordenada, de acordo com o Art. 41?
Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.
Em quanto tempo, no máximo, um órgão consultivo deve emitir parecer obrigatório, conforme o Art. 42?
O parecer obrigatório deve ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.
O que acontece se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, conforme o Art. 42, § 1o?
Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.