Argentina Flashcards
Quais sao as 5 fases das relacoes BR-AR, segundo Candeas?
Instabilidade estrutural (…1945),
Instabilidade conjuntura + desconfianca -Uriguaiana (45-61),
Instabilidade conjuntura + rivalidade - Tripartite (61-79),
Estrutural c Cooperacao (79 a 88) e
Estabilidade Estrutural c Integracao (1989…)
Comente fatos importantes da economia AR
- 1890 - 1914: ARG era o principal destino dos investimentos britânicos, era o maior exportador de alimentos do mundo
- plano Cavallo 1991 (freou inflação, euforia de consumo, gerou divida publica da cotacao da moeda, desindustrializou)
- 1999 - 2002 turbulência econômica passado pela Argentina que como ponto auge 2001 o calote da dívida externa e a declaração de moratória
Pq AR nao aceitou nem assinou Breton Woods?
- ARG não aceita pq sua política externa era tercera posicion (globalismo, como se fosse a politica independente do BR), entre 46-55 c Perón
- Durante 2WW, AR desconfiava US e se manteve neutra, nao rompeu com URSS.
Qual a historia do Pacto ABC?
- 1909: Barão do Rio Branco criou americanismo pragmático (só economico) e sugeriu pacto ABC (manter estabilidade no continente), nao rolou
- 1915 (Lauro Mueller) BR assina, mas Parlamento não ratifica
- Na 2WW, Perón sugere pacto ABC, para coordenação política. AR era anti-americanista, contrario de Vargas, que nao aceita
O que foi o Tratado de Uruguaiana? Por que instabilidade das relacoes entre AR e BR continuou?
Assinado em 1961, Jânio Quadros e Arturo Frondizi assinam Convênio de Amizade e Consulta entre o Brasil e a Argentina, que concordam em retirar tropas estacionadas na fronteira e iniciar esforços para superar a rivalidade bilateral. Em 64 e em 66 os paises tiveram golpes militares, com ascencao de ditaduras que passama a priorizar a defesa. Com isso, volta desconfianças mútuas e nenhum dos dois paises assinam TNP.
Como se deu a rivalidade BR-AR, por Itaipu? Qual foi o ápice?
AR está em recessão e passa a desconfiar de PY e BR em 1966 quando assinam Ata de Iguazu ou Ata das Cataratas. Argentinos temiam que a usina prejudicasse seus direitos e interesses sobre as águas do Rio Paraná, alegavam nao ter sido consultados nem impactos sobre BsAs apresnetados. Em 1969, assinaram o CIC (Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata - mercosul + BOL) para efetuar um estudo conjunto e integral da área, com vistas à realização de obras multinacionais, bilaterais e nacionais. A questão chegou a ser tema de uma AGNU, em 1972, no denominado contencioso Itaipu-Corpus. O aumento das tensões chegou ao ápice em 1977, quando as fronteiras entre os países foi fechada. Solucionado em 1979, com a assinatura do Tratado Tripartite.
Como foi a PExterna da AR na década de 70?
Durante a ditadura militar e com Lanusse, que faz abertura economica, manteve-se alinhado aos EUA, bem como Isabelita (1974). Os presidentes que tveram alinhamento sul-sul foram Campora+Peron (1973) e Videla (1976), quando volta a ter autonomia do US.
O que foi o Acordo Tripartite?
Assinado em 1979, o Tripartite marcou o fim das disputas para o uso potencial hidrelétrico do Rio Paraná: acordo de Cooperação Técnico-Operativa que compatibiliza os projetos de Itaipu e Corpus. Na questao energética, em 1980 assinam também acordo de uso parícifo de energia nuclear.
Qual a diferenca da Ata e da Declaracao de Iguazu?
ATA - 1966: Assinada pelos ministros Juracy Magalhães, e do PY, Sapena Pastor, também chamada de Ata das Cataratas, foi o primeiro documento bilateral manifestando a intenção de aproveitar os recursos hidráulicos do Rio Paraná. Antecipou o q seria Itaipu.
DECLARACAO - 1985, Sarney e Alfonsin iniciam integraçao economica do Cone Sul. Ambos os países acabavam de sair de um período ditadorial, quebrados, e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias.
O que foi o peronismo?
Pilares do Peronismo: justicialismo social, soberania politica, independencia economica. Perón no poder de 46 a 55. Em 52 pagou totalmente a dívida externa, fez nacionalização de vários setores considerados chave para o desenvolvimento do país e limitou a dependência do país no mercado internacional. Marcado por políticas de estímulo às exportações, o investimento estrangeiro em indústrias de petróleo e automobilística, altos salários, direitos trabalhistas e forte investimento em obras públicas.
Resuma as relacoes BR e AR hoje
Não convergem nas pretensões brasileiras em assumir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, que não recebeu apoio da Argentina.
- Compartilham os memso princípios na condução de suas respectivas políticas externas:
- promoção da independência nacional
- integração regional na América Latina - respeito aos direitos humanos
- fortalecimento do multilateralismo e do direito internacional.
O que foi a questao de Palmas?
Contencioso entre Argentina e do Brasil, entre 1890 e 1895, que disputaram o território Oeste dos atuais estados do PR e SC. AR pretendia estabelecer as fronteiras pelos rios Chapecó e Chopim, supostamente com base no Tratado de Madri (1750). Quintino Bocaiuva, Ministro de RE de Floriano, assinou tratado que dividia a região entre ambos os países. Entratnto, o Congresso brasileiro nao ratificou e a solucao foi levada para arbitramento do entao presidente americano, Cleveland. Ass fronteiras ficaram definidas pelos rios Peperi-Guaçu e Santo Antônio.
O que foi o realismo periférico? Quando a PExterna AR adotou?
Foi a base teórica para os governos de Carlos Menem (1989-1999) e de Fernando de La Rua (1999-2001), até a crise da AR em 2001.
- contestava o modelo de desenvolvimento da industrialização por substituição de importações
- relações conflituosas com os Estados Unidos e o Brasil. Preconizava que, no pós-Guerra Fria, AR deveria adotar o alinhamento com Washington como pré-condição para a retomada do crescimento econômico.
Como foi a PExterna na AR nos anos 2000?
Baseou os governos Kichner, de 2003 a 2015. E em 2019, com Fernandez.
- Diplomacia crítica à ordem econômica mundial e aos Estados Unidos, seguindo peronismo.
- Aprofundamento da integração sul-americana, especialmente de consolidação do MERCOSUL.
- Nacionalismo, argentinocentrismo
Em que pontos da politica internacional BR e AR divergem?
AR é contrária à proposta brasileira (e do G4) de reforma do Conselho de Segurança, mas apóia o “Unidos pelo consenso”, segundo o qual não deve haver um aumento do número de membros permanentes do CSNU, mas apenas dos assentos não permanentes.