RESOLUÇÃO COFEN 723/2023 Flashcards
Do que se trata a RESOLUÇÃO COFEN N. 723/2023?
Art. 1º Normatizar a atuação do Enfermeiro na execução do procedimento de descompressão torácica por agulha em pacientes com agravos torácicos em risco de morte, no atendimento pré-hospitalar móvel.
Art. 2º É privativo do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem, a execução do procedimento de descompressão por agulha, nos pacientes com sinais e sintomas de acúmulo de ar no espaço pleural sob tensão torácica (pneumotórax hipertensivo) em risco de morte
C ou E: pneumotórax hipertensivo é quando ocorre diminuição da pressão arterial, do débito cardíaco, desvio da traqueia contrário ao trauma, desvio do mediastino.
CERTO!
C ou E: Não é permitida aos profissionais de Enfermagem a execução da descompressão torácica por dreno torácico, a pericardiocentese e a punção de enfisema subcutâneo.
CERTO!
C ou E: É permitido ao Enfermeiro o uso da ultrassonografia na identificação do agravo torácico, associado aos sinais e sintomas, para a execução da descompressão por agulha
CERTO!
C ou E: Pericardiocentese é para alívio do tamponamento cardíaco (coração engessado de sangue). Quando o coração vai executar a diástole, encontra uma “parede” de sangue.
CERTO!
C ou E: É permitido ao Enfermeiro ministrar curso com conteúdo sobre descompressão torácica por agulha mesmo a outros profissionais cujos órgãos normatizadores não os contemple.
ERRADO! É proibido ao Enfermeiro ministrar curso com conteúdo sobre descompressão torácica por agulha a outros profissionais cujos órgãos normatizadores não os contemple. Por exemplo, não se pode ensinar a um nutricionista.
C ou E: Para o pleno exercício dos procedimentos normatizados nesta Resolução (resolução COFEN 723/23) , deve ser estabelecido protocolo institucional para sua execução.
CERTO! Para o pleno exercício dos procedimentos normatizados nesta Resolução, deve ser estabelecido protocolo institucional para sua execução
C ou E: Cabe aos Médicos Responsáveis Técnicos de serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, estabelecerem protocolos que definam critérios, normativas e padrões em atenção a esta Resolução; bem como, garantir a disponibilização de capacitação presencial, de materiais e equipamentos para a execução segura.
ERRADO! Art. 5º Cabe aos Enfermeiros Responsáveis Técnicos de serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, estabelecerem protocolos que definam critérios, normativas e padrões em atenção a esta Resolução; bem como, garantir a disponibilização de capacitação presencial, de materiais e equipamentos para a execução segura.
C ou E: Os casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Regional de Enfermagem
ERRADO! Os casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Federal de Enfermagem
Todo profissional da enfermagem pode fazer uma punção por agulha em um pneumotórax hipertensivo?
Não.
Deve ser o enfermeiro. Ele pode fazer ultrassonografia para o procedimento.
Quando entra em vigor a RESOLUÇÃO 723/2023?
Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União, revogando-se o Parecer Técnico de Comissão n. 001/2021/CONPEM/DGEP/COFEN
Quando o enfermeiro pode realizar a punção para descompressão torácica por agulha? E que acontece nessa patologia?
Em casos de Pneumotórax hipertensivo: entrada de ar no espaço pleural através de uma laceração pulmonar, uma ruptura brônquica ou um ferimento na parede torácica, que não consegue sair. À medida que o ar entra no espaço pleural, a pressão aumenta, colapsando completamente o pulmão, no lado afetado e, por fim, desloca o mediastino para o lado oposto, comprimindo a veia cava e diminuindo o retorno venoso para o lado direito do coração, além de comprimir o pulmão contralateral, comprometendo sua capacidade funcional.
Obs.: um indivíduo leva um tiro na região do pulmão. O ar entra por um buraco e não consegue sair pelo mesmo buraco. O pulmão começa a colapsar. O mediastino se desloca para a região contrária ao orifício, assim como a traqueia.
- A diminuição do retorno venoso causa diminuição do débito cardíaco, resultando em hipotensão e taquicardia. Um pneumotórax hipertensivo também pode ocorrer em pacientes clínicos (pneumotórax espontâneo) e em pacientes intubados (barotrauma).
Obs.: débito cardíaco = frequência cardíaca x volume sistólico
O que é o Pneumotórax aberto?
- Pneumotórax aberto: é a entrada de ar no espaço pleural causando um colapso pulmonar, consequente a um trauma penetrante (ferimento por arma de fogo, arma branca, entre outros). A principal característica é o movimento de entrada e saída de ar pelo ferimento aberto, quando a abertura da ferida é igual ou maior que 2/3 do diâmetro da traqueia, pois o ar procura o trajeto com menor resistência à sua passagem.
Na inspiração, quando o ar entra no pulmão, aumenta o seu volume e o diafragma se contrai. Quando o ar sai do pulmão, na expiração, diminui seu volume e o diafragma se relaxa.
No pneumotórax aberto, o ar entra e sai do pulmão, desde que o orifício causado pela bala seja ≥ 2/3 do diâmetro da traqueia.
O que é a Descompressão por Agulha do pnuemotorax?
Descompressão por Agulha: procedimento emergencial usando um cateter sobre agulha no espaço intercostal em pacientes com pneumotórax hipertensivo, para melhora rápida dos sintomas até a realização da drenagem torácica. No adulto, o local mais indicado para a punção é no 5º espaço intercostal na linha axilar anterior,
ou entre a linha axilar média e anterior. Deve ser utilizado um cateter sobre agulha longo (mínimo 8 cm) e de grosso calibre, preferencialmente o de n. 14, sendo aceitável o de n. 16. Em crianças, o local de escolha é o 2º espaço intercostal anterior, na linha média clavicular. O calibre do cateter pode variar entre n. 18 e n. 20. Em ambas as abordagens, a agulha deve ser inserida acima do arco costal inferior, evitando a lesão de vasos sanguíneos e nervos intercostais.
No adulto qual o local mais indicado para a Descompressão por Agulha do pneumotórax? Qual agulha usar?
No adulto, o local mais indicado para a punção é no 5º espaço intercostal na linha axilar anterior, ou entre a linha axilar média e anterior. Deve ser utilizado um cateter sobre agulha longo (mínimo 8 cm) e de grosso calibre, preferencialmente o de n. 14, sendo aceitável o de n. 16.