Poder Executivo Medperícia Flashcards
O Poder Executivo no Brasil é exercido pelo Presidente da República com auxílio dos ministros de Estado .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
De acordo com o Art. 76 da Constituição Federal, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República ocorre no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se necessário. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o Art. 77 da Constituição Federal, a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realiza-se simultaneamente nessas datas, seguindo o calendário eleitoral estabelecido pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997.
A eleição do Presidente da República não implica automaticamente na eleição do Vice-Presidente. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o §1º do Art. 77, a eleição do Presidente da República importa na eleição do Vice-Presidente que estiver registrado com ele na chapa eleitoral.
Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver a maioria simples dos votos válidos no primeiro turno. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Segundo o §2º do Art. 77, será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, desconsiderando votos em branco e nulos.
Se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta no primeiro turno, será realizada nova eleição dentro de um prazo máximo de vinte dias após a proclamação do resultado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o §3º do Art. 77, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, ocorrerá um segundo turno em até vinte dias, disputado pelos dois candidatos mais votados, sendo eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
Se no segundo turno o número de votos válidos for inferior ao total de votos nulos e brancos, a eleição será anulada e um novo pleito deverá ser convocado. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o Art. 77 da Constituição Federal, os votos nulos e brancos não são computados para definir o resultado. Assim, no segundo turno, vence o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, independentemente da quantidade de votos nulos ou brancos.
Se um candidato que disputaria o segundo turno falecer, desistir ou tiver seu registro cassado antes da eleição, será convocado o candidato de maior votação entre os remanescentes. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o §4º do Art. 77, se antes da realização do segundo turno ocorrer morte, desistência ou impedimento de um dos candidatos, o candidato mais votado entre os remanescentes será chamado para disputar a eleição.
Se dois candidatos ficarem empatados na segunda colocação no primeiro turno, ambos passam para o segundo turno. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Segundo o §5º do Art. 77, se houver empate entre dois candidatos na segunda colocação do primeiro turno, o critério de desempate será a idade, qualificando-se para o segundo turno o candidato mais idoso.
Nos municípios com menos de 200.000 eleitores, a eleição para prefeito pode ter segundo turno caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta no primeiro turno. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com as regras eleitorais, somente municípios com mais de 200.000 eleitores podem ter segundo turno. Nos municípios menores, o candidato mais votado no primeiro turno é eleito, independentemente do percentual de votos obtido.
O Presidente e o Vice-Presidente da República tomam posse em sessão do Congresso Nacional, comprometendo-se a cumprir a Constituição e promover o bem-estar do povo brasileiro. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Conforme o Art. 78 da Constituição Federal, a posse do Presidente e do Vice-Presidente ocorre em sessão do Congresso Nacional, onde prestam compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, promover o bem geral do povo e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Se o Presidente ou o Vice-Presidente da República não assumirem o cargo em até 15 dias da data fixada para a posse, salvo motivo de força maior, a vacância do cargo será declarada. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o Parágrafo único do Art. 78, o prazo para que a posse seja assumida é de dez dias. Caso contrário, salvo motivo de força maior, o cargo será declarado vago.
O Vice-Presidente da República sucederá o Presidente em caso de impedimento e o substituirá em caso de vacância do cargo. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Conforme o Art. 79 da Constituição Federal, o Vice-Presidente substituirá o Presidente da República nos casos de impedimento temporário e suceder-lhe-á em caso de vacância do cargo. Além disso, o Vice-Presidente pode desempenhar funções auxiliares sempre que convocado pelo Presidente para missões especiais, conforme previsto em lei complementar.
Em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, a linha sucessória segue a seguinte ordem: Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Segundo o Art. 80 da Constituição Federal, na ausência do Presidente e do Vice-Presidente, a Presidência da República será exercida, sucessivamente, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e, por último, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Somente o Vice-Presidente da República pode suceder definitivamente o Presidente em caso de vacância do cargo. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
De acordo com a Constituição Federal, a sucessão presidencial (definitiva) só pode ser feita pelo Vice-Presidente da República. Se o cargo de Presidente ficar vago, o Vice-Presidente assume em caráter definitivo. Outras autoridades podem apenas substituir temporariamente o Presidente, mas não sucedê-lo.
Se os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República ficarem vagos nos dois primeiros anos do mandato, uma nova eleição deverá ocorrer no prazo de 90 dias. Verdadeiro ou falso?
✅ Verdadeiro.
📌 Explicação:
Conforme o art. 81 da Constituição Federal, se houver vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos dois primeiros anos do mandato, uma nova eleição direta deverá ser convocada no prazo de 90 dias.
🔹 Regras para sucessão presidencial:
✔ Vacância nos dois primeiros anos do mandato: Eleição direta em até 90 dias.
✔ Vacância nos dois últimos anos do mandato: Eleição indireta, conduzida pelo Congresso Nacional, no prazo de 30 dias.
Em caso de vacância da Presidência e Vice-Presidência nos últimos dois anos do mandato, uma nova eleição direta será realizada pelo povo em até 30 dias. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Segundo o §1º do Art. 81, se a vacância ocorrer nos últimos dois anos do mandato presidencial, a eleição será indireta, realizada pelo Congresso Nacional, e não pelo povo, no prazo de 30 dias.
O mandato do Presidente da República tem duração de 4 anos e inicia-se no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Verdadeiro ou falso?
Falso.
De acordo com o Art. 82 da Constituição Federal, o mandato presidencial tem duração de 4 anos e, com a Emenda Constitucional nº 111/2021, o início do mandato foi alterado para o dia 5 de janeiro do ano seguinte à eleição.
O Presidente e o Vice-Presidente da República podem se ausentar do País por qualquer período sem necessidade de autorização do Congresso Nacional. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Conforme o Art. 83 da Constituição Federal, o Presidente e o Vice-Presidente não podem se ausentar do País por mais de 15 dias sem licença do Congresso Nacional. Caso contrário, estarão sujeitos à perda do cargo.
Compete privativamente ao Presidente da República: (5 primeiros )
I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;
II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;
III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição;
IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos
para sua fiel execução;
V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;
No sistema presidencialista, o Chefe de Estado e o Chefe de Governo são autoridades distintas. Verdadeiro ou falso?
Falso.
No sistema presidencialista, o Chefe de Estado e o Chefe de Governo são a mesma pessoa: o Presidente da República. Ele exerce simultaneamente a função de representante máximo do país em assuntos internacionais(Chefe de Estado ) e a de principal gestor da administração pública interna .( Chefe de governo).
Como Chefe de Estado, o Presidente da República tem como principal função liderar a formulação e a execução de políticas públicas internas. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A função de Chefe de Estado refere-se à representação internacional do país, incluindo tratados, eventos diplomáticos e relações exteriores. A formulação e execução de políticas públicas internas são atribuições do Chefe de Governo.
O Presidente da República, ao exercer a função de Chefe de Governo, é o principal responsável pela administração pública e pela implementação das políticas internas do país. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
No sistema presidencialista, o Chefe de Governo tem o papel de gestor da administração pública, liderando a formulação e execução de políticas internas, coordenando ministérios e dirigindo o funcionamento do Estado no dia a dia.
O papel do Chefe de Estado envolve representar o país em tratados, eventos diplomáticos e na relação com outras nações. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O Chefe de Estado representa o país em assuntos internacionais, como a assinatura de tratados, participação em eventos diplomáticos e o estabelecimento de relações com outras nações, diferenciando-se do papel de Chefe de Governo, que lida com questões internas.
Compete privativamente ao Presidente da República dispor mediante decreto sobre :
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de
despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;