ONCOLOGIA DERMATOLÓGICA: INTRODUÇÃO Flashcards
Radiação responsável pelo fotoenvelhecimento e bronzeamento imediato:
UVA, 95%.
Radiação responsável pelo surgimento do câncer e queimadura solar.
UVB, 5%.
Exemplo de alterações por fotoenvelhecimento:
Melanose solar, elastose solar.
Quais os 6 fototipos segundo Fitzpatrick?
I - Branca clara - Muito sensível-Sempre queima, nunca pigmenta
II -Branca - Muito sensível - Sempre queima, pigmenta pouco
III-Morena clara- Sensível-Queima e pigmenta moderadamente
IV-Morena escura- Pouco sensível -Queima pouco, sempre pigmenta
V-Parda - pouqúissimo sensível - Nunca queima, sempre pigmenta
VI-Preta- insensível - Nunca queima e sempre pigmenta
Quais as lesões cutâneas pré cancerígenas?
Ceratose actínica; Doença de Bowen; Eritroplasia de Queyrat Papulose Bowenoide; Corno Cutâneo ; Ceratose Arsenical; Ceratose térmica; Ceratose de radiação cronica;
Lesão pré-cancerígena epitelial mais comum em indivíduos de pele clara
Ceratose actínica;
O que e´a ceratose actínica?
São lesões cutâneas pré-malignas que consistem da proliferação de queratinócitos aberrantes, que se desenvolvem em resposta à exposição prolongada à radiação ultravioleta. Caracterizam-se por pequenas placas hiperceratóricas descamativas em base eritematosa, de 2-6 mm, geralmente múltiplas e localizadas em áreas fotoexpostas como cabeça, pescoço, antebraços e dorso das mãos, sendo que 65% localizam-se nos membros superiores.
A ceratose actínica pode se transformar mais comumente em qual neoplasia?
Carcinoma espinocelular; costuma não ter metástase, exceto o de lábio inferior.
Tratamento para a ceratose actínica:
(1) fotodinâmica;
(2) imiquimod (imunomodulador) 5% em creme;
(3) 5-fluorouracil (antimitótico) 1-2% na face 1x/dia e 5% no corpo 2x/dia, por duas a três semanas. É importante orientar o paciente que a partir do terceiro ou quarto dia, em média, as lesões vão piorar, e para ele não interromper o tratamento, já que isso é o esperado;
(4) criocirurgia (nitrogênio líquido);
(5) curetagem, com ou sem eletrocoagulação;
(6) diclofenaco sob a forma de gel 2-3% 2x ao dia;
(7) peelings químicos;
(8) laser.
Considerado um carcinoma espinocelular in situ, que pode evoluir para forma invasiva em 5% dos casos (estes são geralmente mais agressivos do que os que surgem de ceratose actínica). Geralmente única, manifesta-se como placa achatada rósea, eritematosa ou eritematopigmentada, bem delimitada, com bordas regulares e com escama ou crosta na superfície. Localiza-se tanto em áreas fotoexpostas como não fotoexpostas, principalmente em cabeça, pescoço e pernas, preferencialmente em pacientes acima dos 60 anos.
Doença de Bowen.
Tratamento da doença de Bowen.
Tratamento: a terapia é tópica e deve ser guiada pelo tamanho, localização da lesão e idade do paciente. As opções são semelhantes às citadas para a ceratose actínica, como: terapia fotodinâmica, imiquimod, 5-fluorouracil, criocirurgia, eletrocoagulação ou excisão e sutura.
O que é a Eritroplasia de Queyrat Papulose Bowenoide ?
São duas formas de carcinoma espinocelular in situ do pênis. A papulose bowenoide afeta o corpo, e a eritroplasia de Queyrat, a mucosa (glande, prepúcio, uretra). Esta última caracteriza-se por placa bem delimitada, brilhante, de superfície aveludada, eritematosa, de crescimento lento. Acomete mais homens não circuncidados, acima de 40 anos. O traumatismo constante, higiene ruim, herpes simples genital, HPV 16 e 18 têm sido identificados como fatores de risco. Tem chance de transformar-se em CEC invasor em 33% dos casos. Apresenta como diagnóstico diferencial: balanite de Zoom, candidíase, psoríase, etc. Ambas as doenças podem ser causadas por HPV, sendo os subtipos 16, 18, 31 e 35 os mais prevalentes.
Tratamento da Eritroplasia de Queyrat Papulose Bowenoide ?
Pode ser realizado com terapia fotodinâmica, 5-fluorouracil, excisão cirúrgica laser de Erbium ou laser de CO2.
O que é um corno cutâneo?
É uma designação morfológica para um nódulo hiperceratótico denso e cônico que se assemelha a um chifre de um animal. São mais encontrados na face e couro cabeludo, porém também podem ser encontrados nas mãos e pênis. Essas lesões podem variar de tamanho de poucos milímetros a vários centímetros. Elas podem ser brancas ou amareladas, retas, curvadas. Uma biópsia é diagnóstica e curativa.
O que é a ceratose arsenical?
São resultantes da exposição crônica ao arsênico. Antigamente se tratava diversas patologias com o arsênio, o arsenito de potássio oral (solução de Fowler) para psoríase e trióxido arsênico (pílulas asiáticas) para asma são dois exemplos de exposição médica ao arsênico. As ceratoses arsenicais se desenvolvem nas áreas de fricção e trauma, principalmente nas palmas e plantas, como pápula em forma de calo, geralmente simétricas, amareladas, duras, pontudas, múltiplas, variando de 2 a 10 mm de diâmetro. Podem lembrar verrugas ou ceratodermia palmoplantar. Outra forma clínica é o aparecimento de lesões eritematoescamosas , geralmente em áreas fotoprotegidas, mas podem surgir em áreas fotoexpostas. Esta segunda apresentação clínica representa lesões de doença de Bowen, mas também pode haver o aparecimento de Carcinoma Basocelular. Outro estigma de arsenicismo crônico são mudanças pigmentares na pele, com placas hiperpigmentadas com áreas de despigmentação lembrando “gotas de chuva”. Essas placas podem afetar os mamilos, axilas, virilhas e ponto sobre pressão. Tende a poupar mucosa oral. Também pode haver perfuração do septo nasal, alopecia difusa, neuropatia e frequência aumentada de desenvolvimento de carcinoma pulmonar e genitourinário após 30 anos, em média. O tratamento pode ser realizado com cirurgia convencional, crioterapia, retinoides, dentre outros.