ECTOPARASITOSES: ESCABIOSE Flashcards
Etiologia da escabiose:
Sarcoptes scabiei, ácaro.
Forma de transmissão da escabiose:
Ela penetra através da camada córnea , geralmente à noite e é capaz de depositar cerca de dois a três ovos por dia, durante o período de um a dois meses. O macho não invade o organismo, fecundando a fêmea ainda na superfície da pele. Sua transmissão normalmente ocorre pelo contato direto, inclusive o sexual, podendo também se dar, raramente, através de fômites (lençóis, toalhas, roupas etc.) uma vez que o parasita morre após algumas horas fora da pele.
Existem diversas variedades de S. scabiei, cada uma sendo parasito específico de cada espécie animal: S. scabiei var. hominis (ser humano), S. scabiei var. canis (cão), S. scabiei var. suis (porco) etc. Quando uma variedade animal parasita o homem, ocorre apenas uma forma leve e autolimitada da doença. V ou F?
V.
A escabiose é mais comum em negros. V ou F?
F. Acomete todas as raças, idades e classes sociais, embora predomine nos indivíduos adultos de baixa renda, que moram em ambientes aglomerados e com pouca higiene
Causa da pruridermia da escabiose?
Acredita-se que tanto a migração no interior da pele quanto a hipersensibilidade do organismo ao ácaro e seus produtos metabólicos são determinantes.
Como ocorre o ciclo evolutivo da escabiose na pele?
A fêmea adulta fecundada escava túneis (sulcos) no estrato córneo da epiderme, em seguida fazendo a ovopostura a cada 2-3 dias, geralmente à noite, momento de maior atividade parasitária.
Cada fêmea expele uma média de 3-4 ovos por dia e sobrevive no hospedeiro por cerca de 30-60 dias, durante os quais coloca uma grande quantidade de ovos, proliferando o parasita.
Os ovos eclodem após sete dias, liberando larvas hexópodes (seis patas) que migram para a superfície da pele e criam pequenos nichos na epiderme ou penetram nos folículos pilosos, criando uma espécie de esconderijo onde ocorrerá o término da metamorfose: as larvas convertem-se em ninfas octópodes (oito patas), que após diversas mudas se transformam em ácaros adultos (machos ou fêmeas), num processo que dura em torno de 20 dias.
A escabiose vive muito tempo fora do corpo. V ou F?
F.
Locais mais infectantes da escabiose:
Mãos e punhos.
Período de incubação da escabiose:
2-28 dias.
Lesão mais característica da escabiose:
Túnel de formato linear, sinuoso e coloração variável, medindo cerca de 5-15 mm e que possui, em uma das suas extremidades, uma pápula ou vesícula chamada eminência acarina, local em que pode ser encontrado o S. scabiei.
Locais que a escabiose costuma atingir:
Áreas quentes: a porção inferior do abdome, nádegas, genitais, fossas axilares, mamas, mãos (espaços interdigitais), cabeça, face anterior dos punhos e pés.
Local do corpo acometido pela escabiose que só costuma ser afetado em imunodeficientes e crianças:
Cabeça.
As lesões da escabiose são homogêneas. V ou F?
F. Pápulas, nódulos, vesículas, pústulas, escoriações, liquenificação e áreas de eczematização. A manifestação dependerá da variedade e do número do agente envolvido, além do tempo de evolução da doença, idade e status imunológico do hospedeiro.
Principais complicações da escabiose:
Infecção secundária das lesões escoriadas (impetiginização) e, consequentemente, a glomerulonefrite.
O que é a sarna incógnita?
Tratadas de forma parcial ou em uso de corticoterapia tópica. O paciente relata típica história de prurido, mas apresenta pobreza de achados dermatológicos ao exame físico.