MANDADO DE SEGURANÇA Flashcards
Em quais hipóteses não se concede mandado de segurança?
I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução;
II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo;
III - de decisão judicial transitada em julgado.
É possível impetrar mandado de segurança contra decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo?
STJ admite se houver, no caso concreto, uma situação teratológica, abusiva, que possa gerar dano irreparável e desde que o recurso previsto não tenha ou não possa obter efeito suspensivo
É possível impetrar mandado de segurança contra decisão judicial transitada em julgado?
NÃO
No entanto, se a impetração do mandado de segurança foi anterior ao trânsito em julgado da decisão questionada, mesmo que venha a acontecer, posteriormente, o mérito do MS deverá ser julgado, não podendo ser invocado o seu não cabimento ou a perda de objeto.
MANDADO DE SEGURANÇA
Em se tratando de atribuição delegada, a autoridade coatora será o agente delegado ou a autoridade delegante?
AUTORIDADE DELEGADA
Súmula 510 STJ - Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.
O que é a teoria da encampação no mandado de segurança?
Quais os requisitos para que ela possa ser aplicada?
Teoria que sustenta que quando há indicação equivocada da autoridade coatora no mandado de segurança, é possível sanar o vício desde que observados alguns requisitos:
1.- Deve haver subordinação hierárquica entre a autoridade coatora e a apontada na inicial;
2.- Não pode haver modificação de competência com a alteração;
3.- A autoridade indicada de forma equivocada deve ter discutido o mérito ao prestar informações.
É possível emendar a inicial do mandado de segurança para correção do polo passivo?
Há divergência. Para o STJ, em regra, a indicação errônea da autoridade coatora deve acarretar a extinção do processo sem resolução de mérito, sendo vedado emendar a petição inicial. Entretanto, há decisões também do STJ que permitem:
Jurisprudência em Teses n. 86 do STJ: Admite-se a emenda à petição inicial de mandado de segurança para a correção de equívoco na indicação da autoridade coatora, desde que a retificação do polo passivo não implique alterar a competência judiciária e que a autoridade erroneamente indicada pertença à mesma pessoa jurídica da autoridade de fato coatora.
MANDADO DE SEGURANÇA
Caso a autoridade coatora não preste as informações no prazo legal, ocorre revelia?
STJ - a intempestividade das informações prestadas pela autoridade apontada como coatora no mandado de segurança não induz à revelia, uma vez que há presunção de legitimidade do ato administrativo eventual questionado, fazendo com que caiba ao impetrante demonstrar, mediante prova pré-constituída dos fatos que embasam a impetração, a ocorrência do direito líquido e certo.
Qual o prazo para impetração do mandado de segurança?
120 dias, contado da data em que o interessado tem conhecimento do ato a ser impugnado.
Como é a contagem do prazo para impetração de mandado de segurança no caso de redução ou supressão de vantagem integrante de provento ou remuneração de servidor público?
Supressão da vantagem - como se trata de ato único, o prazo segue a regra geral, sendo contado a partir da ciência da supressão pelo interessado.
Redução da vantagem - a jurisprudência entende que se trata de prestação de trato sucessivo, razão pela qual o prazo para impetração se renova mês a mês.
Como é contado o prazo para impetração do mandado de segurança no caso de ato omissivo da Administração Pública, ?
O prazo se renova mês a mês, por envolver obrigação de trato sucessivo.
Quais as hipóteses de suspensão e interrupção do prazo decadencial do mandado de segurança?
O prazo decadencial NÃO se suspende ou interrompe.
Nem mesmo o pedido de reconsideração administrativo interrompe a contagem desse prazo, conforme Súmula 430-STF: Pedido de reconsideração na via administrativa não interrompe o prazo para o mandado de segurança.
O mandado de segurança admite desistência?
O MS admite desistência em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente do consentimento do impetrado, desde que não ocorrido o trânsito em julgado.
STF - tem precedente no qual não admitiu a desistência do mandado de segurança em caso em que já havia sido proferida sentença de mérito e o impetrante havia interposto vários recursos, pois ficou evidente que o intuito da desistência era evitar o trânsito em julgado, para possibilitar o ajuizamento de uma nova ação de conhecimento.
É cabível sucessão processual no caso de falecimento do impetrante de mandado de segurança?
Os tribunais superiores entendem que o mandado de segurança tem natureza personalíssima, razão pela qual, em caso de falecimento do impetrante, pessoa natural, ocorre a extinção do mandado de segurança, sendo incabível a sucessão processual.
Quem pode impetrar mandado de segurança coletivo?
Quais os requisitos?
- Os partidos políticos com representação no Congresso Nacional;
- As organizações sindicais, as entidades de classe e as associações. No caso das associações, exige-se que estejam legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos 1 ano.
Em todos os casos deve haver pertinência temática, ou seja, o interesse defendido deve ter relação com o grupo ou coletividade representado pela entidade.
Exige-se autorização expressa dos titulares dos direitos no caso de MS coletivo?
Não, trata-se de caso de legitimidade extraordinária, onde não é necessária expressa autorização dos titulares.