LÚPUS ERITEMATOSO SISTEMICO Flashcards
LES definição
doença inflamatória crônica, autoimune, de etiologia desconhecida, caracterizada por produção de autoanticorpos. Evolui com períodos intermitentes de atividade e remissão. Os autoanticorpos atuam contra moléculas nucleares, podendo atuar em células de diferentes sistemas e por isso, produzem sintomas sistêmicos. Evolui com períodos intermitentes de atividade e remissão.
LES epidemiologia
Predominância em mulheres em idade reprodutiva (menacme), de 15-45 anos
ETIOPATOGENIA GENÉTICA GENE
C1q
Etiopatogenia hormonal
Maior incidência na idade reprodutiva por maior exposição a estrógenos (menarca precoce, terapia de reposição hormonal e ACO de estrógeno aumentam os riscos).
Nas recaídas da doença, há aumento de prolactina - prolactina aumenta no final da gravidez e no puerpério, então pacientes que têm Lúpus precisam ser bem assistidas em relação à doença nesse período.
Andrógenos: função imunossupressora → estudos experimentais mostram que ação androgênica poderia ajudar, mas na prática pacientes não costumam tolerar.
Etiopatogenia imunológica
Produção de autoanticorpos patogênicos e imunocomplexos
Ativação da imunidade inata e adaptativa
Aumento na produção e sobrevivência de LT e LB (atraso da apoptose → sobrevivem por mais tempo mesmo com uma redução de suas funções → células começam a produzir autoanticorpos patogênicos)
Perda da tolerância imunológica
Etiopatogenia ambiental
Agentes infecciosos: mimetismo molecular
Estresse: alterações neuroendócrinas
Agentes físicos (sol): inflamação e dano tecidual
LES manifestações clínicas
Pode acometer qualquer órgão ou sistema
Sintomas constitucionais (febre, inapetência, emagrecimento, mialgia) são muito comuns por ser uma doença sistêmica
Períodos de atividade e remissão
Acometimento cutâneo e o articular = mais comum. Quadros mais graves cursam com o acometimento renal, SNC, cardíaco, pulmonar e vascular
Manifestações cutâneas LES
Eritema ou erupção malar
Fotossensibilidade
Úlceras orais e nasofaríngeas: ocorrem devido à vasculite importante o diagnóstico diferencial com outras doenças (ex: herpes).
Lesões discóides: lesões crônicas que não foram tratadas na fase aguda, mais comum em regiões fotoexpostas; quando ocorre na região do couro cabeludo pode causar alopécia cicatricial (definitiva) ≠ Alopécia universal, em que há acometimento da vascularização do folículo piloso, melhorando com tratamento da doença.
Vasculites: por deposição de imunocomplexo nos vasos sanguíneos; púrpuras palpáveis revelando acometimento e inflamação do vaso sanguíneo; a isquemia provocada pela inflamação do vaso pode provocar necrose e ulcerações
O lúpus cutâneo ou discóide é a doença que se restringe à
pele, causando manchas eritematosas principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (ex: rosto, orelhas e colo)
já o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma
inflamação que acontece em todo o organismo da pessoa, levando ao comprometimento de vários órgãos ou sistemas (ex: pele, rins, coração, pulmões, sangue etc).
Manifestações articulares
Artralgia: dor articular
Artrite: dor e inflamação articular; não erosiva (≠ AR), periférica, intermitente, por vezes migratória.
Artropatia de Jaccoud: deformidade secundária à frouxidão ligamentar (não é decorrente de do acometimento articular / não há erosão da cartilagem e estreitamento do espaço articular como há na AR). Pode ser revertida quando colocada em superfície reta (deformidade redutível ≠ AR, em que a deformidade é fixa).
Manifestações pulmonares
Pleurite / derrame pleural: mais comum, bilateral/pequeno, exsudato (líquido pleural com proteínas pouco elevadas, glicose normal, complemento baixo e FAN +). Exsudatos .
Síndrome pulmão encolhido: segundo acometimento, mais rara mas característica de LES. Paralisia do diafragma por disfunção do nervo frênico (miopatia). Não é um acometimento do parênquima pulmonar propriamente dito e sim, do aparelho osteomuscular respiratório.
Outros acometimentos pulmonares: pneumonite aguda, pneumonite crônica, hemorragia pulmonar, hipertensão pulmonar
Manifestações cardíacas
Pancardite: pericardite, endocardite e miocardite
Pericárdio: camada mais acometida na forma de pericardite ou derrame pericárdico, risco pequeno de tamponamento cardíaco
Manifestações hematológicas
Anemia hemolítica: auto anticorpos contra a parede da hemácia, já que não apresentam núcleo (detectados no teste de Coombs direto).
A queda acentuada da Hb e do Ht pode indicar hemólise
A confirmação da hemólise é por meio do teste de coombs direto
Sinais indiretos: aumento de bilirrubina
Evitar transfusão sempre que possível!
Plaquetopenia: pode ter correlação com a SAF
Leuco/linfopenia: geralmente menos graves que a anemia hemolítica e a plaquetopenia, apresentando melhor resposta terapêutica
Manifestações renais
75% dos pacientes vão ter acometimento renal em algum momento da doença. Esse acometimento ocorre na forma de glomerulonefrite lúpica, podendo cursar com síndrome nefrítica, síndrome nefrótica e acidose tubular renal.
Biopsiamos 100% das lesões