Lei das estatais (lei 13.303/16) Flashcards
Requisito de transparência a ser observado:
- elaboração e divulgação da política de transações com partes relacionadas, em conformidade com os requisitos de competitividade, conformidade, transparência, equidade e comutatividade, que deverá ser revista, no mínimo, anualmente e aprovada pelo _____________;
Conselho de Administração
A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão divulgar as atas das reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário, sendo vedado publicar apenas o extrato das atas em qualquer hipótese. (C/E)
ERRADO
§ 4º A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão divulgar as atas das reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário.
§ 5º Caso o Conselho de Administração considere que a divulgação da ata possa pôr em risco interesse legítimo da empresa pública ou da sociedade de economia mista, a empresa pública ou a sociedade de economia mista divulgará apenas o extrato das atas.
§ 6º A restrição prevista no § 5º não será oponível aos órgãos de controle, que terão total e irrestrito acesso ao conteúdo das atas do Comitê de Auditoria Estatutário, observada a transferência de sigilo.
De acordo com a Lei n.º 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas para o fornecimento de bens e serviços que forem produzidos ou prestados no país e que envolvam alta complexidade tecnológica, mediante justificativa fundamentada do chefe da área organizacional solicitante. (C/E)
ERRADO
É dispensável: para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pelo dirigente máximo da empresa pública ou da sociedade de economia mista;
Conforme entendimento do STF, a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias e controladas, exige autorização legislativa e licitação pública. (C/E)
ERRADO
► EP E SEM: Autorização legislativa + Licitação.
► Subsidiária e controlada: Não precisa autorização legislativa nem licitação.
Fonte: Estratégia
MEDIDA CAUTELAR EM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CONCESSÃO PARCIAL MONOCRÁTICA. INTERPRETAÇÃO CONFORME À CONSTITUIÇÃO. ART. 29, CAPUT, DA LEI 13.303/2016. VENDA DE AÇÕES. ALIENAÇÃO DO CONTROLE ACIONÁRIO DE EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA OU DE SUAS SUBSIDIÁRIAS E CONTROLADAS. NECESSIDADE DE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E DE LICITAÇÃO. VOTO MÉDIO. MEDIDA CAUTELAR PARCIALMENTE PELO PLENÁRIO.
I – A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação pública.
II – A transferência do controle de subsidiárias e controladas não exige a anuência do Poder Legislativo e poderá ser operacionalizada sem processo de licitação pública, desde que garantida a competitividade entre os potenciais interessados e observados os princípios da administração pública constantes do art. 37 da Constituição da República.
III – Medida cautelar parcialmente referendada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.
(ADI 5624 MC-Ref, Relator(a): RICARDO LEWANDOWSKI, Tribunal Pleno, julgado em 06/06/2019, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-261 DIVULG 28-11-2019 PUBLIC 29-11-2019)
O parcelamento do objeto licitado é uma medida fomentada pela lei, uma vez que tende a aumentar a competitividade do certame. (C/E)
CERTO
PARCELAMENTO: Recomendado. Trata-se de divisão legal para ampliar a competitividade do certame, permitindo que empresas de menor porte, ou empresas que só comercializem um ou alguns itens do objeto, possam disputar o certame.
FRACIONAMENTO: VEDADO. É quando a Administração divide o objeto em várias contratações separadas com o objetivo de fugir de uma modalidade de licitação mais complexa, ou até mesmo, para evitar a licitação buscando a dispensa por pequeno valor.
O superfaturamento consiste em orçamento ou efetiva contratação com preços expressivamente superiores àqueles praticados no mercado. (C/E)
ERRADO
Sobrepreço: preço orçado - valor expressivamente superior aos preços de mercado.
Superfaturamento: DANO provocado ao patrimônio da Administração.
É vedada a indicação de marca ou modelo na licitação para aquisição de bens, por restringir a competitividade do certame. (C/E)
ERRADO
Art. 47. A empresa pública e a sociedade de economia mista, na licitação para aquisição de bens, poderão:
I - indicar marca ou modelo, nas seguintes hipóteses:
Art. 3º é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.
Parágrafo único. Desde que ______________________________, será admitida, no capital da _____________, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Empresa pública
a maioria do CAPITAL VOTANTE permaneça em propriedade da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município
empresa pública
Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações ___________________ à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.
com direito a voto pertençam em sua maioria
Art. 11. A __________ não poderá:
I - lançar debêntures ou outros títulos ou valores mobiliários, conversíveis em ações;
II - emitir partes beneficiárias.
empresa pública
COMPOSIÇÃO:
Conselho de Administração:
Conselho Fiscal:
Comitê de Auditoria Estatutário:
Conselho de Administração:
- mínimo 7 e máximo 11 membros;
- prazo de gestão não superior a 2 anos e, no máximo, 3 reconduções consecutivas;
Conselho Fiscal:
- prazo de gestão não superior a 2 anos e, no máximo, 2 reconduções consecutivas;
Comitê de Auditoria Estatutário (órgão auxiliar do Conselho de Administração):
- mínimo 3 e no máximo 5 membros, em sua maioria independentes.
- o acionista controlador da empresa pública e da sociedade de economia mista responderá pelos atos praticados com abuso de poder;
- a ação de reparação poderá ser proposta pela sociedade, pelo terceiro prejudicado ou pelos demais sócios, independentemente de autorização da assembleia-geral de acionistas;
- prescreve em __ anos.
6 anos
Consideram-se administradores da empresa pública e da sociedade de economia mista os membros do _______________.
Conselho de Administração e da diretoria
O Conselho de Administração deverá aferir a adequação do controle interno. (C/E)
ERRADO
§ 3º A auditoria interna deverá:
II - ser responsável por AFERIR A ADEQUAÇÃO do controle interno, a efetividade do gerenciamento dos riscos e dos processos de governança e a confiabilidade do processo de coleta, mensuração, classificação, acumulação, registro e divulgação de eventos e transações, visando ao preparo de demonstrações financeiras.
Compete ao Conselho de Administração:
II - IMPLEMENTAR E SUPERVISIONAR os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a empresa pública ou a sociedade de economia mista, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude;
Art. 22. O Conselho de Administração deve ser composto, no mínimo, por ___ de membros independentes ou por pelo menos __, caso haja decisão pelo exercício da faculdade do voto múltiplo pelos acionistas minoritários.
25%
1