LEI 8080/1990 E MODIFICAÇÕES / ORGANIZAÇÃO/DIREÇÃO/GESTÃO DO SUS Flashcards

1
Q

AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAUDE, EXECUTADOS PELO SEUS, SEJA DE DIRETAMENTE OU COM A PARTICIPAÇÃO COMPLEMENTAR DA INICIATIVA PRIVADA, SERÃO ORGANIZADOS DE FORMA REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA EM NIVEIS DE COMPLEXIDADE CRESCENTES

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAUDE, EXECUTADOS PELO SUS, SEJA DIRETAMENTE OU COM A PARTICIPAÇÃO DA INICIATIVA PRIVADA. SERÃO ORGANIZADOS……

A

DE FORMA REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA EM NIVEIS DE COMPLEXIDADE CRESCENTE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A DIREÇÃO DO SUS É UNICA, DE ACORDO COM O INCISO 1 DO ART.198 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E EXERCIDA EM CADA ESFERA DE GOVERNO PELOS SEGUINTES ÓRGÃOS.

EM AMBITO DE UNIÃO É FEITA PELO MINISTERIO DA SAUDE

EM AMBITO ESTADUAL/DISTRITO FEDERAL É FEITO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE (SES), OU ÓRGÃO EQUIVALENTE

EM AMBITO MUNICIPAL É FEITO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE (SMS), OU ÓRGÃO EQUIVALENTE.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

EXPLANE COMO É FEITA A DIREÇÃO DO SUS

A

A DIREÇÃO DO SUS É UNICA E É EXERCIDA EM CADA ESFERA DE GOVERNO.
ESFERAS DE GOVERNO:
UNIAO/FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

EM AMBITO DE UNIAO VAI SER FEITO PELO MINISTERIO DA SAUDE
EM AMBITO ESTADUAL/DF VAI SER FEITO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE (SES)
EM AMBITO MUNICIPAL VAI SER FEITO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE (SMS)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

OS MUNICIPIOS PODERAO CONSTITUIR/CRIAR CONSÓRCIOS PARA DESENVOLVER EM CONJUNTO, AS AÇÕES E OS SERVIÇOS DE SAUDE QUE LHES CORRESPONDAM

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

QUEM PODE CONSTITUIR CONSÓRCIOS

A

JUST MUNICIPIOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

APLICA-SE AOS CONSORCIOS ADMNISTRATIVOS INTERMUNICIPAIS O PRINCIPIO DE DIREÇÃO UNICA, E OS RESPECTIVOS ATOS CONSTITUTIVOS DISPORAO SOBRE SUA OBSERVANCIA

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

EM RELAÇÃO AOS CONSÓRCIOS A QUEM SE APLICA O PRINCIPIO DE DIREÇÃO UNICA

A

CONSORCIOS ADMINISTRATIVOS INTERMUNICIPAIS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

EM NIVEL MUNICIPAL O SUS PODERA SE ORGANIZAR EM DISTRITOS DE FORMA A INTEGRAR E ARTICULAR RECURSOS, TECNICAS E PRATICAS VOLTADAS PARA COBRIR TOTALMENTE AS AÇÕES DE SAUDE

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

EM NÍVEL _______ O SUS PODERA SE ORGANIZAR EM DISTRITOS DE FORMA A INTEGRAR E ARTICULAR RECURSOS, TECNICAS E PRATICAS VOLTADAS PARA COBRIR TOTALMENTE AS AÇÕES DE SAUDE.

A

MUNICIPAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

DE ACORDO COM OS PRINCIPIOS DE REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAUDE O USUARIO DO SUS, DEVE PROCURAR O ATENDIMENTO DE SAUDE NECESSIDADE PRIORITARIAMENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

CASO ESTE NIVEL DE ATENÇÃO NÃO CONSIGA RESOLVER SEU PROBLEMA, DEVERÁ SER ATENDIDO MÉDIA/ALTA COMPLEXIDADE A DEPENDER DA NECESSIDADE APRESENTADA.

O ENCAMINHAMENTO DE USARIOS DO SUS PARA NIVEIS DE MAIOR COMPLEXIDADE É CHAMADO DE______ _

A

REFERENCIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

QUANDO O ESTADO DE SAUDE DOS USUARIOS ATENDIDOS NA MEDIA/ALTA COMPLEXIDADE MELHORAR, ELES DEVEM SER ENCAMINHADOS PARA O SERVIÇO DE SAUDE DA ATENÇÃO PRIMARIA, ESPECIALMENTE PARA AS EQUIPES DA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA (ESF).

ISSO DENOMINA-SE

A

CONTRARREFERENCIA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O PRINCIPIO DE HIERARQUIZAÇÃO DO SUS DISPÕE DA NECESSIDADE DE ATENDER AOS USUARIOS DO SUS EM NIVEIS DE COMPLEXIDADE CRESCENTE ( BAIXA, MÉDIA E ALTA ), INDEPENDENTE DA SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O PRINCIPIO DE _____________ DO SUS DISPÕE DA NECESSIDADE DE ATENDER AOS USUARIOS DO SUS EM NIVEIS DE COMPLEXIDADE CRESCENTE ( BAIXA, MÉDIA E ALTA), INDEPENDENTE DA SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA

A

HIERARQUIZAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O PRINCIPIO DE REGIONALIZAÇÃO DO SUS ESTA RELACIONADO A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAUDE POR LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA, DE MODO QUE TODOS OS NIVEIS DE ASSISTENCIA ESTEJAM DISPONIVEIS AOS USUSARIOS DO SUS, MESMO QUE EM MUNICIPIOS E/OU ESTADOS DIFERENTES

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O PRINCIPIO DE ____________________ DO SUS ESTA RELACIONADO A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAUDE POR LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA, DE MODO QUE TODOS OS NIVEIS DE ASSISTENCIA ESTEJAM DISPONIVEIS AOS USUSARIOS DO SUS, MESMO QUE EM MUNICIPIOS E/OU ESTADOS DIFERENTES

A

REGIONALIZAÇÃO

17
Q

QUAIS SAO OS NIVEIS DE COMPLEXIDADE DA ASSISTENCIA DE SAUDE DO SUS

A

BAIXA
MEDIA
E ALTA COMPLEXIDADE

18
Q

ATENÇÃO PRIMARIA É ENTENDIDA COMO O PRIMEIRO NIVEL DE ATENÇÃO A SAUDE. EX: AÇÕES DE ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA

19
Q

A MEDIA COMPLEXIDADE É COMPOSTA POR AÇÕES E SERVIÇOS DE SAUDE QUE VISAM ATENDER OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E AGRAVOS DE SAUDE DA POPULAÇÃO, CUJA COMPLEXIDADE DA ASISTENCIA NA PRATICA CLINICA DEMANDE A DISPONIBILIDADE DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLOGICOS.

EX: CIRURGIAS AMBULATORIAIS ESPECIALIZADAS

20
Q

A ALTA COMPLEXIDADE É UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUE NO CONSTEXTO DO SUS, ENVOLVE ALTA TECNOLOGIA E ALTO CUSTO.

EX: CIRURGIA CARDIOVARCULAR E VASCULAR

21
Q

AS COMISSÕES INTERSETORIAIS DE AMBITO NACIONAL SÃO SUBORDINADAS AO CONSELHO NACIONAL DE SAUDE, INTEGRADAS PELOS MINISTERIOS E PELOS ORGÃOS COMPETENTES E POR ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA SOCIEDADE VIL.

ESSAS COMISSOES TEM OBJETIVO DE ARTICULAR POLITICAS E PROGRAMAS DE INTERESSE PARA A SAUDE CUJA EXECUÇÃO ENVOLVA ÁREAS QUE NAO FAZEM PARTE DO AMBITO DO SUS.

EX: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE - VIGILANCIA SANITARIA E FARMACOEPIDEMIOLOGIA - RECURSOS HUMANOS - CIENCIA E TECNOLOGIA E SAUDE DO TRABALHADOR

22
Q

EM RELAÇÃO AS COMISSÕES INTERSETORIAIS, SÃO SUBORDINADAS E INTEGRADAS A QUEM

A

SUBORDINADAS AO CONSELHO NACIONAL DE SAUDE
E INTEGRADAS PELO MINISTERIO E ORGÃOS COMPETENTES E POR ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL

23
Q

AS COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO TEEM A FINALIDADE PROPOR PRIORIDADES, METODOS E ESTRATEGIAS PARA A FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS DO SUS, ASSIM COMO EM RELAÇÃO A PESQUISA E A COOPERAÇÃO TECNICA ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES.

24
Q

EM RELAÇÃO AS COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO.

EM AMBITO NACIONAL FUNCIONA A COMISSAO INTERGESTORES TRIPARTITE (CIT)
INTEGRADA PARITARIAMENTE POR REPRESENTANTES DO MINISTERIO DA SAUDE (MS), DO CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIOS DE SAUDE (CONASS), E CONSELHO NACIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE (CONASEMS)

25
EM RELAÇÃO AS COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO. EM CADA ESTADO DA FEDERAÇÃO, FUNCIONA UMA COMISSAO INTERGESTORES BIPARTITE (CIB), COMPOSTA, DE FORMA PARITARIA, POR REPRESENTAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE (SES) E DO CONSELHO ESTADUAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE ( COSEMS).
26
ESSAS COMISSÕES OCORREM O PLANEJAMENTO , NEGOCIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS DE SAUDE PUBLICA. SAO INSTANCIAS QUE INTEGRAM A ESTRUTUDA DECISORIA DO SUS. CONSTITUEM UM ESTRATEGIA DE COORDENAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA POLITICA DE SAUDE NAS TRES ESFERAS DE GOVERNO, ARTICULANDO-AS ENTRE SI.
27
A COMISSAO INTERGESTORES TRIPARTITE (CIT), AGE EM AMBITO NACIONAL E TEM REPRESENTANTES DO MINISTERIO DA SAUDE, CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIOS DE SAUDE E CONSELHO NACIONAL DAS SECRETARIA MUNICIPAIS DE SAUDE.
28
A COMISSAO INTERGESTORES BIPARTITE (CIB) AGE EM AMBITO ESTADUAL E TEM REPRESENTANTES DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE (SES) E DO CONSELHO ESTADUAL DE SECREATARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE ( COSEMS)
29
AS ATUAÇÕES DAS COMISSÕES INTERGESTORES BIPARTITE E TRIPARTITE TEM COMO OBJETIVOS: 1. DECIDIR SOB RE ASPECTOS OPERACIONAIS, FINANCEIROS E ADMINISTRATIVOS DA GESTÃO COMPARTILHADA DO SUS, EM CONFORMIDADE COM A DEFINIÇÃO DA POLITICA CONBUSTANCIADA EM PLEANOS , APROVADOS PELOS CONSELHOS DE SAUDE; 2. DEFINIR DIRETRIZES DE AMBITO NACIONAL, REGIONAL E INTERMUNICIPAL A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO DE RESDES DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAUDE, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A SUA GOVERNANCA INSTITUCIONAL E A INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES E DOS ENTES FEDERADOS 3.FIXAR DIRETRIZES SOBRE AS REGIOES DE SAUDE, DISTRITO SANITARIA, INTEGRAÇÃO DE TERRITORIOS, REFERENCIAS, CONTRARREFERENCIIAS E DEMAIS ASPECTOS VINCULADOS A INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAUDE ENTRE OS ENTES FEDERADOS.
30
AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS PODERAO PARTICIPAR DO SUS, DE FORMA COMPLEMENTAR, SEGUNDO SUAS DIRETRIZES MEDIANTE CONTRATO DE DIREITO PUBLICO OU CONVENIO. TENDO PREFERENCIA AS ENTIDADES FILANTROPICAS E AS SEM FINS LUCRATIVOS
31
EXPLANE SOBRE A INICIATIVA PRIVADA DO SUS
PARTICIPA EM CARATER COMPLEMENTE MEDIANTE A CONTRATO DE DIREITO PUBLICO OU CONVENIO. TENDO PREFERENCIA AS ENTIDADES FILANTROPICAS E AS SEM FINS LUCRATIVOS
32
AS COMISSOES INTERGESTORES BIPARTITE E TRIPARTITE SÃO RECONHECIDAS COMO FOROS/ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO E PACTUAÇÃO ENTRE GESTORES, QUANTO AO ASPECTO OPERACIONAIS DO SUS.
33
VALE RESSALTAR QUE AS DIRETRIZES DE AMBITO LOCAL(MUNICIPAL) SAO DEFINIDAS PELOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAUDE E NAO PELAS COMISSOES INTERGESTORES BIPARTITE E TRIPARTITE
34
O CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIOS DE SAUDE E CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICPAIS DE SAUDE SAO RECONHECIDOS RESPECTIVAMENTE COMO ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS ENTES ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARA TRATAR DE MATERIAS REFERENTES A SAUDE, ALEM DE SEREM DECLARADOS DE UTILIDADE PUBLICA E DE RELEVANTE FUNÇÃO SOCIAL NA FORMA DO REGULAMENTO. ELES RECEBEM RECURSOS DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIAO POR MEIO DO **FUNDO NACIONAL DE SAUDE** PARA AUXILIAR NO CUSTEIO DE SUAS EMPRESAS INSTITUCIONAIS.
35
A QUEM COMPETE O ENVIO DE RECURSOS PARA O CONSELHO NACIONAL DE SECREATARIOS DE SAUDE E CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE?
UNIAO POR MEIO DO FUNDO NACIONAL DE SAUDE
36
OS CONSELHOS DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE (COSEMS) SAO RECONHECIDOS COMO ENTEIDADES QUE REPRESENTAM OS ENTES MUNICIPAIS, EM AMBITO ESTADUAL PARA TRATAR DE MATERIAS REFERENTES A SAUDE, DESDE QUE CINCULADOS INSTITUCIONALMENTE AO CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS DE SAUDE (CONASEMS)
37
O CONASS REPRESENTA AS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAUDFE DOS 26 ESTADOS E DISTRITO FEDERAL
38
O CONASEMS REPRESENTA TODAS AS SECRETARIAS MUNICPAIS DE SAUDE DO BRASIL
39
O COSEMNS REPRESENTA AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE NO AMBITO DE CADA ESTADO