Funções essenciais à justiça Flashcards
As normas que disponham sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público de cada estado podem ser estabelecidas por lei complementar estadual, sendo a iniciativa dessa lei facultada ao procurador-geral de justiça do respectivo estado, que deve observar o regramento geral definido pelas normas gerais previstas na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, de iniciativa privativa do presidente da República.
Certo.
Lei orgânica Nacional do MP (ordinária):
Iniciativa privativa do Presidente;
Leis de organização (complementar):
MPU (MPF + MPT + MPDFT + MPM):
Iniciativa concorrente do PGR e Presidente;
MPEs:
Iniciativa Privativa dos PGJ;
Entre os princípios institucionais do Ministério Público, o princípio da unidade assegura a integração de seus membros a um só órgão, sob a chefia de um procurador-geral.
Certo.
Em virtude do princípio da independência funcional dos membros do Ministério Público, nem mesmo o Poder Judiciário pode determinar que certa pessoa seja processada em ação cível ou criminal a ser ajuizada pelo órgão.
Certo.
Na hipótese de procurador da República conduzir-se de maneira abusiva e ilegal em investigação sob sua responsabilidade, poderá a parte lesada recorrer ao Poder Judiciário para fazer cessar a ilegalidade, bem como, no âmbito do próprio Ministério Público Federal, poderá obter, mediante solicitação fundamentada, que o procurador-geral da República invalide os atos ilegais praticados pelo primeiro.
Errado.
Pode recorrer ao judiciário, mas o PGJ não pode invalidar atos da atividade-fim.
O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação coletiva em defesa do erário, caso em que atuará como substituto processual, e não como representante legal da entidade pública.
Certo.
O Ministério Público tem legitimidade ativa para propor ação civil pública por meio da qual pretenda anular acordo de natureza tributária pactuado entre empresa privada e Estado-membro.
Certo.
Todos os membros do Ministério Público com atuação criminal podem exercer a fiscalização da atividade policial por meio do exame dos procedimentos que lhe forem atribuídos.
Certo.
O controle externo da atividade pelo Ministério Público alcança as polícias judiciárias, não estando a ele submetido as forças policiais de natureza militar.
Errado.
Ambas.
O controle externo da atividade policial é atribuição compartilhada entre o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Errado.
Só MP.
O Ministério Público tem legitimidade privativa para propor ação civil pública com vistas à proteção do patrimônio público.
Errado.
Ação Penal pública= PRIVATIVA
Ação Civil pública= CONCORRENTE
O Ministério Público tem legitimidade para ingressar com ação civil pública relativa ao pagamento de indenizações do seguro DPVAT.
Certo.
De acordo com o STF, é inconstitucional lei estadual que atribua legitimação exclusiva a procurador-geral de justiça estadual para propor ação civil pública contra prefeito municipal.
Errado.
Lei Complementar que atribua essa legitimação exclusiva ao PGJ não configura usurpação da competência legislativa da União. Não se trata de matéria processual. A questão é atinente às atribuições do Ministério Público local que é da competência dos Estados-membros.
Apesar de a CF não prever expressamente que cabe ao Ministério Público a defesa judicial dos direitos das populações indígenas, a jurisprudência reconheceu-lhe essa importante função institucional.
Errado.
Esta é uma das funções do MP e ao contrário do que afirma o item, ela está expressa na constituição.
O Ministério Público é instituição permanente e essencial à função jurisdicional cujo rol de funções previsto pela Constituição Federal de 1988 é não exaustivo e inclui a titularidade para promover ação penal pública e ação direta de inconstitucionalidade.
Certo.
Cabe ao Ministério Público deflagrar o processo legislativo de lei referente à criação e extinção de cargos de seus membros e de seus servidores auxiliares.
Certo.
Ministério Público possui competência para apresentar proposição legislativa visando à criação e/ou extinção de cargos de seus membros e de seus servidores auxiliares, desde que não exceda os limites estabelecidos com gasto de pessoal.
Compete ao Ministério Público, no exercício de suas funções institucionais, o controle externo da atividade policial, a requisição de diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.
Errado.
MP apenas requisita a a instauração de inquérito policial e diligências.
Compete privativamente ao MP promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
Errado.
- Inquérito civil Exclusivo MP.
- Ação Penal pública Privativa.
- Ação Civil pública = Concorrente.
Aos membros do Ministério Público é vedado filiar-se a partido político.
Errado.
Podem filiar-se, a vedação é relacionada ao exercício da atividade político-partidária.
A lei concede aos membros do Ministério Público a prerrogativa de participar de sociedade empresária na condição de acionista ou cotista.
Certo.
O Ministério Público (MP) do Ceará ajuizou ação civil pública (ACP) impugnando edital de concurso público que, embasado em lei estadual, continha norma ofensiva a direitos fundamentais. A ação pedia que, em razão da inconstitucionalidade da norma legal, a exigência editalícia fosse julgada inválida.
Nessa situação, em face da jurisprudência do STF, a petição inicial da ACP não deveria ser necessariamente indeferida, sob o fundamento de pedido juridicamente impossível.
Certo.
A impossibilidade jurídica do pedido consiste na existência, no ordenamento jurídico, de vedação à pretensão buscada em juízo.
Como o pedido do MP fundamentava-se na tutela de interesse difuso, estava dentro da competência do órgão. Por isso que não cabia o indeferimento da petição inicial da ACP, alegando pedido juridicamente impossível.
De acordo com a ordem jurídica brasileira, é possível aos diferentes ramos do Ministério Público desempenhar outras funções além daquelas expressamente previstas no texto constitucional, desde que elas sejam compatíveis com a finalidade do órgão e hajam sido previstas em lei federal.
Errado.
Como o Ministério Público possui órgãos na União e nos Estados, são as leis federais E estaduais que podem atribuir outras funções.
Por isso a questão erra ao dizer que é condição essencial lei federal, podendo ser também lei estadual.
Os membros do Ministério Público que atuem junto ao tribunal de contas estadual possuem os mesmos direitos, vedações e forma de investidura do Ministério Público comum.
Certo.
O Ministério Público da União compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Sendo assim, o tribunal competente para julgar um habeas corpus impetrado contra um membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios que atua na 1.ª instância é o TRF da 1.ª Região.
Certo.
Todos os tribunais, exceto o Eleitoral possuem membro proveniente do MP.
Certo.
Considerando que a competência do Ministério Público é paralela à dos ramos do Poder Judiciário, caso uma CPI tivesse como objeto atos ilícitos praticados por empregados do Banco do Brasil S.A., que é sociedade de economia mista da União, as provas reunidas pela comissão deveriam, ao final de seus trabalhos, ser enviadas, em princípio, para o Ministério Público do estado em que os atos tivessem sido praticados (ou para o do Distrito Federal), mas não para o Ministério Público Federal.
Certo.
SEM = Justiça Comum
EP = Justiça Federal (caixa economica)
De acordo com o entendimento firmado pelo STF, se um membro do MP cearense divergir de um procurador da República quanto à competência (administrativa) para oficiar em determinado caso, o conflito de atribuições daí surgido deverá ser dirimido pelo procurador-geral da República.
Errado.
CNMP.
A lista tríplice de integrantes da carreira para escolha do chefe do Ministério Público, que será nomeado pelo chefe do Poder Executivo para mandato de dois anos, somente é obrigatória para os ministérios públicos dos estados e para o do Distrito Federal e territórios.
Certo.
Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira.
PGR é que não tem lista tríplice, mas é da carreira também.
Independentemente da legitimidade das pessoas jurídicas de direito público, o Ministério Público também pode ajuizar ação civil pública para defesa do patrimônio público.
Certo.
Bienalmente, o Conselho Nacional do Ministério Público deve escolher um corregedor nacional dentre os chefes dos Ministérios Públicos dos estados e da União.
Errado.
O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram.
A remoção, por permuta nacional, entre membros do Ministério Público dos estados e entre esses e membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios tem amparo no princípio da unidade do parquet.
Errado.
Apesar de ser uma garantia assegurada aos membros do Ministério Público, a inamovibilidade poderá ser afastada por razões de interesse público, mediante decisão fundamentada do chefe da instituição.
Errado.
Para residir fora da Comarca necessita da autorização do chefe da instituição.
Para ser removido necessita da autorização do órgão colegiado competente, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.
Em face da indivisibilidade do Ministério Público, a legitimidade para recorrer vincula seus demais órgãos.
Errado.
Segundo o STF, a pretensão de um órgão do Ministério Público não vincula os demais, garantindo-se a legitimidade para recorrer, em face do princípio da independência funcional.
Suponha que um membro do MP, em alegações finais, peça a absolvição do acusado. Nada impede que outro membro do MP recorra ao Tribunal, pleiteando a condenação. Isso é garantido pela independência funcional de cada membro do MP.
Dado o princípio da unidade, os membros do MP podem ser substituídos uns pelos outros, desde que sejam da mesma carreira.
Errado.
Em decorrência do princípio da indivisibilidade, os promotores e os procuradores integram um só órgão, sob a direção de um só chefe.
Errado.
Após o afastamento do cargo, seja por aposentadoria ou exoneração, o membro do Ministério Público não poderá exercer a advocacia antes de decorrido o prazo de três anos.
Errado.
“no mesmo juízo ou tribunal do qual se afastou “
A Associação Nacional do Ministério Público de Contas, respeitada a pertinência temática, possui legitimidade, consoante entendimento do Supremo Tribunal Federal, para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade.
Certo.
Ao Ministério Público da União compete a atuação como custos legis perante o Tribunal de Contas da União.
Errado.
Ao MPU compete a atuação como custos legis do Poder Judiciário.
Ao MPC compete a atuação como custos legis do Tribunal de Contas (órgão auxiliar do Legislativo).