fisiologia respiratória- controlo da respiração Flashcards
Como é feito o ajuste da taxa de ventilação alveolar?
Através do sistema nervoso.
O sistema de controlo possui um controlador central que integra a informação aferente proveniente de sensores localizados em diferentes regiões do organismo, e envia informação eferente para os órgãos efetores. Este controlador encontra-se no centro respiratório do tronco cerebral, que é composto por neurónios do SNA.
A necessidade de uma maior ventilação provoca a estimulação de efetores (músculos respiratórios) pelo controlador central. Na necessidade de uma menor ventilação, há ma diminuição da estimulação dos músculos pelo controlador, diminuindo a frequência e a profundidade dos movimentos respiratórios.
Quais os sensores que levam à estimulação do controlador central?
Quimiorrecetores centrais e periféricos, recetores pulmonares, entre outros.
Quais são os efetores?
São os músculos respiratórios: diafragma, músculos intercostais, músculos abdominais e músculos acessórios.
Indica alguns dos estímulos que influenciam a taxa respiratória.
Recetores mecânicos que medem o grau de estiramento dos pulmões, têm um efeito inibitório no centro respiratório, impedindo que haja movimentos respiratórios mais profundos para evitar o estiramento excessivo.
Estímulos nocivos que causam dor e mau estar têm um efeito estimulatório do centro respiratório.
Recetores a nível dos músculos e articulações, quanto maior for a sua estimulação, maior será a estimulação do centro respiratório.
Estímulos emotivos podem ter um efeito inibitório ou estimulatório.
Centros cerebrais superiores, pois o controlo voluntário sobrepõe-se ao controlo autonómico, permitindo a alteração da taxa respiratória voluntariamente.
De que maneira o CO2 vai estimular os quimiorrecetores centrais?
O CO2 no sangue difunde-se para o líquido cefalorraquidiano, onde reage com a água libertando iões de hidrogénio, os quais vão estimular as células quimiossensíveis dos quimiorrectores centrais, desencadeando uma resposta respiratória rápida ao aumento dos níveis de CO2 arterial.
Como é feita a estimulação dos quimiorrecetores periféricos?
Estes são sensíveis tanto ao CO2 como ao O2 e localizam-se nos corpos carotídeo e aórtico.
Quanto menor forem os níveis de O2 no sangue arterial, maior será a estimulação aferente por parte destes corpos, recetores sensíveis a estímulos irritantes nas vias aéreas superiores e inferiores e recetores mecânicos nos pulmões e na parede torácica.
Estes recetores facilitam a resposta à hipóxia.
Como é o trajeto de sinais conscientes voluntários?
Estes sinais são gerados no córtex e conduzidos aos músculos da respiração através do trato corticoespinhal.
Quais os grupos de neurónios presentes no centro respiratório?
Grupo respiratório dorsal, localizado na porção dorsal da medula oblonga, causa inspiração.
Grupo respiratório ventral, localizado na porção ventrolateral da medula oblonga, tanto causa inspiração como expiração, encontrando-se normalmente inativo.
Centro pneumotáxico, localizado dorsalmente na porção superior da ponte, intervém na regulação da frequência e do modo respiratório.
O que é o núcleo do trato solitário?
Neste núcleo localizam-se a maioria dos neurónios do grupo respiratório dorsal. O núcleo do trato solitário serve também de terminação sensorial dos nervos vago e glossofaríngeo, que transmitem sinais sensoriais ao centro respiratório provenientes de quimiorrecetores e barorrecetores periféricos.
Como é feita a transmissão do sinal nervoso aos músculos respiratórios?
A descarga dos potenciais de ação é feita como uma rampa, começando de modo muito fraco e aumentando continuamente cerca de 2 segundos, período durante o qual se dá a inspiração. Depois cessa abruptamente e permanece inativa durante 3 segundos, permitindo a ocorrência da expiração de uma forma passiva.
O que é o sinal inspiratório?
É um sinal em rampa que permite o aumento progressivo do volume inspiratório.
Porque razões é a rampa inspiratória importante?
É importante para a regulação da frequência e profundidade dos movimentos respiratórios e para o grau de ventilação pulmonar.
Como é que a rampa inspiratória exerce as suas funções?
Através do controlo da taxa de aumento do sinal em rampa, de forma que durante a respiração mais ativa a rampa suba rapidamente permitindo o rápido enchimento pulmonar.
Através do controlo do ponto limite em que o sinal em rampa cessa, permite o controlo da frequência respiratória.
Qual dos elementos do centro respiratório está no controlo da rampa inspiratória? E quais as suas funções?
Centro pneumotáxico.
Tem como função principal limitar a inspiração e, como consequência, há um aumento da frequência respiratória. Esta limitação da inspiração faz com que haja também um encurtamento da expiração.
Transmite impulsos contínuos para a área respiratória que vão controlar o ponto em que a rampa respiratória cessa, controlando a fase do enchimento pulmonar.
Quais são as funções do grupo de neurónios respiratórios ventral?
Permanecem quase totalmente inativos durante a respiração normal; Só contribui para o controlo da respiração quando se verifica necessidade de uma maior ventilação pulmonar; Contribui tanto para a inspiração como para a expiração, sendo mais importante no fornecimento de sinais expiratórios para os músculos abdominais.