fisiologia digestiva- secreções 1 Flashcards
Quais são as principais glândulas salivares?
Glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais.
Como são constituídas as glândulas salivares?
Células serosas acinares com grânulos de zimogénio contendo amilase.
Células mucosas acinares segregam muco que reveste a mucosa bucal e possuem ductos intercalares, ductos estriados e ductos excretores.
Caracteriza a saliva primária.
Produzida nos ácinos; Isotónica; Concentrações do ião sódio e cloreto iguais ao plasma, porém a concentração do ião potássio é maior; Nos ductos excretores, a concentração do ião sódio e cloreto diminui, enquanto a concentração do ião potássio e bicarbonato aumenta, induzindo a hipotonia da saliva; Nas células serosas, os grânulos de zimogénio libertam amilase por exocitose.
Como se dá o estímulo para a produção de saliva?
Através do sistema nervoso parassimpático, onde os ramos do nervo facial e glossofaríngeo inervam as glândulas salivares, sendo o mediador a acetilcolina e, através do sistema nervoso simpático pela estimulação dos recetores beta-adrenérgicos.
Em que difere a saliva dos ruminantes?
Comparativamente com outras espécies, os ruminantes têm mais Na+ e HCO3-.
Isto deve-se à existência de bactérias no rúmen que aumentam a sua acidez, sendo necessário o HCO3- para tamponar esse ambiente ácido.