endocrinologia- tiróide Flashcards
Caracteriza a tiróide.
Localiza-se caudalmente à traqueia, ao nível do 1º ou 2º anel traqueal, divide-se em dois lobos unidos por um istmo e tem um papel importante na regulação do metabolismo.
Quais são as duas moléculas mais importantes para a síntese das hormonas da tiróide?
Tirosina, encontra-se na tiroglobulina presente no colóide e formada pelas células foliculares.
Iodo, está transformado em iodeto no trato intestinal por onde vai ascender até chegar à tiróide, aqui vai entrar nas células foliculares sendo oxidado em iodo.
O que é a pendrina?
É a molécula responsável pelo transporte do iodeto para o interior do colóide.
Explica a formação da monoiodotirosina e diiodotirosina.
Ao nível do colóide, o iodeto vai ser oxidado em iodo pela enzima tireoperoxidase e vai ocorrer a iodação dos resíduos de tirosina presentes na tiroglobulina, com o auxílio também da TPO. O iodo vai-se ligar às estruturas anelares da tirosina formando monoiodotirosina se se ligar apenas um átomo de iodo ao anel, ou diiodotirosina se se ligarem dois átomos.
Como surgem as hormonas da tiróide?
Pelo acoplamento dos resíduos de tirosina iodada, através da TPO. A tiroxina ou T4 é formada por duas moléculas de diiodotirosina e a triiodotironina ou T3 é formada por uma molécula de diiodotirosina e outra de monoiodotirosina.
Como ocorre a libertação da T3 e da T4?
Após a formação das hormonas no interior do colóide, ocorre a endocitose de gotas contendo tiroglobulina com resíduos de tirosina iodados. Após a endocitose, ocorre a fusão das vesículas com lisossomas, o que leva a uma clivagem proteolítica que resulta na libertação da T3 e T4.
Quais são os processos de inativação das hormonas da tiróide?
Ao nível do fígado, rins e músculo ocorre a modificação da alanina das tironinas por descarboxilação ou transaminação, através de sulfatos e glucorónidos.
Pode ocorrer também a desiodinização da T4 em T3 através da monodesiodinase, sendo que estes derivados desiodinizados não possuem atividade biológica.
Como é que ocorre maioritariamente a produção de T3?
A tiróide produz em maior quantidade T4, sendo a T3 formada maioritariamente pela desiodinização da T4.
Pode ser formada ainda a T3 reversa pela remoção de um átomo de iodo do anel fenólico da T4.
Como se eliminam as hormonas da tiróide?
As formas conjugadas das hormonas são eliminadas através das fezes, ocorrendo reabsorção de iodo, enquanto que as formas desiodinizadas são eliminadas através da urina.
Como se eliminam as hormonas da tiróide?
As formas conjugadas das hormonas são eliminadas através das fezes, ocorrendo reabsorção de iodo, enquanto que as formas desiodinizadas são eliminadas através da urina.
Quais são as proteínas plasmáticas que transportam as hormonas tiroideias?
TBG (thyroxine-binding globulin) transporta tanto T4 como T3, possuindo baixa capacidade mas grande afinidade.
Albumina transporta ambas mas possui baixa afinidade e grande capacidade.
Thyroxine-binding pre-albumin é específica para a T4.
Que fatores afetam a atividade da tiróide?
Stress (estimula a produção das hormonas), temperatura (adaptação ao frio), jejum (menor capacidade de resposta da TSH à TRH), glucocorticóides, somatostatina e dopamina (diminuem a produção de TSH).
Indique as funções das hormonas da tiróide.
Aumentam o consumo de oxigénio nos tecidos, o que resulta num efeito calorigénico; Afetam o metabolismo dos hidratos de carbono, aumentando a concentração de glucose e diminuição de glicogénio; Afetam o metabolismo dos lípidos estimulando a lipólise e diminuindo a concentração de colesterol plasmático; Em grandes concentrações estimulam processos catabólicos e em pequenas concentrações inibem, favorecendo processos anabólicos; Estimulam o SNS através da interação com recetores beta-adrenérgicos; Afetam o desenvolvimento normal do SNC (pode provocar cretinismo em fetos e recém-nascidos); Aumentam o ritmo cardíaco; Aumentam a contratibilidade cardíaca; Estimulam o desenvolvimento ósseo e a vasodilatação; Aumentam a pressão sistólica, arterial e fluxo cardíaco.
Explique o efeito calorigénico.
Quando o corpo é exposto a temperaturas frias, o hipotálamo vai ser estimulado a produzir TRH. A TRH quando chega à adenohipófise vai estimular esta a produzir TSH que quando entra em circulação vai fazer com que haja a síntese e libertação de T3 e T4 pela tiróide.
Quais são os estímulos para o crescimento normal?
A hormona do crescimento, junta com as hormonas da tiróide, vai estimular o crescimento normal através de um aumento de aminoácidos nos tecidos e aumento da síntese proteica e lipídica.