fisiologia digestiva- digestão e absorção 3 Flashcards
Que lípases são responsáveis pela hidrólise de triglicéridos?
Lípase lingual e lípase gástrica. Esta última é produzida pelas células principais.
Divide a assimilação lipídica em fases.
Emulsificação, hidrólise, formação de micelas e absorção.
O que é a emulsificação e como ocorre?
É o processo de redução das gotículas lipídicas a um tamanho que forme uma suspensão estável em água. Esta fase inicia-se no estômago quando os lípidos são aquecidos à temperatura corporal e submetidos às ações de mistura, agitação e separação. Essa atividade do estômago distal tende a quebrar os glóbulos de gordura em gotículas que passam para o intestino delgado.
No intestino delgado, a emulsificação é completada pela ação detergente dos ácidos biliares e lecitinas. Estes produtos reduzem a tensão de superfície dos lípidos e permitem que as gotículas se dividam ainda mais. Enquanto se encontram no estágio de gotículas emulsificadas, os lípidos estão sujeitos às ações das enzimas hidrolíticas.
O que ocorre na hidrólise?
A hidrólise do triglicérido ocorre devido à ação combinada das enzimas pancreáticas lipase e colipase.
A lipase é uma enzima secretada na sua forma ativa pelo pâncreas, no entanto não pode atacar diretamente as gotículas lipídicas emulsificadas por não conseguir penetrar a cobertura de produtos biliares que as envolvem. Assim, a função da colipase é dar à lipase acesso ao triglicérido, abrindo caminho através dos produtos da bile. A lipase cliva então os ácidos gordos de cada extremidade da molécula, deixando o ácido gordo central intacto, resultando na formação de dois ácidos gordos livres ou não esterificados e um monoglicérido a partir de cada molécula de triglicérido hidrolisada.
Que outras enzimas pancreáticas digerem lípidos?
Colesterol esterase e fosfolipase.
Os produtos destas enzimas são ácidos gordos não esterificados, colesterol e fosfolípidos.
Como se formam as micelas?
Os produtos da digestão hidrolítica dos lípidos combinam-se com os ácidos biliares e fosfolípidos para formar micelas, que são pequenas agregações hidrossolúveis. Estas micelas são menores que as gotículas de gordura emulsificadas das quais derivam, permitem que os lípidos se difundam através do lúmen intestinal para a camada estável de água e em contacto próximo com a superfície absortiva da membrana apical.
Como ocorre a última fase da assimilação lipídica?
A absorção de lípidos dá-se através da travessia dos componentes das micelas através da camada de proteção intestinal, unstirred layer. A maior parte dos lípidos são absorvidos no jejuno e a gordura presente nas fezes é resultante de bactérias do cólon e da esfoliação epitelial.
Como se difundem lípidos?
Os lípidos difundem-se através da bordadura em escova, o que é facilitado pela proteína Na+ transportadora de ácidos gordos de cadeia longa. São então transportados para o retículo endoplasmático das células epiteliais do intestino. Quando atingem o REL, os monoglicéridos são reesterificados para formar triglicéridos e fosfolípidos. Seguidamente, os lípidos reesterificados vão ser empacotados juntamente com colesterol e proteínas do RER em estruturas chamadas quilomicrons.
O que são os quilomicrons?
São estruturas esféricas com colesterol e triglicéridos no seu interior, envolvidos por uma superfície de lipoproteínas.
Saem por exocitose pela membrana basolateral das células epiteliais para os vasos linfáticos, uma vez que têm um tamanho muito significativo para poderem sair pela membrana basal.
Como se dá a absorção dos sais biliares e vitaminas lipossolúveis?
Os sais biliares são absorvidos no íleo para a veia porta e absorvidos no fígado.
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas pelas micelas e quilomicrons da linfa e, mais tarde pela veia porta.