DRGE - CLÍNICA E DIAGNÓSTICO Flashcards
Verdadeiro ou Falso
O RGE é um processo fisiológico normal, que acontece em todas as pessoas.
Verdadeiro
O refluxo gastroesofágico é um processo fisiológico normal, que acontece em todas as pessoas em curtos momentos durante o dia. Por outro lado, pacientes com a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) apresentam sintomas típicos de dor epigástrica em queimação, com irradiação retroesternal, associado a azia, pirose e regurgitação, que pioram em decúbito dorsal e melhoram ao levantar.
Verdadeiro ou Falso
Os achados da manometria na doença do RGE são semelhantes aos do megaesôfago.
Falso
Na doença do refluxo gastro esofágico (DRGE), a manometria mostra um relaxamento inadequado ou uma baixa pressão do esfíncter esofágico inferior (EEI), oposto do encontrado nos casos de megaesôfago. A Phmetria é utilizada para quantificar o refluxo ácido e correlacioná-lo com os sintomas do paciente.
Certo ou Errado
Halitose, otalgia, problemas dentários e alterações da voz não fazem parte dos sintomas da doença do RGE.
Errado
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode apresentar sintomas atípicos como halitose, otalgia, problemas dentários, alterações da voz e sintomas respiratórios.
Verdadeiro ou Falso
A presença de hérnia hiatal paraesofagiana (tipo II) é praticamente obrigatória nos casos de RGE severo.
A hérnia de hiato pode ser suspeitada na EDA e será bem definida no esofagograma contrastado. Podem ser de deslizamento (toda transição esofagogástrica migrou para o tórax); de rolamento (o fundo gástrico migra para o tórax mas a transição esofagogástrica permanece na mesma posição) e mistas. Pode haver refluxo sem hérnia de hiato e hérnia de hiato sem refluxo!
O tratamento clínico da DRGE
apresenta grande chance de sucesso e baseia-se em medidas dietéticas e comportamentais como: cessar tabagismo; perder peso; fracionar as refeições; elevação da cabeceira; evitar deitar-se após as refeições e medicamentos como inibidores de bomba de prótons e procinéticos.
Tratamento Farmacológico
O IBP deve ser realizado em dose plena (omeprazol 20mg, rabeprazol 20mg, lansoprazol 30mg, pantoprazol 40mg, esomeprazol 40mg) 1x ao dia pela manhã em jejum por 8 semanas e em dose dobrada para as esofagites mais graves e casos que não responderam bem ao tratamento inicial.
O esôgado de Barrett é
a metaplasia intestinal da mucosa do esôfago, em resposta ao refluxo gastroesofágico crônico. É uma alteração irreversível que aumenta a incidência de adenocarcinoma do esôfago.
O tratamento do esôfago de Barrett deve ser focado
na doença do refluxo e na vigilância. No Barrett sem displasia, deve-se realizar a EDA de controle em até 2 anos.
Se não houver melhora significativa com o uso de inibidores da bomba de prótons, recomenda-se
a realização de pHmetria de 24h no intuito de confirmar ou não a DRGE.
É indicado manometria para diagnóstico de DRGE?
Manometria esofágica NÃO FAZ DIAGNÓSTICO de DRGE. Importante apenas no pré operatório de fundoplicatura, para decidir a melhor técnica operatória.
radiografia contrastada de esôfago e estômago duodeno para diagnóstico de DRGE?
Radiografia contrastada é bem inferior a pHmetria de 24h na investigação da DRGE.
As biópsias de esôfago no contexto da DRGE devem ser realizadas quando presença de:
- Úlceras
- Estenoses
- Epitélio metaplásico sugestivo de Barrett
- Pólipo sentinela
- Irregularidade da mucosa podendo corresponder a área displásica