Dor Flashcards
A dor pode ser um sintoma muito importante para a sobrevivência. Explique o porquê que a dor aguda pode ser um sinal essencial a sobrevivência.
Porque, ela traz um indício de doença. Pode também modular ações que evitem maiores danos a saúde (como no caso de contato com uma superfície quente ou afiada), pode ser um fator importante para “ensinar” um indivíduo a não realizar coisas que o machuquem (criança que coloca um garfo na tomada leva um choque e aprende a evitar aquele tipo de situação) e, por fim, porque ela pode impor repouso necessário para a recuperação do paciente.
Comente a respeito da repercussão biopsicossocial da dor crônica e a sua prevalência nas consultas.
Dependendo das características da dor crônica que o paciente apresenta, o paciente pode apresentar desprazer (em diferentes graus) em relação à vida. Além disso, ele pode se privar de certos tipos de ações e de interações (pessoa com pirose por conta de gastrite crônica evitar sair para beber, mesmo que raramente, com os amigos). Pode ocorrer, também, perda funcional em razão da dor.
Cerca de 1/3 das consultas tem esse sintoma presente como QP.
A dor pode ser classificada. Uma de sua classificações é a dor nociceptiva. O que geralmente desencadeia ela e o como ocorre o estímulo doloroso? Essa dor é mais localizada?
Geralmente, é causada por lesões (teciduais) externas. Ocorre ativação dos nociceptores, com transmissão do impulso para o SNC, através das vias nociceptivas. Lá no SNC, a dor será interpretada.
Sim, a dor é mais localizada
A dor pode ser classificada em neuropática. Comente um pouco sobre a fisiopatologia desse tipo de dor, algumas causas e as sensações que o paciente tem.
Essa tipo de dor é causada por injúria neuronal (seja o neurônio periférico ou do SNC). Nesse caso, muitas vezes ocorre perda da sensibilidade concomitante ao estímulo doloroso anômalo. Algumas causas são neuropatia diabética, membro fantasma, dor ciática etc.
As sensações que o paciente tem são de choque, queimação, pontadas e espinhosas.
O que é desaferentação?
Privação de um neurônio das suas aferências
O que seria a dor mista? Cite 3 causas.
Seria uma dor com caráter nociceptivo e neuropático simultaneamente.
Trauma, tumor e lombociatalgia.
O que seria a dor psicogênica? Comente sobre as suas características.
É uma dor mal localizada e mal definida, que não segue os padrões anatômicos e é influenciada pelo estado emocional do indivíduo.
A dor também tem classificação em relação a origem da dor. Comente a respeito da dor somática superficial.
Resultado de estimulo a receptores nociceptivos, tende a ser bem localizado e depende da intensidade do estímulo.
E quanto a dor somática profunda, ela geralmente resulta de lesões em quais locais? Quais as diferenças entre ela e a dor somática superficial.
Acomete fácias, tendões músculos, articulações, peritônio e pleuras parietais.
As diferenças são as de que ela é menos localizada do que a somática e tem intensidade leve a moderada
Quanto a dor visceral, quais são seus aspectos? Origina a partir de quê?
É uma dor mal localizada, que geralmente segue trajetos de dermátomos e tende a aumentar com maior solicitação funcional do órgão.
Origina a partir de estímulos de receptores nociceptivos nas vísceras.
O que é a dor referida? Comente algumas características dela e a sua causa.
Dor referida é uma sensação dolorosa existente em ponto distante do ponto de origem da dor. Trata-se de uma dor superficial localizada. Sua causa se dá pelo mapeamento errádico do sistema nervoso central.
Comente a respeito da dor irradiada.
Trata-se de uma dor em ponto distante ao local de origem. Geralmente ocorre no local de observação da mesma raiz nervosa do ponto de origem.
Qual a diferença da dor referida para a dor irradiada?
Na dor irradiada, a dor realmente se irradia para um ponto com certa distância do local de origem. Já a dor referida se trata de uma interpretação errada do sistema nervoso central, ou seja, não há dor de fato naquela origem
Quais são as principais causa de dor aguda?
Infecções, inflamações e traumas
Comente algumas catacterísticas da dor aguda.
Tem duração relativamente rápida (minutos a semanas), é precisa e geralmente é acompanhada de respostas neurovegetativas (aumento das frequências respiratória e cardíaca e da PA) e neuropsiquiátricas (ansiedade, palidez, sudorese, náusea e vômito)